Acessibilidade / Reportar erro

A relação educador-educando no Projeto AXÉ

Resumos

O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.

relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ


This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper alsodescribes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher's role as a model.

teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

A relação educador-educando no Projeto AXÉ

Edvalda Cecília Abud Vilanova

RESUMO

O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.

Palavras-chave: relação educador-educando, adolescentes excluídos, projeto AXÉ.

ABSTRACT

This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper alsodescribes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher's role as a model.

Key-words: teacher-student relationship, excluded teenagers, AXÉ project.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br