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Editoral

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Marta Pinheiro

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Paraná

A aproximação entre Educação e Biologia embora antiga, suscita, ainda hoje, desconfiança entre muitas pessoas. Mesmo no meio acadêmico, alguns professores e alunos não conseguem abandonar a visão fragmentada e dicotomizada do "indivíduo e o seu corpo". Assim, à Educação cabe se preocupar com o indivíduo; seu corpo é objeto de estudo da área biomédica. Em outras palavras, algumas pessoas insistem em não acreditar na importância do componente genético na determinação/variação das características humanas físicas e comportamentais. Particularmente nestas últimas, onde os traços como a inteligência (ou a personalidade) são mais facilmente entendidos quando se admite que sofrem apenas a ação do meio ambiente ou que, no máximo, a participação do componente genético é não significativa. É mais confortável, por exemplo, acreditar que "qualquer indivíduo é capaz de aprender qualquer coisa".

Na verdade, o comportamento não difere, em sua essência, de outras atividades biológicas como a respiração, a digestão ou a locomoção (para as quais não duvidamos mais da influência de nossa herança biológica e portanto da existência de limites, embora não saibamos quais sejam). Desse modo, o interesse pelos aspectos biológicos do comportamento vem crescendo no mundo e com ele a nossa compreensão de que o indivíduo, como o universo, é composto de partes que agem interativamente e que é essa integração que configura o organismo como um todo e o universo como universo.

Estão de parabéns os professores e alunos do Setor de Educação, não apenas por criarem a oportunidade, mas também por participarem maciça e ativamente da mesa-redonda sobre BIOÉTICA promovida pelo Departamento de Métodos e Técnicas da Educação. Agradecemos, finalmente, aos professores que tão brilhantemente contribuíram, dentro de suas respectivas áreas de atuação, para o avanço de nosso conhecimento sobre um tema tão atual quanto polêmico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1995
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