Acessibilidade / Reportar erro

Uso da internet em sala de aula

Internet using in classrooms

Resumos

A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor.

internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento


Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner's construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher's pedagogical intentions.

Internet; ensino-aprendizagem; construção de páginas Web; construção de conhecimento


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Uso da internet em sala de aula* * Este artigo foi baseado na palestra apresentada na programação de Formação Continuada de Educadores do Itaú Cultural.

Internet using in classrooms

José Armando Valente

Professor do Departamento de Multimeios e Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da Universidade Estadual de Campinas. jvalente@unicamp.br

RESUMO

A internet, mais especificamente a World Wide Web (Web), constitui hoje um dos meios mais sofisticados de uso da informática na educação. Este trabalho discute o que é internet e as diversas maneiras como ela tem sido usada educacionalmente, inclusive no suporte à educação a distância. Ela pode ser usada tanto para fornecer informação, complementando a visão instrucionista do processo ensino-aprendizagem; quanto ser usada na elaboração de atividades que auxiliem o aprendiz na construção de seu conhecimento. As discussões apresentadas indicam que o uso na modalidade instrucionista ou na construção de conhecimento é determinada pela intenção pedagógica do professor.

Palavras-chave: internet, ensino-aprendizagem, construção de páginas Web, construção de conhecimento.

ABSTRACT

Internet, more specifically the Word Wide Web (Web), constitutes today one of the most sophisticated means of using computers in education. This work discusses what is Internet and several ways it can be used educationally, including its support of distance education. It can be used as a source of information, complementing the instructionist view of teaching process; or used to develop activities that contribute to the learner's construction of knowledge. The discussion indicates that the use of Internet according to the instructionist approach, or in the construction of knowledge, is determined by the teacher's pedagogical intentions.

Key-words: Internet, ensino-aprendizagem, construção de páginas Web, construção de conhecimento.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 10 fev. 2002

Texto aprovado em 22 abr. 2002

  • BENTON, J. Students prefer web for academic research, new pew survey shows. The Dallas Morning News: Education Extra. Disponível em: <http://www.dallasnews.com/cgi-bin/print.c...com/education/461784_internetkids_0.html> Acesso em: 11/09/2001.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
  • HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
  • MALTEMPI, M. Construção de páginas web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. Campinas, 2000. Tese (Doutorado) - Departamento de Computação e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas.
  • PAPERT, S. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Proposta ao national science foundation não publicada. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 1986.
  • PIAGET, J. Fazer e compreender São Paulo: Melhoramentos, 1978.
  • REPORT OF THE WEB-BASED EDUCATION COMMISSION. The power of the internet for learning: moving from promise to practice. Washington, DC: Commission to the President and the Congress of the United States, 2000.
  • VALENTE, J. A. Educação a distância: uma oportunidade para mudança no ensino. In: MAIA, C. (Org.). ead.br: educação à distância no Brasil na era da internet. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2000. p. 97-122.
  • VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de sofware usados na educação. In: ______. (Ed.). Computadores na sociedade do conhecimento Campinas: Nied - Unicamp, 1999. p. 89-110.
  • FAGUNDES, L.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram. MEC/SEED/Proinfo. Disponível em: <http://www.proinfo.gov.br> Acesso em: 1999. (Coleção: informática para a mudança em educação).
  • *
    Este artigo foi baseado na palestra apresentada na programação de Formação Continuada de Educadores do Itaú Cultural.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 2002

    Histórico

    • Aceito
      22 Abr 2002
    • Recebido
      10 Fev 2002
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br