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A escola por dentro e por fora: a cultura da escola e o programa de descentralização financeira em Curitiba-PR

Resumo

Esta dissertação trata da descrição e adotada na pesquisa privilegia a escola análise da gestão financeira de uma como objeto de estudo, na condição de Escola Pública da Rede Municipal de uma instituição da sociedade, dona de Ensino de Curitiba, Paraná. A análise uma cultura própria, que interage com os produzida busca observar as formas de elementos da política educacional. O resolução dos problemas financeiros do trabalho buscou levantar os dados estabelecimento, tendo em vista o empíricos no cotidiano escolar, através advento do "Programa de de entrevistas, observações de reuniões e Descentralização: Repasse de Recursos análise de documentos, especialmente Financeiros às Escolas Municipais" atas de reuniões e processos de prestação (PDRF), implantado em agosto de 1997 de contas da instituição escolar. Esses naquele município. A abordagem dados foram analisados à luz de im-portantes estudos sobre reformas educacionais e cultura da escola. O PDRF se soma a várias outras alterações implantadas no início da gestão municipal 1997/2000, sustentadas numa lógica de administração pública bastante similar aos modelos buro-cráticoadministrativos mais comuns no Brasil (e mesmo fora dele) atualmente. Nessa lógica, o binómio centralização/descentralização tem um papel significativo, especialmente no que concerne à educação. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a partir desse novo contexto, tiveram a sua organização bastante alterada, tendo em vista o advento do processo pertinente ao método descentralizado que implica em transferência de responsabilidades e constituição de novas tarefas. Contudo, esta pesquisa não analisa o PDRF apenas como uma (ou mais uma) reforma administrativo-financeira. O principal impacto provocado por esse programa recai sobre o cotidiano das escolas, mais particularmente sobre o processo de gestão e de tomada de decisões, ou ainda, sobre o desenvolvimento da autonomia das escolas. Considerando que o PDRF levou a uma alteração na organização burocrática do sistema educacional, provocando uma revisão nas formas de relacionamento institucional entre a Secretaria da Educação e a Escola Municipal, as conclusões dessa pesquisa apontam para o fato de que a escola não incorpora maciçamente as determinações do programa, e nem, tampouco, as expurga, mas promove uma síntese entre a sua cultura financeira e as exigências do programa. Isto é, a cultura da escola, exatamente pelas características que a constróem e instituem, produz sempre a síntese entre os elementos da sua prática histórica e cotidiana com as influências externas. Dessa forma, a escola adapta-se ao programa, sem abrir mão das suas tradicionais formas de resolver os problemas de ordem financeira.

Escola Pública; gestão financeira; PDRF


RESENHAS

A escola por dentro e por fora: a cultura da escola e o programa de descentralização financeira em Curitiba-PR

Angelo Ricardo de Souza

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

RESUMO

Esta dissertação trata da descrição e adotada na pesquisa privilegia a escola análise da gestão financeira de uma como objeto de estudo, na condição de Escola Pública da Rede Municipal de uma instituição da sociedade, dona de Ensino de Curitiba, Paraná. A análise uma cultura própria, que interage com os produzida busca observar as formas de elementos da política educacional. O resolução dos problemas financeiros do trabalho buscou levantar os dados estabelecimento, tendo em vista o empíricos no cotidiano escolar, através advento do "Programa de de entrevistas, observações de reuniões e Descentralização: Repasse de Recursos análise de documentos, especialmente Financeiros às Escolas Municipais" atas de reuniões e processos de prestação (PDRF), implantado em agosto de 1997 de contas da instituição escolar. Esses naquele município. A abordagem dados foram analisados à luz de im-portantes estudos sobre reformas educacionais e cultura da escola. O PDRF se soma a várias outras alterações implantadas no início da gestão municipal 1997/2000, sustentadas numa lógica de administração pública bastante similar aos modelos buro-cráticoadministrativos mais comuns no Brasil (e mesmo fora dele) atualmente. Nessa lógica, o binómio centralização/descentralização tem um papel significativo, especialmente no que concerne à educação. As escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a partir desse novo contexto, tiveram a sua organização bastante alterada, tendo em vista o advento do processo pertinente ao método descentralizado que implica em transferência de responsabilidades e constituição de novas tarefas. Contudo, esta pesquisa não analisa o PDRF apenas como uma (ou mais uma) reforma administrativo-financeira. O principal impacto provocado por esse programa recai sobre o cotidiano das escolas, mais particularmente sobre o processo de gestão e de tomada de decisões, ou ainda, sobre o desenvolvimento da autonomia das escolas. Considerando que o PDRF levou a uma alteração na organização burocrática do sistema educacional, provocando uma revisão nas formas de relacionamento institucional entre a Secretaria da Educação e a Escola Municipal, as conclusões dessa pesquisa apontam para o fato de que a escola não incorpora maciçamente as determinações do programa, e nem, tampouco, as expurga, mas promove uma síntese entre a sua cultura financeira e as exigências do programa. Isto é, a cultura da escola, exatamente pelas características que a constróem e instituem, produz sempre a síntese entre os elementos da sua prática histórica e cotidiana com as influências externas. Dessa forma, a escola adapta-se ao programa, sem abrir mão das suas tradicionais formas de resolver os problemas de ordem financeira.

Palavras-chave: Escola Pública, gestão financeira, PDRF.

ORIENTADOR: Jose Geraldo Silveira Bueno

NÍVEL: Mestrado

ANO DA DEFESA: 2001

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
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