Acessibilidade / Reportar erro

O talento humano ao encontro da qualidade e da ética do cuidado

Editorial

O TALENTO HUMANO AO ENCONTRO DA QUALIDADE E DA ÉTICA DO CUIDADO

Isabel Amélia Costa Mendes1 1 Vice-Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professor Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.

A crise social, cujos indicadores são evidenciados neste final de milênio, agregada às tensões e conflitos oriundos do modo de trabalho, impôs a decadência da solidariedade e da generosidade entre os homens, relegando a um patamar menos importante o exercício do talento humano e a compreensão de que o cuidado integra de maneira fundamental a natureza do homem.

A estrutura da vida contemporânea cultiva e cultua a independência. Se por um lado, é compreensível e saudável esse desfrute de autonomia ocasionado pelo progresso científico-tecnológico, por outro, virtudes expressas através da compaixão, da gratidão, da tolerância, da doçura, do humor, do amor se perdem, se esvaziam na nossa sociedade, tornando o homem mais solitário e sem afeto. Em decorrência, há uma inquietação generalizada.

É preciso cuidado.

Dentre vários profetas, Leonardo Boff* * BOFF, Leonardo — Ethos mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letraviva, 2000. tem dado uma contribuição inestimável neste sentido. Tem argumentado enfaticamente sobre a emergência de uma nova sensibilidade e de um novo ethos. Tem postulado que necessitamos urgentemente de um ethos que abranja inspirações, valores e princípios que conduzam as relações humanas para com a natureza, a sociedade, as alteridades, para consigo mesmo e com Deus. "Aos que despertamos para a urgência destas questões, a história nos impôs esta missão: alimentar a chama sagrada que arde em cada ser humano, qual lamparina santa, com o óleo da veneração e do cuidado essencial. Somente assim garantiremos que o Ethos essencial que habita o ser humano continue a ser seu anjo protetor e jamais seja ofuscado ou extinto da face da Terra". BOFF (2000)

  • 1
    Vice-Presidenta da Comissão de Editoração da Revista Latino-Americana de Enfermagem e Professor Titular do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem.
  • *
    BOFF, Leonardo —
    Ethos mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letraviva, 2000.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Abr 2005
    • Data do Fascículo
      Dez 2000
    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
    E-mail: rlae@eerp.usp.br