Acessibilidade / Reportar erro

Agradecimentos

Nominata

A Revista Pro-Posições agradece a contribuição dos pesquisadores abaixo, no ano de 2015, de extrema importância para a manutenção da qualidade editorial do periódico.

Adão José Peixoto (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

Adriana Duarte (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Adriana Lia de Laplane (Faculdade de Ciências Medicas, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Alexandre de Freitas (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE, Brasil)

Alexandre Filordi de Carvalho (Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos, SP, Brasil)

Alexandro Paixão (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Alexsandro Rodrigues (Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil)

Alice Bonamino (Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Amanda Gonçalvez (Geografia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG, Brasil)

Ana Angélica Albano (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Ana Cristina Coll Delgado (Departamento de Ciências do Comportamento, Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS, Brasil)

Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Ana Lúcia Guedes-Pinto (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Ana Lúcia Nogueira (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil)

Ana Luiza de Quadros (Química, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Ana Maria Carneiro (Instituto de Geociências da Unicamp - GEOPI/DPCT, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Ana Maria Galvão (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Ana Maria Moreira (Faculdade de Educação, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, DF, Brasil)

Ana Pires do Prado (Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de janeiro, RJ, Brasil)

Anderson Trevisan (Sociologia e Antropologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marília, SP, Brasil)

André Bocchetti (Administração Educacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

André Dalben (Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brasil)

Andreia Militão (Educação, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Dourados, MS, Brasil)

Anete Abramowicz (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Anna Maria Padilha (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Piracicaba, SP, Brasil)

Antonio Alvaro Zuin (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Antonio Augusto Prates (Sociologia, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Antonio Carlos Amorim (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Antonio da Silveira Brasil Jr (Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Antonio Joaquim Severino (Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Universidade Nove de Julho - Uninove, São Paulo, SP, Brasil)

Antonio José Pedroso Neto (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, TO, Brasil)

Aparecida Neri de Souza (Departamento de Ciências Sociais e Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Áurea Guimarães (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Bruno Baronnet (Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana, Xalapa, México)

Cecilia Batista (Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Celso Candido Azambuja (Centro de Ciências Humanas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Porto Alegre, RS, Brasil)

César Augusto de Assis Silva (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap, São Paulo, SP, Brasil)

Cesar Donizetti Pereira Leite (Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Rio Claro, SP, Brasil)

Claudemir Belintane (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Cláudia Maria Ribeiro (Educação, Universidade Federal de Lavras - UFLavras, Lavras, MG, Brasil)

Claudia Ometto (Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep, Piracicaba, SP, Brasil)

Cláudia Vianna (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Claudio Dalbosco (Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo, RS, Brasil)

Claudio Nogueira (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Constança Terezinha Marcondes Cesar (Centro de Educação de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe - UFS, São Cristóvão, SE, Brasil)

Cornelia Eckert (Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Cristiane Machado (Educação, Universidade Cidade de São Paulo - Unicid, São Paulo, SP, Brasil)

Cristiane Maria Marinho (Filosofia, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, CE, Brasil)

Cynthia Andersen Sarti (Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos, SP, Brasil)

Cyntia G. Simões Girotto (Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marilia, SP, Brasil)

Dagmar Elisabeth Meyer (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Dagoberto Buim Arean (Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marilia, SP, Brasil)

Daniela Maria Ferreira (Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE, Brasil)

Danilo Romeu Streck (Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil)

Décio Gatti (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG, Brasil)

Deise Vianna (Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Deize Vieira dos Santos (Letras-LIBRAS, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Diana Mandelert (Departamento de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Divino José Silva (Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Presidente Prudente, SP, Brasil)

Edite Faria (Educação, Universidade do Estado da Bahia - Uneb, Salvador, BA, Brasil)

Eliana de Oliveira (Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil)

Eliana Felipe (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, PA, Brasil)

Elidéa Lúcia Almeida Bernardino (Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Elisabeth Brait (LAEL, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil)

Elizabeth Barros de Barros (Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, VITORIA, ES, Brasil)

Enicéia Gonçalves Mendes (Departamento de Psicologia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Ester Maria Dreher Heuser (Filosofia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Toledo, PR, Brasil)

Fabio Perboni (Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, MS, Brasil)

Fernanda Petrarca (Centro de Educação de Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe - UFS, Aracaju, SE, Brasil)

Fernando Pocahy (Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Fernando Seffner (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, RS, Brasil)

Flaviana Nunes (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil)

Gilberto Icle (Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Giovani Pires (Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

Gisela Wajskop (Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil)

Glaucia Moreira Martins (Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Glicia Gripp (Educação, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Mariana, MG, Brasil)

Gomercindo Ghiggi (Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, RS, Brasil)

Helena Altmann (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Heloisa Lins (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Humberto Luis Inacio (Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

Icleia Thiesen (História, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Ieda Rinaldi (Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá - UEM, Maringá, PR, Brasil)

Ildeu Moreira Coelho (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Departamento de Educação, Universidade Federal de Lavras - UFLavras, Lavras, MG, Brasil)

Isabel Cristina Dib Bariani (Faculdade de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil)

Isabel Lellis (Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Isauro Beltran Nuñez (Praticas Curriculares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil)

Jamil Sierra (Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Setor Litoral, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR, Brasil)

Jane Felipe (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Jane Paiva (Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Janete Magalhães Carvalho (Centro Pedagógico, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil)

Jefferson Mainardes (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil)

Jefferson Olivatto da Silva (Pedagogia, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Guarapuava, PR, Brasil)

João Marcelo Ehlert Maia (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Fundação Getúlio Vargas - FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

João Silva Junior (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

John Cowart Dawsey (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Jordão Horta Nunes (Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

José Gonçalves Gondra (Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Josias Ferreira da Silva (Coordenação de Ciências Humanas, Universidade Estadual de Roraima - UERR, Boa Vista, RR, Brasil)

Julio Roberto Groppa Aquino (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Juslaine Abreu Nogueira (Artes, Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Curitiba, PR, Brasil)

Jussara Cristina Barboza Tortella (Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil)

Karenine de Oliveira Porpino (Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil)

Karina Pagnez (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Katya Braghini (PEPG em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil)

Lalo Watanabe Minto (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Laura Chaluh (Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Rio Claro, SP, Brasil)

Lavinia Magiolino (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Lea das Graças Camargos Anastasiou (Universidade Federal do Paraná - UFPR, Florianópolis, SC, Brasil)

Leoncio Soares (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Leonel Maciel Filho (Campinas, SP, Brasil)

Lilia Ferreira Lobo (Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Fluminense - UFF, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Lilian Freitas Vilela (Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, SP, Brasil)

Lilian Lopes Martin da Silva (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Livia Brasileiro (Escola Superior de Educação Física, Universidade de Pernambuco - UPE, Recife, PE, Brasil)

Lodenir Karnopp (Departamento de Estudos Especializados, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Lourival José Martins Filho (Centro de Ciências da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC, Florianópolis, SC, Brasil)

Lucia Avelar (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, São Paulo, SP, Brasil)

Luciana Marcassa (Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

Luciane Maria Schlindwein (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Luciano Campos da Silva (Departamento de Educação, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil)

Luciene Regina Paulino Tognetta (Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Araraquara, SP, Brasil)

Luís Antonio Groppo (Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Alfenas - Unifal, Alfenas, MG, Brasil)

Luís Henrique dos Santos (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Luzia Batista de Oliveira Silva (PPG Educação, Universidade São Francisco - USF, Itatiba, SP, Brasil)

Mara Coelho de Souza Lago (Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

Marcelo Andrade Pereira (Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil)

Marcelo Dias Pereira (Centro Universitário da FEI, São Paulo, SP, Brasil)

Márcia Aparecida Jacomini (Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos, SP, Brasil)

Marcia Reami Pechula (Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, Brasil)

Marcos Cezar de Freitas (Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos, SP, Brasil)

Marcos Fabio Alexandre Nicolau (Curso de Filosofia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE, Brasil)

Marcus da Cunha (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil)

Maria Amália de Almeida Cunha (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco (Educação, Universidade Católica de Santos - Unisantos, Santos, SP, Brasil)

Maria Angela Borges Salvadori (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Maria Cecília Günther (Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil)

Maria Cristina da Silva Tempesta (Direção, Colégio Progresso, Campinas, SP, Brasil)

Maria Cristina de Gouvea (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, belo Horizonte, MG, Brasil)

Maria das Graças Sandi Magalhães (, Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, São José dos Campos, SP, Brasil)

Maria de Fátima Matos de Souza (Centro de Formação Interdisciplinar, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Santarém, PA, Brasil)

Maria do Carmo Martins (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Maria Helena Camara Bastos (Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Maria Helena Souza Patto (Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza (Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Maria Inês Petrucci dos Santos Rosa (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Maria Iolanda Monteiro (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Maria Ligia Barbosa (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Maria Luiza Tanure Alves (Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Maria Manuela Martins Soares David (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Maria Margarida Machado (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

Maria Silvia da Rocha (Programa de Pós-graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil)

Maria Teresa Miceli Kerbauy (Antropologia, Política e Filosofia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Araraquara, SP, Brasil)

Marília de Carvalho (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

Marinalva Vieira Barbosa (Programa de Mestrado em Educação e do Profletras, Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG, Brasil)

Marinez Passos (Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brasil)

Mario Grynspan (História, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil)

Marisa Cristina Costa (Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Canoas, RS, Brasil)

Marly Amarilha (Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil)

Mauricio Ernica (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Maximiliano Valério López (Departamento de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Juiz de Fora, MG, Brasil)

Moacir Gadotti (Presidente de Honra, Instituto Paulo Freire, São Paulo, SP, Brasil)

Muryatan Santana Barbosa (Humanidades e Relações Internacionais, Universidade Federal do ABC - UFABC, São Paulo, SP, Brasil)

Nilson Fernandes Dinis (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Nubio Delanne Ferraz Mafra (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brasil)

Odilon José Roble (Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Olgaíses Maués (Centro de Educação, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, PA, Brasil)

Otavio Aloisio Maldaner (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui, Ijui, RS, Brasil)

Paloma Pegolo Albuquerque (Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, MG, Brasil)

Paolo Nosella (Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Pedro Pagni (Administração e Supervisão Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Marília, SP, Brasil)

Pedro Rosas Magrini (Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

Poliana Camargo (Centro de Ciências Humanas, Universidade do Sagrado Coração - USC, Bauru, SP, Brasil)

Regina Helena de Freitas Campos (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Renata Sieiro Fernandes (Educação, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal, Americana, SP, Brasil)

Renê José Trentin Silveira (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Ricardo de Castro e Silva (Taba-espaço de vivência e convivência do adolescente, Campinas, SP, Brasil)

Rita Cristofoleti (Educação, Faculdade Cenecista de Capivari, Capivari, SP, Brasil)

Rita de Cássia Oliveira (Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil)

Roberto Tadeu Iaochite (Instituto de Biociências de Rio Claro, Departamento de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Rio Claro, SP, Brasil)

Rodrigo Rosistolato (Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Rogerio Schlegel (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Guarulhos, SP, Brasil)

Rosa Fátima de Souza (Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Araraquara, SP, Brasil)

Rosa Maria Bueno Fischer (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Rosalia Maria Duarte (Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Roseli Mello (Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Rosemary Dore Heijmans (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

Saddo Ag Almouloud (Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil)

Sandra Corazza (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins (Educação Especial, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Bauru, SP, Brasil)

Sandra Leite (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Sandra Ziegler (, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, Buenos Aires, , Argentina)

Sebastian Fuentes (Programa Educación, Conocimiento y Sociedad, CONICET; Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, Buenos Aires, , Argentina)

Selma Alves Pantoja (Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, DF, Brasil)

Sergio de Mello Arruda (Centro de Ciências Exatas - Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, PR, Brasil)

Silene Fontana (Curso de Pedagogia, Faculdades Integradas Padre Albino, Catanduva, SP, Brasil)

Silvia Cristina Franco do Amaral (Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Silvia Maria da Silva (Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG, Brasil)

Simone Magalhães Brito (Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, PB, Brasil)

Sonia Fuentes Muñoz (Educación, Universidad Central, Santiago, Chile)

Sonia Kramer (Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Sonia Lopes Victor (Educação de Surdos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória, ES, Brasil)

Sylvio Costa (Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil)

Tânia Maria Santana de Rose (Psicologia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil)

Telma Pileggi Vinha (Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, SP, Brasil)

Terezinha da Nóbrega (Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil)

Ulisses Ferreira de Araújo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo - USP/Leste, São Paulo, SP, Brasil)

Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende (Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG, Brasil)

Valéria Figueiredo (Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás - UFG, Goiânia, GO, Brasil)

Vanusa Kerscner (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Frederico Westphalen, RS, Brasil)

Victoria Gessaghi (CONICET, Buenos Aires, Argentina)

Virginia Cardia Cardoso (Centro de Matemática, Computação e Cognição, Universidade Federal do ABC - UFABC, Santo André, SP, Brasil)

Walter Lima (Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil)

Wilson Mesquita de Almeida (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do ABC - UFABC, São Paulo, SP, Brasil)

Zoia Prestes (Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2016
UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br