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Documento conclusivo do II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Documento conclusivo do II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação

Cumprindo decisão do Seminário de "Educação e Informação Educacional", realizado em Florianópolis, em outubro de 1985, promovido pela Revista Perspectiva da UFSC e financiado pelo CNPq, realizou-se em Campinas, em maio de 1986, o II Encontro de Revistas Brasileiras de Educação. O evento foi organizado pelas revistas Educação e Sociedade (CEDES), Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) e ANDE (Associação Nacional de Educação) e financiado pelo CNPq, INEP e CAPES. Contou com a participação de 28 Revistas - editadas em vários Estados do Brasil, por diferentes associações, entidades e universidades - e representantes das agências financiadoras que propõem políticas de apoio a edições no campo educacional. Contou, ainda, com a presença de representantes da FAE e da Secretaria de Planejamento do Ministério de Educação.

O tema central do Encontro "A busca de profissionalização das Revistas de Educação como questão de sobrevivência" orientou os debates em torno de quatro questões: 1) a produção das matérias para publicação; 2) a editoração; 3) a distribuição e divulgação; e 4) as políticas de apoio das agências financiadoras às Revistas de Educação.

O quadro apresentado pelas Revistas, no que se refere aos seus problemas específicos, mostrou, de forma contundente, as inúmeras dificuldades que enfrentam. De um lado, as dificuldades vão desde a obtenção de artigos de qualidade, até de infra-estrutura material e de recursos humanos para a sua publicação. De outro, a distribuição precária acaba prejudicando a socialização do conhecimento e da informação, razão primeira da existência de uma revista.

Constatou-se, ainda, que, embora muitos destes problemas sejam comuns a todas as revistas, há diferenças segundo o vínculo de origem.

As revistas ligadas às Universidades, que divulgam sobretudo trabalhos produzidos por seus pesquisadores, acabam muitas vezes fechando-se em si próprias, não dando conta das inovações ocorridas no campo da Educação. Além disso, os entraves burocráticos, a falta de apoio financeiro e o pouco valor atribuído aos periódicos académico-científicos por parte da Universidade, acabam prejudicando a sua produção gráfica e periodicidade. Conseqüentemente, a distribuição é precária e, com freqüência, local.

As revistas produzidas por associações, centros de estudos e pesquisa e por fundações, destinadas, em sua maioria, a um público mais diversificado e de âmbito nacional, encontram muitas vezes problemas para obtenção de artigos de acordo com a sua linha editorial. Isso compromete a qualidade, já que nem sempre a colaboração espontânea é de boa qualidade, e há falta de recursos para pagamento de artigos encomendados. O resultado é que também estas revistas acabam, por sua vez, não refletindo as tendências mais significativas do pensamento educacional brasileiro. A falta de recursos materiais compromete a periodicidade e, em decorrência, a credibilidade das mesmas em face dos assinantes e de todo o sistema de distribuição.

Essas são apenas algumas das inúmeras dificuldades levantadas pelas Revistas. Tentando interferir nesse quadro, no sentido de transformá-lo para fazer frente às demandas e exigências atuais da Educação brasileira e à necessidade de fortalecer o espaço de crítica da produção intelectual, o II Encontro apresentou as seguintes propostas:

- Criação de um grupo de trabalho para examinar a possibilidade de ser instruído um programa de apoio aos periódicos de Educação. Nesse grupo estariam representados agências de governo e editores de periódicos. O grupo foi constituído pelas revistas: Perspectiva - UFSC, Educação e Sociedade - CEDES, Cadernos de Pesquisa - FCC e ANDE - Associação Nacional de Educação, e Agências financiadoras: INEP, FAE, CNPq, FINEP, FAPESP, PROED/-SESU.

- Organização, pelo grupo de trabalho, de uma reunião dos editores, durante a IV CBE, com o objetivo de colocá-los a par do andamento dos trabalhos.

- Organização de um Caderno, contendo a descrição das revistas brasileiras em educação, para ampla distribuição junto às escolas.

- Revisão dos critérios das agências financiadoras, à luz das reais necessidades das revistas, nas etapas de produção e circulação em função de públicos específicos.

- Criação de um programa de apoio às publicações científicas de educação, visando:

• integrar o apoio à produção de periódicos ao da distribuição e divulgação;

• contemplar os vários públicos da área:

- professores de 1.º e 2.º graus;

- ensino superior;

- técnicos de órgãos oficiais, etc.

- Dotação de recursos das agências financiadoras para o Projeto do INEP, visando à criação de uma revista para os professores do ensino de 1º grau com distribuição ampla para todo o território nacional.

- Criação de um programa pelo MEC, através do INEP, de apoio às Revistas de Educação e Ensino, com recursos suficientes para atender às necessidades de produção, editoração, divulgação e distribuição dos periódicos dessas áreas.

- Proposição de que se faça anual ou bienalmente uma edição condensada que divulgue os resultados mais expressivos da produção acadêmico para públicos.

- Revisão de critérios das agências financiadoras, no sentido de vincular dotação de verbas à compra de assinaturas, possibilitando uma melhor distribuição (fazer a revista chegar às bibliotecas).

- Viabilização da venda das revistas em encontros, congressos, através de stands organizados (verba de dotação para distribuição através de aluguel de stand, pagamento de pessoal para venda de assinaturas, etc.).

- Priorização, por parte das agências financiadoras, no que se refere às publicações destinadas aos professores do ensino de 1º grau, às revistas ligadas a instituições que atuam na área de educação.

- Recomendação à FAE, CEDATE E SESU, para que façam assinaturas de mais revistas de educação para distribuir às escolas normais e de 1.º e 2.º graus.

- Preocupação com as condições de "produção de leitura" dos professores, principalmente os de 1.º e 2.º graus de modo que:

• sejam repensadas as suas condições de trabalho e o tempo a ser dedicado ao estudo, à pesquisa e à leitura;

• exista uma política voltada à instalação de infraestrutura para organização dos materiais escritos, no âmbito das escolas de 1.º e 2.º graus, que propicie a organização desses materiais através de bibliotecários.

- Realização do III Encontro Brasileiro de Revistas de Educação, em 1987, em data e local a serem definidos pelo Grupo de Trabalho. De preferência, esse III Encontro deverá ocorrer fora do eixo Rio-São Paulo, promovido por revistas diferentes das que organizaram o II Encontro.

Ficou decidido que o III Encontro realizar-se-á em Belo Horizonte, no final de 1987, durante 3 dias, sob a coordenação da Educação em Revista e AMAE Educando.

Campinas, 23 de maio de 1986.

Goiânia, 04 de setembro de 1986.

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO II ENCONTRO

1 - CADERNOS DO CEAS

Centro de Estudos e Ação Social

Salvador (BA)

2 - CADERNOS CEDES

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Campinas (SP)

3 - CADERNOS DE PESQUISA

Fundação Carlos Chagas

São Paulo (SP)

4 - CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências/FUNBEC

São Paulo (SP)

5 - DIDÁTA UNESP

Campus Marília (SP)

6 - EDUCAÇÃO

Centro de Educação - UF Santa Maria

Santa Maria (RS)

7 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

Brasília (DF)

8 - EDUCAÇÃO EM DEBATE

Faculdade de Educação - UFC

Fortaleza (CE)

9 - EDUCAÇÃO E REALIDADE

Faculdade de Educação - UFRGS

Porto Alegre (RS)

10- EDUCAÇÃO E SELEÇÃO

Fundação Carlos Chagas

São Paulo (SP)

11 - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Campinas (SP)

12 - EDUCAÇÃO EM REVISTA

Faculdade de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)

Campinas (SP)

13 - EDUCAR

Setor de Educação - UFPR

Curitiba (PR)

14 - EM ABERTO

INEP/DDI/COED

Brasília (DF)

15 - FÓRUM EDUCACIONAL

Instituto de Estudos Avançados em Educação Fundação Getúlio Vargas

Rio de Janeiro (RJ)

16 - LEITURA

Teoria e Prática - ALB - Associação de Leitura do Brasil Faculdade de Educação - UNICAMP

Campinas (SP)

17 - PERSPECTIVA

Centro de Ciências da Educação - UFSC

Florianópolis (SC)

18 - PROPOSTA

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE)

Rio de Janeiro (RJ)

19 - REVISTA AMAE EDUCANDO

Associação Mineira de Ação Educacional - AMAE

Belo Horizonte (MG)

20 - REVISTA DA ANDE

Associação Nacional de Educação

São Paulo (SP)

21 - REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

ANPAE - Associação Nacional de Profissionais de Administração da Educação

Porto Alegre (RS)

22 - REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS INEP/DDI/COED

Brasília (DF)

23 - REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Universidade Federal Fluminense

Niterói (RJ)

24 - REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Série Estudos e Documentos - USP

São Paulo (SP)

25 - REVISTA INTER-AÇÃO

Faculdade de Educação da UFG

Goiânia (GO)

26 - TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Associação Brasileira de Tecnologia Educacional

Rio de Janeiro (RJ)

27 - TÓPICOS EDUCACIONAIS

Centro de Educação UFPE

Recife (PE)

28 - REVISTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências FUNBEC

São Paulo (SP)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1987
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