Acessibilidade / Reportar erro

Agradecimentos

A Revista Pro-Posições agradece a contribuição dos pesquisadores abaixo, no ano de 2017, de extrema importância para a manutenção da qualidade editorial do periódico.

  • Adriana Fernandes Coimbra Marigo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras; Araraquara; SP; Brasil)

  • Adriana Stella Pierini (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Campinas; SP; Brasil)

  • Adriano Silva (Universidade Federal de Goiás - UFG; Instituto de Ciências Humanas e Letras; Departamento de Filosofia; Goiânia; GO; Brasil)

  • Afrânio Catani (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Alessandra de Morais Shimizu (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Filosofia e Ciências; Marília; SP; Brasil)

  • Alessandro Gamo (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; DAC; São Carlos; SP; Brasil)

  • Alexandre de Freitas (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Programa de Pós-Graduação em Educação; Recife; PE; Brasil)

  • Alexandre Jerônimo Correia Lima (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Ciências Sociais; Curitiba; PR; Brasil)

  • Alexandre Vaz (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Ciências da Educação; Departamento de Metodologia de Ensino; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Alexandre Virgínio (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Sociologia; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Alexandrina Monteiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil) Alexsandro Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais; Vitória; ES; Brasil)

  • Alfredo Veiga-Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Alice Lopes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED); Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Alik Wunder (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Allan Moreira Xavier (Universidade Federal do ABC - UFABC; Centro de Ciências Naturais e Humanas; Santo André; SP; Brasil)

  • Amarildo Trevisan (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Fundamentos da educação; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Ana Angélica Albano (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, DELART; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Carolina Rigoni (Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep; Faculdade de Educação Física; Piracicaba; SP; Brasil)

  • Ana Elisa Spaolonzi Queiroz (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Godoy (SP; Brasil)

  • Ana Lúcia Gourlart de Faria (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DECISE; Campinas; SP; Brasil)

  • Ana Márcia Silva (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Desportos-Departamento de Educação Física; SC; Brasil)

  • Ana Maria Carneiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Núcleo de Estudos de Políticas Públicas; Campinas; SP; Brasil) Ana Maria Pereira (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Estudo Movimento Humano; Londrina; PR; Brasil)

  • Ana Paula Malheiros (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação; São José do Rio Preto; SP; Brasil)

  • Ana Pires do Prado (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de janeiro; RJ; Brasil)

  • Anderson Trevisan (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação - Depto. Ciências Sociais na Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • André Bocchetti (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Administração Educacional; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • André Dalben (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Departamento de Educação Física; Londrina; PR; Brasil)

  • Andrea Moreno (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Andreia Militão (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Educação; Dourados; MS; Brasil)

  • Anete Abramowicz (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Centro de Educação e Ciências Humanas; Departamento de Metodologia de Ensino; São Carlos; SP; Brasil)

  • Ângela Rabelo Maciel de Barros Tamberlini (Universidade Federal Fluminense - UFF; SSE; Niterói; RJ; Brasil)

  • Angélica Maia (Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Departamento de Letras Estrangeiras Modernas; João Pessoa; PB; Brasil)

  • Anita Handfas (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Didática; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Antonio Álvaro Zuin (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Educação; São Carlos; SP; Brasil) Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Filosofia; Natal; RN; Brasil)

  • Antonio Carlos Amorim (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte; Campinas; SP; Brasil)

  • Antonio Carlos Dias (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Ciências Sociais na Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Antonio Hilário Aguilera Urquiza (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; CCHS; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Ariane Baffa Lourenço (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Dourados; MS; Brasil)

  • Artur Vitorino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Faculdade de História/PPG em Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Aryane Nogueira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Atílio Bergamini (Universidade Federal do Ceará - UFC; Departamento de Literatura; Fortaleza; CE; Brasil)

  • Audrei Gesser (Universidade Federal de Santa Catarina; DLSB; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Avelino Oliveira (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Faculdade de Educação; Departamento de Fundamentos da Educação; Pelotas; RS; Brasil)

  • Bárbara Castro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Instituto de filosofia e Ciências Humanas; Departamento de Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Bruno Baronnet (Universidad Veracruzana; Instituto de Investigaciones en Educación; Xalapa; Veracruz; Mexico)

  • Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga (São Paulo; SP; Brasil)

  • Carla Bernava (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Guarulhos; SP; Brasil) Carla Zandavalli Araujo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Faculdade de Educação; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Carlos André Silva de Moura (Universidade de Pernambuco - UPE; História; Recife; PE; Brasil)

  • Carlos Eduardo Ribeiro (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Carmen Lúcia Soares (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação Física; Departamento de Metodologia do Ensino; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina Cechella Philippi (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina de Roig Catini (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Decise; Campinas; SP; Brasil)

  • Carolina Jaques Cubas (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; História; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Cássia Sales Magalhães Kirchner (Faculdade XV de Agosto; Educação; Socorro; SP; Brasil)

  • Cecília Batista (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Ciências Médicas- FCM; Desenvolvimento Humano e Reabilitação; Campinas; SP; Brasil)

  • Cecília Sardenberg (Universidade Federal da Bahia - UFBA; Salvador; BA; Brasil)

  • Célia Maria Benedicto Giglio (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Celso João Carminati (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Centro de Ciências Humanas e da Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • César Donizetti Pereira Leite (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação / Rio Claro; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Cezar Luiz de Mari (Universidade Federal de Viçosa; Departamento de Educação; Viçosa; MG; Brasil) Cheryl Fields-Smith (University of Georgia; Educational Theory and Practice; Athens; Georgia; United States)

  • Chiara Saraceno (Università di Torino; Facoltà di Scienze Politiche; Dipartimento di Scienze Sociali; Centro Interdipartimentale di Studi e Ricerche delle Donne; Sociologia della Famiglia; Torino; TO; Italia)

  • Cintya Regina Ribeiro (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Depto. Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Claudia Fernanda Touris (Universidad de Buenos Aires; Facultad de Ciencias Sociales; Buenos Aires; CABA; Argentina)

  • Claudio Nogueira (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação-Departamento de Ciências Aplicadas a Educação - DECAE; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Clovis Nicanor Kassick (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; Mestrado em Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Cosme Batista dos Santos (Universidade do Estado da Bahia - Uneb; Departamento de Ciências Humanas; Juazeiro; BA; Brasil)

  • Cristiane Machado (Universidade do Vale do Sapucaí - Univás; Pouso Alegre; MG; Brasil)

  • Cristiano Barbosa (Pesquisador independente; Uberlândia; MG; Brasil)

  • Cristina Fioreze (Universidade de Passo Fundo - UPF; Faculdade de Educação; Passo Fundo; RS; Brasil)

  • Daniel Revah (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; EFLCH; São Paulo; SP; Brasil)

  • Daniela Finco (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Daniela Franco Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Uberlândia; MG; Brasil) Danilo Romeu Streck (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos; São Leopoldo; Brasil)

  • Darci Secchi (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Teoria e Fundamentos da Educação; Cuiabá; MT; Brasil)

  • Débora Dainez (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; Brasil)

  • Denise Freitas (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Metodologia de Ensino; São Carlos; SP; Brasil)

  • Denise Paiva (Universidade Federal de Goiás - UFG; Faculdade de Ciências Sociais; Goiânia; GO; Brasil)

  • Diego Silveira (Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Centro de Estudos Superiores de Parintins; Manaus; AM; Brasil)

  • Dinah Terra (Universidade Federal Fluminense - UFF; Instituto de Educação Física; Niterói; RJ; Brasil)

  • Divino José Silva (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Educação; Presidente Prudente; SP; Brasil)

  • Doris Bolzan (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Centro de Educação-Departamento de Metodologia do Ensino; RS; Brasil)

  • Edelmira Badillo (Universitat Autònoma de Barcelona; Didàctica de la Matemàtica i de les CCEE; Bellaterra; Barcelona; España)

  • Edite Faria (Universidade do Estado da Bahia - Uneb; Educação; Salvador; BA; Brasil)

  • Edivaldo Góis Junior (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Edson Passetti (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Política; São Paulo; SP; Brasil)

  • Edvonete Alencar (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Educação; Dourados; MS; Brasil) Elaine Prodócimo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FEF; Campinas; SP; Brasil)

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Teorias e Práticas Pedagógicas; São Carlos; SP; Brasil)

  • Eliana Ayoub (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Eliana de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - UFAL; Faculdade de Letras; Maceió; Brasil)

  • Eliane Lousada (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas-Letras Modernas; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Elisabeth Barolli (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Elisete Medianeira Tomazetti (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Departamento de Metodologia do Ensino; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Elizabete Cruz (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Artes Ciências Humanidades; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elizabeth Braga (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação-Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Elizabeth de Macedo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Centro de Educação e Humanidades-Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino; RJ; Brasil)

  • Estela Scheinvar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Formação de Professores; São Gonçalo; RJ; Brasil)

  • Eurize Caldas Pessanha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; CCHS; Campo Grande; MS; Brasil) Evelise Quitzau (Universidad de la Republica Uruguay; Instituto Superior de Educación Física; Paysandú; Uruguay)

  • Fabiana Marcello (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Programa de Pós-Graduação em Educação; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Fábio Duarte (Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Gestão Urbana; Curitiba; PR; Brasil)

  • Fábio Pereira Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Fábio Waltenberg (Universidade Federal Fluminense - UFF; Centro de Estudos Sociais Aplicados; Faculdade de Economia; Niterói; RJ; Brasil)

  • Fátima Cabral (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Sociologia e Antropologia; Marília; SP; Brasil)

  • Felipe Ziotti Narita (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Postgraduate Program of Public Policy Analysis; Franca; SP; Brasil)

  • Fernando Jaime González (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí; Departamento de Pedagogia; Curso de Educação Física; Ijuí; RS; Brasil)

  • Fernão Pessoa Ramos (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Cinema; São Paulo; SP; Brasil)

  • Filipe Ceppas (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Flamínio Rangel (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Departamento de Ciências Exatas e da Terra; Diadema; SP; Brasil)

  • Flávia Paula (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; CELS; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Flavia Schilling (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil) Flávia Sordi (Universidade Federal de Alfenas - Unifal; Letras; Alfenas; MG; Brasil)

  • Flávio Pereira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; Centro de Educação, Letras e Saúde; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Flávio Trovão (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; História; Rondonópolis; MT; Brasil)

  • Francis Roberta de Jesus (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Gabriela Tebet (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DECISE; Campinas; SP; Brasil)

  • Gilberto Icle (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Programa de Pós-graduação em Educação; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Giovana Azzi de Camargo (Centro Universitário Amparense - Unifia; Amparo; SP; Brasil)

  • Giovana Scareli (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; Departamento de Ciências da Educação; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Gisele Caroline Ribeiro Anselmo (Universidade Federal de Pernambuco -UFPE; Recife, PE; Brasil)

  • Gisele Girardi (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Geografia; Vitória; ES; Brasil)

  • Giseli Cruz (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Didática; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Giselle Ferreira (Universidade Estácio de Sá - UNESA; Programa de Pós-Graduação em Educação; Rio de Janeiro; Brasil)

  • Glaucia Maria Silva (Universidade de Brasília - UnB; Departamento de Filosofia; Brasília; DF; Brasil)

  • Greice Ferreira (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Educação; Londrina; PR; Brasil) Guilherme do Val Toledo Prado (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Helen Faria (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET; Formação Geral; Nepomuceno; MG; Brasil)

  • Helena Altmann (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEFH; Campinas; SP; Brasil)

  • Hélia Pinto (Instituto Politécnico de Leiria; Escola Superior de Educação e Ciências Sociais; Matemática e Ciências Naturais; Leiria; Portugal)

  • Hélio Rebello Cardoso Júnior (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Assis; Brasil)

  • Helmut Renders (Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos; PPG em Ciências da Religião; São Bernardo do Campo; SP; Brasil)

  • Heloísa de Oliveira Macedo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FE - GPPL; Campinas; SP; Brasil)

  • Henrique Elias (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Departamento de Matemática; Londrina; PR; Brasil)

  • Hivy Mello (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Educativa (Cenpec); Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas (CDP); São Paulo; Brasil)

  • Ieda Rinaldi (Universidade Estadual de Maringá - UEM; Centro de Ciências da Saúde; Maringá; PR; Brasil)

  • Ilsa Goulart (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Educação; Lavras; MG; Brasil)

  • Inês Ferreira Souza Bragança (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Ingrid Wiggers (Universidade de Brasília - UnB; Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física; Brasília; DF; Brasil)

  • Irene de Paiva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Centro de Ciências Humanas Letras e Artes; Depto. de Ciências Sociais; Natal; RN; Brasil) Isabel Melero Bello (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Ivete Janice de Oliveira Brotto (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste; CECA; Cascavel; PR; Brasil)

  • Ivone de Oliveira (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Centro de Educação; Vitória; ES; Brasil)

  • Jacqueline F. S. Morais (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Departamento de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Jaqueline Kalmus (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Santos; SP; Brasil)

  • Jean Gonçalves (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Setor de Educação; Curitiba; PR; Brasil)

  • João D-Abreu (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; NIED; Campinas; SP; Brasil)

  • Joni Amorim (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Engenharia Mecânica; Depto. de Engenharia de Fabricação; Campinas; SP; Brasil)

  • José Alfredo Debortoli (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Escola de Educação Física; MG; Brasil)

  • José Ângelo Gariglio (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • José Armando Valente (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Instituto de Artes-Departamento de Multimeios; Campinas; SP; Brasil)

  • José Gonçalves Gondra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • José Sérgio de Carvalho (Universidade de São Paulo - USP; Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Julian Borba (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Florianópolis; SC; Brasil) Juliana Bom-Tempo (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Pós-graduação em Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Julice Dias (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Centro de Ciências da Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Junot de Oliveira Maia (Instituto Federal de São Paulo - IFSP/Pirituba; Língua Portuguesa; São Paulo; SP; Brasil)

  • Karen Christine Rechia (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Colégio de Aplicação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Karin Jelinek (Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Instituto de Matemática e Física (IMEF); Santo Antônio da Patrulha; RS; Brasil)

  • Karla Saraiva (Universidade Luterana do Brasil -ULBRA; PPG/ Educação; Canoas; RS; Brasil)

  • Larissa Bulhões (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Departamento de Educação (DED); Lavras; MG; Brasil)

  • Leandro Garcia Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Letras; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Leandro Thomaz de Almeida (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Salto; SP; Brasil)

  • Leda Maria de Barros Guimarães (Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Artes Visuais-FAV; Goiânia; GO; Brasil)

  • Leoni Henning (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Educação; Londrina; PR; Brasil)

  • Leonir Lorenzetti (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Setor de Ciências Exatas; Departamento de Química; Curitiba; PR; Brasil)

  • Libéria Neves (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Departamento de Ciências Aplicadas à Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil) Lígia Paoletti (Centro Universitário Padre Anchieta; Faculdades de Letras e Pedagogia; Jundiaí; SP; Brasil)

  • Lilavate Romanelli (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Instituto de Ciências Exatas; Química; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Lilian Cristine Nascimento (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Psicologia Educacional; Campinas; SP; Brasil)

  • Lilian do Valle (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Lilian Freitas Vilela (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; DACEFC; São Paulo; SP; Brasil)

  • Lívia Brasileiro (Universidade de Pernambuco - UPE; Escola Superior de Educação Física; Recife; PE; Brasil)

  • Lodenir Karnopp (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Departamento de Estudos Especializados; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Luana Almeida (Universidade do Vale do Sapucaí - Univás; Educação; Pouso Alegre; MG; Brasil)

  • Luana Francysleide Pessoa de Farias (Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Departamento de Letras; João Pessoa; PB; Brasil)

  • Luanda Sito (Universidad de Antioquia; Facultad de Educación; Medellin; Antioquia; Colombia)

  • Luci Banks-Leite (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Psicologia Educacional; São Paulo; Brasil)

  • Luciana Haddad Ferreira (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Arte Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Luciana Monti (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP); Ribeirão Preto; SP; Brasil)

  • Luciana Sedano (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; DCIE- Departamento de Ciências da Educação; Ilhéus; BA; Brasil)

  • Luciane Barbosa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE); Campinas; SP; Brasil)

  • Luciano Pereira (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Decise; Campinas; Brasil)

  • Lucídio Bianchetti (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Educação; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Lucyenne Vieira-Machado (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Depto. Letras e Línguas; Vitória; ES; Brasil)

  • Luís Fernando Dorvillé (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; São Gonçalo; RJ; Brasil)

  • Luís Groppo (Universidade Federal de Alfenas - Unifal; Alfenas; MG; Brasil)

  • Luiz Augusto Rezende Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; NUTES; Rio de Janeiro; Brasil)

  • Luiz Carlos Rigo (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL; Escola Superior de Educação Física; Pelotas; RS; Brasil)

  • Luiz Marcelo de Carvalho (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; IB-Depto. de Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Luiz Roberto Gomes (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Educação; São Carlos; SP; Brasil)

  • Magda Sarat (Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD; Faculdade de Educação; Dourados; MS; Brasil)

  • Marcelo Vieira (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; FUE; Santa Maria; RS; Brasil)

  • Márcia Aparecida Gobbi (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil) Márcia Moraes (Universidade Federal Fluminense - UFF; Psicologia; Campus do Gragoata; Niterói; RJ; Brasil)

  • Márcia Soares Guedes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Marciene Reis (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Marcílio Souza Junior (Universidade de Pernambuco - UPE; ESEF; Recife; PE; Brasil)

  • Márcio Antonio da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Instituto de Matemática; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Márcio Lima (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB; Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Itabuna; BA; Brasil)

  • Marco Antonio Jiménez Garcia (Universidad Nacional Autónoma de la Ciudad de México - UNAM; Facultad de Estudios Superiores Acatlán; Ciudad de México; Mexico)

  • Marcus Lévy Bencosta (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Teoria e Fundamentos da Educação; Curitiba; PR; Brasil)

  • Margareth Rotondo (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Marger Viana (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP; Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD; Ouro Preto; MG; Brasil)

  • Maria Conceição Aparecida Fabiano (Prefeitura Municipal de São Paulo; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria Cristina de Gouvea (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação-Departamento de Ciências Aplicadas a Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Maria da Glória Gohn (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Decise; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria da Graça Castro Pinto (Universidade do Porto; Faculdade de Letras, DEPER; Porto; Portugal)

  • Maria das Graças Sandi Magalhães (Faculdade Anhanguera de São José dos Campos; São José dos Campos; SP; Brasil)

  • Maria de Fátima Carvalho (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Maria de Lourdes Pinheiro (Faculdade Aldete Maria Alves; Educação; Iturama; MG; Brasil)

  • Maria do Socorro Sousa Braga (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Ciência Política; São Carlos; SP; Brasil)

  • Maria dos Remédios de Brito (Universidade Federal do Pará - UFPA; Instituto de Educação Matemática e Científica; Belém; PA; Brasil)

  • Maria Emanuela Esteves dos Santos (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; Ciências da Educação; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Maria Fernanda Delprato (Universidad Nacional de Cordoba; Facultad de Filosofía y Humandades, Escuela de Ciências de la Educación; Cordoba; Cordoba; Argentina)

  • Maria Florencia Contardo (Instituto Dr. Emilio Ravignani; Buenos Aires; Argentina)

  • Maria Inês Petrucci-Rosa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Maria Iolanda Monteiro (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas; São Carlos; SP; Brasil)

  • Maria José Ribeiro (Universidade Federal de Uberlândia - UFU; Psicologia; Uberlândia; MG; Brasil)

  • Maria Leme da Silva(Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Ciências Exatas e da Terra; Diadema; SP; Brasil)

  • Maria Lívia Tommasi (Universidade Federal do ABC - UFABC; São Bernardo do Campo; SP; Brasil)

  • Maria Nazaré da Cruz (Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep; Faculdade de Ciências Humanas; Piracicaba; SP; Brasil)

  • Maria Rosa de Camargo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências de Rio Claro; Departamento de Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Maria Sílvia Gatti (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Genética, Evolução e Bioagentes; Campinas; SP; Brasil)

  • Mariana Chaguri (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Mariana Paladino ( Universidade Federal Fluminense - UFF; Faculdade de Educação; Niterói; RJ; Brasil)

  • Mariane Koslinski (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Marília Valsechi (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; DME; São Carlos; SP; Brasil)

  • Mário Augusto Medeiros da Silva (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Sociologia; Campinas; SP; Brasil)

  • Mário Luiz Ferrari Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação Física; Depto. Educação Física e Humanidades; Campinas; SP; Brasil)

  • Mário Nunes (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação Física e Humanidades; Campinas; SP; Brasil)

  • Marissol Prezotto (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores - IBFE; Campinas; SP; Brasil)

  • Marlene Gonçalves (Universidade de São Paulo - USP; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Ribeirão Preto; SP; Brasil)

  • Marlova Caldatto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Departamento de Matemática; Pato Branco; PR; Brasil)

  • Marly Amarilha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Fundamentos e Políticas da Educação; Natal; RN; Brasil)

  • Marta Genú Soares (Universidade do Estado do Pará - UEPA; Artes Corporais; Belém; PA; Brasil)

  • Maurício Érnica (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação, Delart; Campinas; SP; Brasil)

  • Miguel Ribeiro (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Mirian Pacheco Silva (Universidade Federal do ABC - UFABC; Santo André; SP; Brasil)

  • Mirian Warde (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Mônica Ehrenberg (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada; São Paulo; SP; Brasil)

  • Mônica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; CED; Departamento de Metodologia do Ensino; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Nicolau Arco Netto (Universidade de São Paulo - USP; Antropologia Social; São Paulo; SP; Brasil)

  • Noadia Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE; Letras; Recife; PE; Brasil)

  • Norma Trindade (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; FE/DEPRAC; Campinas; SP; Brasil)

  • Odair França de Carvalho (Universidade de Pernambuco - UPE; Educação; Petrolina; PE; Brasil)

  • Paola Fausta Maria Molina (Università di Torino; Dipartimento di Psicologia; Torino; TO; Italia)

  • Paula Baracat de Grande (Universidade Estadual do Paraná - Unespar; Ciências Sociais Aplicadas; Apucarana; PR; Brasil)

  • Paulo Evaldo Fensterseifer (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí; DHE; Ijuí; RS; Brasil)

  • Pedro Cunha Pinto Neto (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Pedro Pagni (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Administração e Supervisão Escolar; Marília; SP; Brasil)

  • Poliana Camargo (Universidade do Sagrado Coração - USC; Centro de Ciências Humanas; Bauru; SP; Brasil)

  • Raquel Borghi (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências de Rio Claro; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Regiane Bertagna (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Instituto de Biociências; Educação; Rio Claro; SP; Brasil)

  • Regina Gualtieri (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; Guarulhos; SP; Brasil)

  • Renata Aspis (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Faculdade de Educação; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Renata Lanza (Prefeitura Municipal de Campinas; Campinas; SP; Brasil)

  • Ricardo Felipe Santos da Costa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Rildo Cosson (Câmara dos Deputados; Cefor; Brasília; DF; Brasil)

  • Roberto Goto (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Departamento de Filosofia e História da Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Rodrigo Barchi (Universidade de Sorocaba - Uniso; Coordenação de Geografia; Sorocaba; SP; Brasil)

  • Rodrigo Bordignon (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Centro de Filosofia e Ciências Humanas; Departamento de Sociologia e Ciência Política; Florianópolis; SC; Brasil)

  • Rodrigo Lopes (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Ciências e Tecnologia; Educação; Presidente Prudente; SP; Brasil)

  • Rodrigo Rosistolato (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Fundamentos da Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Rogério Renovato (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS; Programa de Pós-graduação Stricto Sensu; Ensino em saúde; Dourados; MS; Brasil)

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi (Universidade Federal de Sergipe - UFS; Departamento de Fonoaudiologia; Aracaju; SE; Brasil)

  • Rosvita Bernardes (Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Escola Guignard; Belo Horizonte; MG; Brasil)

  • Russell Scott (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Antropologia e Museologia; Recife; PE; Brasil)

  • Samuel Mendonça (Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Programa de Pós-Graduação em Educação; Campinas; Brasil)

  • Sandra Corazza (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Faculdade de Educação-Departamento de Ensino e Currículo; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Saulo Geber (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Psicologia; Curitiba; PR; Brasil)

  • Selma Venco (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Sérgio Rogério Junqueira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Programa de Teologia; Curitiba; PR; Brasil)

  • Sheila Daniela (Universidade Federal de Goiás - UFG; Goiânia; GO; Brasil)

  • Sheila Oliveira Lima (Universidade Estadual de Londrina - UEL; Letras Vernáculas e Clássicas; Londrina; PR; Brasil)

  • Sheila Walbe Ornstein (University of São Paulo, School of Architecture and Urbanism; Technology of Architecture; São Paulo; SP; Brasil)

  • Silene Fontana (Faculdades Integradas Padre Albino; Curso de Pedagogia; Catanduva; SP; Brasil)

  • Sílvia Figueirôa (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Faculdade de Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Sílvia Grinberg (Universidad Nacional de San Martin; Escuela de Humanidades; General San Martín; Buenos Aires; Argentina)

  • Sílvia Helena Andrade de Brito (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; FACH/PPGEdu; Campo Grande; MS; Brasil)

  • Sílvia Letícia Pereira (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná; Ensino; Foz do Iguaçu; PR; Brasil)

  • Sílvia Nogueira Chaves (Universidade Federal do Pará - UFPA; IEMCI; Belém; PA; Brasil)

  • Sílvia Regina Sigolo (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Psicologia da Educação; Araraquara; SP; Brasil)

  • Sílvia Vallezi (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Simone Meucci (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Curitiba; PR; Brasil)

  • Siomara Moreira Vieira Borba (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Faculdade de Educação; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Sirlene Souza (Faculdade Joaquim Nabuco; Educação; Recife; PE; Brasil)

  • Sônia FuentesMuñoz (Universidad Central; Educación; Santiago; Chile)

  • Sônia Borges (Universidade Veiga de Almeida; Saúde; Rio de Janeiro; RJ; Brasil) Sueli Guadalupe (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Didática; Marília; SP; Brasil)

  • Sueli Palmen (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria Municipal de Educação; Educação Infantil; Campinas; SP; Brasil)

  • Suely Amaral Mello (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp; Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Depto. Didática; Marília; SP; Brasil)

  • Susanna Mantovani (Università degli Studi di Milano-Bicocca; Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione; Milano; MI; Italia)

  • Susel Oliveira da Rosa (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB; Departamento de História; Guarabira; PB; Brasil)

  • Tânia Magalhães (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Tânia Regina de Souza Romero (Universidade Federal de Lavras - UFLA; Departamento de Ciências Humanas; Lavras; MG; Brasil)

  • Tarcísio Pinto (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Educação; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Túlio Cunha Rossi (Universidade Federal Fluminense - UFF; COC; Campos dos Goytacazes; RJ; Brasil)

  • Ulisses Ferreira de Araújo (Universidade de São Paulo - USP; São Paulo; SP; Brasil)

  • Umberto de Andrade Pinto (Universidade Federal de São Paulo - Unifesp; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vagner da Silva (Universidade Federal de Rondônia - UNIR; História; Porto Velho; RO; Brasil)

  • Vanda Mendes Ribeiro (Universidade Cidade de São Paulo; Mestrado Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vanessa Crecci (Faculdade SESI de Educação; Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Vanessa Konopczyk (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp; Campinas; SP; Brasil)

  • Vanessa Martins (Prefeitura Municipal de Campinas; Educação; Campinas; SP; Brasil)

  • Vanessa Sievers de Almeida (Universidade Federal da Bahia - UFBA; Faculdade de Educação, Departamento I; Salvador; BA; Brasil)

  • Vera Maria Vidal Peroni (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Departamento de Estudos especializados; Porto Alegre; RS; Brasil)

  • Vilma Aguiar (Universidade Federal do Paraná - UFPR; Ciência Política; Curitiba; PR; Brasil)

  • Virgínia Cardia Cardoso (Universidade Federal do ABC - UFABC; CMCC; Santo André; SP; Brasil)

  • Vítor Chaves de Souza (Universidade Metodista de São Paulo; PPG Ciências da Religião; Santo André; SP; Brasil)

  • Vivian Batista da Silva (Universidade de São Paulo - USP; Faculdade de Educação; São Paulo; SP; Brasil)

  • Walter Lima (Universidade Federal de Alagoas - UFAL; CEDU; Maceió; AL; Brasil)

  • Wanderley Cardoso de Oliveira (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ; São João del-Rei; MG; Brasil)

  • Wilma Favorito (Instituto Nacional de Educação de Surdos; Departamento de Ensino Superior; Rio de Janeiro; RJ; Brasil)

  • Wilson Alviano Jr. (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; FACED; Juiz de Fora; MG; Brasil)

  • Wilson José Ferreira de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe - UFS; Departamento de Ciências Sociais; São Cristóvão; SE; Brasil)

  • Wivian Weller (Universidade de Brasília - UnB; Faculdade de Educação; Brasília; DF; Brasil)

  • Wladimir Stempniak Mesko (Prefeitura Municipal de Campinas; Secretaria Municipal de Ensino; Campinas; SP; Brasil)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2018
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br