Acessibilidade / Reportar erro

EDITORIAL

Caro(a) Leitor(a),

A edição especial do BOLEMA Pesquisas e Práticas Efetivas em Educação Matemática, em comemoração aos 30 anos da revista, se mostrou para mim um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande satisfação. Quando convidada para ser editora desse número, o tema já estava decidido e, então, passei a refletir sobre o que seriam pesquisas e práticas efetivas no contexto da Educação Matemática, para que, assim, pudesse, futuramente, dialogar com os autores e pareceristas.

A ideia de pesquisa, para mim, não está dissociada da ideia de prática e, em concordância com Ubiratan D'Ambrosio, a compreendo como a “interface interativa” entre a teoria e a prática. Para Paulo Freire, não existe pesquisa sem ensino e ensino sem pesquisa, quando consideramos o contexto educacional, visto que neste subjaz uma relação dialógica e crítica, a qual é permeada pela prática reflexiva. Nesse sentido, enquanto educadora matemática, entendo pesquisa e prática como um processo encadeado, porém não linear. Pesquisamos, colocamos em prática, investigamos acerca da prática, em um caminhar em sinergia com as teorias adotadas e por vezes, buscamos outras compreensões ao longo do percurso, a partir da reflexão crítica da relação entre teoria e prática.

Os aspectos mencionados anteriormente aparecem, de uma forma ou de outra, nos textos dessa edição especial, que recebeu 58 artigos, em uma chamada que durou um mês. Tal fato evidencia, para mim, o quanto a nossa comunidade trabalha e anseia por compartilhar os resultados obtidos, para, com isso, contribuir com a área, com outras práticas e pesquisas e, desse modo, com o movimento da Educação Matemática. Com esse montante de artigos em mãos, coube a mim contatar os pareceristas ad hoc (e foram muitos, os quais agradeço pela colaboração!), para dar início à avaliação. No final do processo, tivemos 27 artigos aprovados para essa edição especial e, dentre eles, há uma diversidade de concepções de prática, além de possibilidades distintas de pesquisa.

Em tais artigos, temos pesquisas sendo feitas a partir de práticas e práticas sendo realizadas para que pesquisas se concretizem. Os trabalhos foram embasados por diferentes teorias, mais especificamente, observa-se que existem os que exploram as pesquisas e práticas no contexto da Etnomatemática, das Tecnologias Digitais, da História da Educação Matemática e da Resolução de Problemas. Há também textos que discutem a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática, em diferentes aspectos, seja considerando um conceito específico, uma área da Matemática ou uma abordagem metodológica. Além desses, nota-se aqueles que discutem a questão da educação inclusiva e ainda outros que discutem acerca de práticas de pesquisa, práticas escolares e práticas efetivas no contexto da Educação Matemática. Assim, todas essas temáticas fazem parte do rol de artigos que compõe essa edição do BOLEMA. Ademais, as práticas e pesquisas exploram desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, passando inclusive pela Educação de Jovens e Adultos, o que evidencia a pluralidade de contextos, nos quais estão ocorrendo as pesquisas e práticas efetivas em Educação Matemática. Além disso, embora a maior parte das pesquisas e práticas serem realizadas em solo brasileiro, temos duas que aconteceram em território internacional.

No que tange às metodologias de pesquisa, essas são diversificadas e tivemos ainda abordagens, como a História Oral, que foram utilizadas tanto como metodologia quanto como perspectiva didático-pedagógica, o que nos revela olhares e possibilidades distintas em trabalhos da nossa área.

Diante de todas essas constatações, espero que com essa edição tenhamos um retrato do que vem sendo as pesquisas e práticas efetivas realizadas por educadores matemáticos de diferentes partes, mostrando a diversidade dos trabalhos empreendidos e ainda contribuindo para que novas pesquisas e práticas efetivas sejam desenvolvidas.

Ana Paula dos Santos Malheiros
Editora convidada para a edição especial do BOLEMA - Pesquisas e Práticas Efetivas em
Educação Matemática

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2015
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com