Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Editorial

Educar em Revista chega ao número 24 tendo como tema de seu dossiê uma questão central para todos os profissionais da área de educação: o docente na sociedade contemporânea. Assim, dando continuidade a sua proposta de abordar questões atuais e significativas relacionadas à educação, Educar em Revista apresenta o dossiê: "As dimensões da função docente na atualidade: questões investigativas, conceituais e políticas", organizado pela professora Regina Cely de Campos Hagemeyer e composto por nove artigos de autoria de pesquisadores do Brasil e do exterior.

A reflexão sobre aspectos instigantes do universo educacional não se limita aos trabalhos do dossiê. Continua nos outros cinco textos que compõem a Educar número 24. O artigo de Rosália Duarte inicia os trabalhos da seção de demanda contínua da revista. No texto, a autora discute o uso de entrevistas em pesquisas qualitativas e, principalmente, a necessidade da definição de critérios metodológicos rigorosos naquele tipo de procedimento científico. No segundo artigo, Eva Maria Siqueira Alves desvela elementos significativos do cotidiano do Atheneu ergipense, importante instituição oficial de ensino secundário de Aracaju. O estudo foi feito a partir dos registros no Livro de Visitas da escola, durante as primeiras décadas do século XX. O artigo de Mônica Zewe Uriarte analisa a questão da educação musical na atualidade, fazendo uma reflexão sobre arte e indústria cultural, massificação da cultura e ação questionadora e criadora da escola. O artigo seguinte, de autoria de Aida Maris Peres e Maria Helena Trench Ciampone, também aborda a questão contemporânea.

O texto questiona a oferta, crescente nos últimos anos, de cursos seqüenciais da área de saúde e analisa a relação entre qualificação, mercado de trabalho e regulamentação profissional.

O quinto e último artigo de demanda contínua, foi escrito por Lúcia Pereira Leite, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins e Simone Ghedini Costa Milanez a partir de experiência desenvolvida no Centro de Estudos da Educação e Saúde, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília - São Paulo. O texto aborda a necessidade da manutenção do diálogo constante dos profissionais da área psicoeducacional com pais e/ou familiares de alunos com deficiência. Segundo as autoras, para que os indivíduos com necessidades especiais se desenvolvam de forma global, o enfoque psicológico e educacional deve se estender àqueles que com eles convivem diariamente.

Educar em Revista apresenta ainda aos seus leitores a análise atenta que Nara Salamunes fez do livro de Steven Mithen, A pré-história da mente - Uma busca das origens da arte, da religião e da ciência, que resultou em instigante resenha.

Finalmente, gostaríamos de externar os nossos agradecimentos àqueles que colaboraram para que mais uma Educar chegasse ao público, especialmente autores e pareceristas. Eles são a garantia da qualidade da publicação.

Liane Maria Bertucci-Martins

Editora

Dezembro -2004

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2004
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br