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EDITORIAL

EDITORIAL

A Revista Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação – em seu qüinquagésimo sexto número, buscando cumprir sua missão, está oferecendo à comunidade acadêmica e à comunidade em geral, textos fundamentados em estudos e pesquisas relevantes, abordando avaliação e políticas públicas, seus eixos temáticos, vistos sob diversificados ângulos, na certeza de estar, dessa forma, contribuindo para a disseminação de conhecimentos científicos e para a constante interpretação da realidade educacional, não só do Brasil, mas também de outros países irmãos.

Abrindo o conjunto de artigos que compõem a presente edição, Nival Nunes de Almeida e Mário Neto Borges, no artigo intitulado A Pós-Graduação em Engenharia no Brasil: uma perspectiva histórica no âmbito das Políticas Públicas, apresentam um relato do referido tema , tomando, como ponto de partida, marcos relevantes na História do Ensino Superior Brasileiro. O artigo contextualiza a legislação educacional bem como as instituições acadêmicas e científicas, ao longo da estruturação da pós- graduação brasileira.

Em Desafíos para la profesionalización del nuevo rol docente universitário, Patrício Montero Lago, aborda as atuais demandas educacionais e as necessárias e significativas mudanças, vinculando-as às práticas docentes e apontando essas mesmas práticas como fator que dificulta a tomada de decisões dos gestores nesta área, frente às modificações que se fazem prementes. O autor discorre sobre a importância de alterações substantivas nos procedimentos docentes , baseando-se em pesquisas recentes a respeito da docência universitária eficaz.

Paulo Sérgio Marchelli, no artigo O sistema de avaliação externa dos padrões de qualidade da Educação no Brasil: considerações sobre os indicadores, versa sobre o Sistema Nacional da Educação Superior – SINAES – a partir da análise das diretrizes conceituais e do instrumento metodológico empregados para a avaliação externa. Essa análise envolve comparações entre o sistema brasileiro e aqueles utilizados em outros países que têm a Educação superior reconhecida, levando-se em consideração seus padrões de qualidade.

Prosseguindo, no artigo intitulado O desempenho dos alunos de Cursos Pré-Vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da Capacitação de Professores, Ruben Klein, Nilma Fontanive e José Carmelo Braz de Carvalho, discutem os resultados obtidos pelos alunos dos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários do Rio de Janeiro, no Exame Nacional de Cursos – ENEM/2006.Para esse estudo foram considerados aspectos tais como : capacitação dos professores voluntários, que atuam nos referidos cursos, voltada para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas no ENEM, além do fornecimento de material didático para os alunos e a realização de um simulado do Exame. Investigando os resultados obtidos por esses alunos, os autores chegaram a constatações significativas.

Desempenho escolar e gastos municipais por aluno em educação: relação observada em municípios baianos para o ano 2000, investigação realizada por Paulo Augusto Meyer Mattos Nascimento, apresentada na sessão Pesquisa em Síntese, nos traz os resultados alcançados com o impacto de recursos educacionais no desempenho de alunos de 4ª e de 8ª séries das redes de ensinos de municípios baianos. A amostra, alicerce da pesquisa que fundamenta o referido texto, teve como público-alvo, alunos matriculados em escolas municipais, que responderam a testes de rendimento nas disciplinas Português e Matemática, cujos resultados e conclusões estão aqui descritos.

Na seção Página Aberta, Antonio Elizio Pazeto, no texto Desafios da organização e da regulação da Educação Superior em Timor Leste e a questão da capacitação institucional, aborda aspectos da Educação Superior, no âmbito do Ministério da Educação e das Instituições, em Timor-Leste. A análise dos principais documentos relativos à Educação Superior desse país é fortalecida pela própria atuação do autor em Programas de Capacitação e Assessoramento ao Órgão Gestor da Educação de Timor Leste, no período 2004 – 2005 .Na realização desse estudo, levou-se em conta, entre outros aspectos, a realidade histórico-cultural do país, bem como a contrapartida timorense. Tal estudo apresenta resultados relevantes que nos remetem a uma melhor compreensão da realidade educacional desse novo país.

No artigo Empregabilidade do profissional formado nos Cursos Superiores de Tecnologia do CEFET-PR:o caso das médias e pequenas empresas da Região Norte do Paraná, Eurico Pedroso de Almeida Júnior e Luiz Alberto Pilatti, à luz de uma pesquisa exploratória, discutem a necessidade apresentada pelas empresas do norte paranaense, relativa a profissionais advindos dos Cursos Superiores de Tecnologia, a demanda regional e a alocação desses profissionais no Mercado de Trabalho.

Em Informes e Participações, encontra-se o trabalho de Ana Carolina Letichevcsky, Marley Maria Bernardes Rebuzzy Vellasco e Ricardo Tanscheit, apresentado na American Evaluation Association - A.E.A - em novembro de 2006 , intitulado Um sistema de suporte à decisão para a meta-avaliação e suas conseqüências: um,a nova abordagem e um Estudo de caso desenvolvido no Brasil,. propondo uma nova metodologia para a meta-avaliação que utiliza conjuntos fuzzy e lógica fuzzy. Esses sistemas podem colaborar com avaliadores ainda inexperientes quanto à realização da meta-avaliação.

Sinto-me honrado e feliz ao entregar mais um número de nossa revista, contendo textos originais e informativos de indiscutível fundamentação teórica, que oportunizarão um enriquecimento maior a nosso público-leitor, estudiosos e pesquisadores das temáticas aqui abordadas, com minha recomendação à sua leitura.

Carlos Alberto Serpa de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Dez 2007
  • Data do Fascículo
    Set 2007
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