Acessibilidade / Reportar erro

Teoria e prática tutorial em educação a distância

Distance education's tutoring practice and theory

Resumos

A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.

educação a distância; tutoria; orientação acadêmica; formação de tutores


Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students' individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes.

distance education; tutoring; tutorage and orientation; tutor's training for distance education


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Teoria e prática tutorial em educação a distância

Distance education's tutoring practice and theory

Onilza Borges Martins

Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação Superior a Distância. Professora dos Cursos de Pós-Graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (UFPR) e Consultora do NEAD - UFPR. E-mail: onilza@nead.ufpr.br

RESUMO

A educação a distância parte da exigência de uma nova concepção de ensino, e de docentes, até então desvelada sobre o manto da didática no espaço presencial da sala de aula. Novas posturas pedagógicas e metodológicas são exigidas para responder ao atual conjunto de conhecimentos exigidos pelas transformações do mundo contemporâneo. A EAD exige uma interlocução continuada mediante o diálogo efetivo entre alunos, docentes e tutores ou orientadores acadêmicos e traz consigo a possibilidade da adoção de um novo tempo escolar, com um maior respeito aos ritmos pessoais de cada estudante. Como mediador neste processo, o professor tutor assume papel relevante, atuando como intérprete do curso junto ao aluno, esclarecendo suas dúvidas, estimulando-o a prosseguir e ao mesmo tempo participando do processo de avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave: educação a distância, tutoria, orientação acadêmica, formação de tutores/orientadores em educação a distância.

ABSTRACT

Distance learning requires a new conception towards education, teaching and students, up to now veiled under the didactical relationships built within the existing espace and presence on classroom. New pedagogical and metodological standpoints are posed to answer the kind of knowledge required by contemporary transformations on society. Distance Education demands an continuing exchange between students, teachers and tutors and opens possibilities for the adoption of a new timing for learning, based on the students' individual pace. As a mediator of this process the tutor have an important role helping the students in advancing their learning processes.

Key-words: distance education, tutoring, tutorage and orientation, tutor's training for distance education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

  • APARICI, R. Mitos de la educación a distancia y de las nuevas tecnologias. In: MARTIN RODRIGUEZ, E. La educación a distancia en tiempos de cambio: nuevas generaciones viejos conflitos. Madrid: De la Torre, 1999.
  • CARVALHO, R. Q. Novas tecnologias, trabalho e educação. In: FERRETTI, C. J. et al. (Org.). Capacitação tecnológica, revalorização do trabalho e educação 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
  • CASTILLO ARREDONDO, S. Acción tutorial en los Centros Educativos: formación y práctica. Madrid: Uned, 1998.
  • ______. Evaluación del material didáctico como medio de intercomunicación enseñanza a distancia. In: ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE EAD, 3., 1989, Costa Rica. Anais... Costa Rica: AISAD/ICI/UNA, 1989.
  • CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Declaração mundi al sobre educação superior no século XXI: visão e ação, Paris, 9. out. 1998. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, 1998.
  • CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIA Y EDUCACIÓN A DISTANCIA, 9., 1988, San José. Anais.. Costa Rica: Uned, 1998.
  • DEMO, P. Conhecimento moderno Petrópolis: Vozes, 1997.
  • ______. Questões para a teleducação Petrópolis: Vozes, 1998.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia São Paulo: Cortez, 1997.
  • GARCIA ARETIO, L. La educación a distancia hoy Madrid: Uned, 1994.
  • ______. La educación a distancia y la Uned Madrid: Iued, 1996.
  • ______. Aprender a distancia: estudiar en la Uned. Madrid: Uned, 1997.
  • KEEGAN, D. J. Six distance education theories Boston, Massachussets: Hagan Cliff, 1983.
  • McLAREN, P. Pós-modernismo, pós-colonialismo e pedagogia. In: SILVA, T. T. Teoria crítica em tempos pós-modernos Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • MARTINS, O. B. A educação superior a distância e a democratização do saber Petrópolis: Vozes, 1991.
  • ______. A Unesco e a educação no mundo. Cadernos de Educação, Cuiabá, v. 0, n. 1, nov. 1997.
  • ______. Educação superior a distancia: uma modalidade de educação permanente. In:
  • ______. Educação a distância: alternativa para a construção da cidadania. Belém: UFPA, 1996.
  • ______ et al. Educação a distância: um debate multidisciplinar. Curitiba: UFPR, 1999.
  • MEDINA, A.; DOMINGUEZ, C. Enseñanza y curriculum para la formación de personas adultas Madrid: Pedagógicas, 1995.
  • MEIRIEU, P. Aprender sim, mas como? Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • NEDER, M. L. C. A formação do professor a distância: diversidade como base conceitual. Cuiabá, 1999. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso.
  • ORTEGA, J. A. La educación de adultos hoy Granada: Fundación Educación y Futuro, 1993.
  • PEIXOTO, M. G. A conclusão política na pós-modernidade: a questão da democracia. São Paulo: Educ, 1998.
  • SOARES, S. G. Inovações no ensino superior: reflexões sobre educação a distância. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
  • SHULMAN, L. Knowledge and teaching of new reforme. In: ORNESTEIN, A.; PEHAR, L. Contemporary issues curriculum Boston: Allyson and Bacon, 1995.
  • QUINTANA CABAÑAS, J. M. Pedagogia social Madrid: Dykinson, 1988.
  • SANTOS, B. S. Pela mão de Alice 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  • UNESCO. Relatório da Comissão de Educação 1995.
  • WACHOWICZ, L. A. A dialética da avaliação da aprendizagem na pedagogia diferenciada. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    20 Mar 2003
  • Recebido
    20 Jan 2003
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br