Acessibilidade / Reportar erro

Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

Resumos

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.

adolescência prolongada; adolescência expandida; abuso de drogas


Authors have been revising literature on adolescence from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet's work ( 1992) and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning changes of social and psychological conditions is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist.

extended adolescence; prolongued adolescence; drug abuse


DOSSIÊ - CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXCLUÍDOS: AÇÕES E REFLEXÕES

Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar

Martial de Magalhães Câmara; Amadeu Roselli Cruz

RESUMO

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.

Palavras-chave: adolescência prolongada, adolescência expandida, abuso de drogas.

ABSTRACT

Authors have been revising literature on adolescence from a psychoanalytical view, influenced by the analysis of Rouanet's work ( 1992) and also because extended adolescence is becoming more and more often. The concept of extended or prolongued adolescence, related to some clinical cases such as drug abuse with ethiology attributed to immature extended adolescence has been presented. Nowadays it is very common to find many young adults who postpone the end of their adolescence , influenced by society or even incentivated by the family. Better reflexion concerning changes of social and psychological conditions is a must, and these changes are likely to happen when we accept the fact that we are growing old and dying. In other words, childish attitudes should no longer exist.

Key-words: extended adolescence, prolongued adolescence, drug abuse.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASSIS, M. Memórias Póstumas de Brás Cubas Rio de Janeiro: Lia, 1968.
  • BENEDEK, T. Parentalid Buenos Aires: Amorrurtu, 1983.
  • BLOS, P. Adolescência Uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
  • ______. The adolescent passage New York: International Universities Press, 1979.
  • DEUTSCH, H. Problemas psicológicos da adolescência com ênfase na formação de grupos Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
  • FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
  • FREUD, A. Adolescence. The Psycho Analytical Study of the Child, New York, v. 13, 1958.
  • FREUD, S. Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade Rio de Janeiro: Imago, 1972. v. 7.
  • ______. O mal estar na civilização Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. 21
  • ______. Sexualidade feminina Rio de Janeiro: Imago, 1974. v. 22.
  • GELEERD, E. R. Some aspects of psychoanalytic techinique in adolescence. The Psycho Analytic Study of Child, New York, v. 12, 1957.
  • JACOBSON, E. El self (sí mismo) y el mundo objetal Buenos Aires: Beta, 1969.
  • LEVBOVICI, S.; CAPLAN, G. Psicología social de la adolescencia Grandes tratados. Buenos Aires: Paidós, 1973.
  • MAHLER, M. S. O nascimento psicológico da criança Simbiose e individuação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
  • MYRA; y LOPES, E. Psicologia evolutiva da criança e do adolescente 2. ed. Rio de Janeiro: Científica, 1954.
  • REICH, W. Análise do caráter Lisboa: Dom Quixote, 1979.
  • RITVO, S. Late adolescence. Developmental and clinical considerations. The Psycho Analytic Study of the Child, New York, v. 26, 1971.
  • ROUANET, S. P. O novo irracionalismo brasileiro. Boletim Informativo da Associação Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, n. 2, 1992.
  • TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso 3. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1987.
  • WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade Rio de Janeiro: Imago, 1988.
  • ______. O ambiente e os processos de maturação Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br