Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Com muita alegria, anunciamos a divulgação de mais um fascículo do BOLEMA e, desta vez, temos mais uma novidade.

Com muito trabalho e dedicação - seja da equipe do BOLEMA, seja dos autores e pareceristas, que cooperam de maneira muito eficiente e ágil durante o processo de submissão e revisão dos artigos -, nossa Revista alcançou e manteve a tão almejada periodicidade no ramo editorial há quase duas décadas, o que muito nos orgulha.

Atingida essa meta, seguimos com a ampliação do Periódico. Iniciado em formato jornal e passando pelos formatos impressos - datilografado e digitado -, acabamos por assumir a versão exclusivamente online em 2013. Este foi um marco importante para o BOLEMA, pois nos possibilitou disponibilizar o Boletim de modo gratuito, concentrar nossos esforços na qualidade dos artigos publicados e ampliar o número de publicações anuais.

Tendo sempre em vista os objetivos do BOLEMA - de divulgar a produção científica em Educação Matemática com qualidade e rapidez -, agora damos mais um passo, assumindo a modalidade de Publicação Avançada de Artigos (PAA), mais conhecida no mundo editorial de revistas científicas como Ahead of Print (AOP).

A modalidade de Publicação Avançada de Artigos divulga artigos antes da composição final do número do qual farão parte. Quando o conjunto de artigos da edição estiver publicado, compõe-se o número correspondente. O objetivo é contribuir para o avanço da pesquisa científica por meio da rápida comunicação dos resultados, uma vez que, com isso, os artigos são liberados com antecedência para acesso, citação e indexação.

Como primeiro exercício em direção a essa modalidade, divulgamos os artigos da edição de agosto alguns meses adiantados. Nela, poderão ser encontrados artigos dos mais variados temas, tais como História da Matemática, Movimentos de Teorização na/da Educação Matemática, Etnomatemática, Relações entre Arte e Educação Matemática, Educação Matemática em Nível Superior, entre outros.

Em especial, gostaríamos de dar destaque ao artigo “A Educação Matemática Muda”, por ser a primeira produção em periódico oriunda da tese de doutorado “A Quinta História: composições da educação matemática como área de pesquisa”, ganhadora do Prêmio CAPES de Teses de 2015 na área de Ensino, cuja resenha também pode ser encontrada nesta edição. Aproveitamos para agradecer seu autor, Filipe Santos Fernandes, pela confiança ao nos escolher para divulgar tão importante trabalho.

Enfim, há muito o que explorar nessa edição. Boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Aug 2016
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com