Resumos
O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.
relação educador-educando; adolescentes excluídos; projeto AXÉ
This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper alsodescribes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher's role as a model.
teacher-student relationship; excluded teenagers; AXÉ project
DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES
A relação educador-educando no Projeto AXÉ
Edvalda Cecília Abud Vilanova
RESUMO
O artigo fala da relação educador-educando no Projeto AXÉ. Nos passos da paquera, namoro e aconchego pedagógico, vai descrevendo a delicada tarefa de educar e como os valores e visões de mundo discrepantes são geradores de conflitos a serem negociados, revelando o educador comprometido com a clareza da ação político-pedagógica que exerce. Traz descrições de procedimentos e da estrutura de funcionamento do Projeto AXÉ, privilegiando a função e a inserção do educador no modelo.
Palavras-chave: relação educador-educando, adolescentes excluídos, projeto AXÉ.
ABSTRACT
This paper deals with teacher-student relationship in the AXÉ project. As if imitating dating steps, the fragile teaching task together with its different values besides other world views start conflicts which can be dealt with once we can find a compromised educator (teacher) who can set his/her political/ pedagogical actions very clearly. This paper alsodescribes procedures and the working structure of AXÉ project, which emphasizes the teacher's role as a model.
Key-words: teacher-student relationship, excluded teenagers, AXÉ project.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1999