Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

2014 é um ano de festa para a equipe do Bolema: celebramos 30 anos de muito trabalho e dedicação. Em meio a essa grande comemoração, agradecemos - e muito - a todos que, de algum modo, contribuíram e contribuem com nosso Boletim.

O Bolema iniciou sua trajetória pequeno, em formato de jornal, criado por alunos de pós-graduação. E aqui é importante destacar a importância da então aluna Regina Luzia Corio de Buriasco, uma das idealizadoras do boletim, hoje uma grande pesquisadora em Educação Matemática e companheira de trabalho no conselho editorial de nosso periódico.

A Profa. Buriasco não é a única que integrou e se mantém em nossa equipe. São muitos os que, tamanho o carinho com nossa revista, permaneceram contribuindo de alguma forma, seja administrativamente ou em questões de aconselhamento acadêmico. A todos esses que contribuíram e contribuem para a realização desse sonho de 30 anos atrás, nosso muito obrigado.

Do formato jornal, nosso boletim passou ao formato revista em sua quarta edição, com um total de 4 artigos. Em 2014, mais de 60 artigos foram distribuídos em 3 edições.

Com esse crescimento, buscando divulgar artigos de qualidade cada vez mais rapidamente, no ano passado passamos a operar somente com a versão digital da revista. Com isso, pudemos disponibilizar o boletim de modo gratuito, concentrar nossos esforços na qualidade dos artigos publicados e ampliar o número de publicações anuais.

Por conta dessa mudança, pudemos traçar como meta - já quase alcançada –a de, em um único ano, realizarmos o processo completo de tramitação de todos os artigos submetidos, desde sua submissão à sua publicação, o que envolve um longo caminho nos bastidores junto aos nossos consultores e diversos revisores - acadêmicos, de texto, de formatação etc.

Para que isso seja possível temos muito a agradecer aos diretores executivos - Washington Campos Marques, Camila Libanori Bernardino e, mais recentemente, Vanessa Cerignoni Benites - que têm trabalhado com um fluxo muito grande de artigos, acompanhando todo seu processo de revisão, realizado nos bastidores da revista, entre a submissão e sua publicação.

Também agradecemos aos avaliadores do conselho consultivo e àqueles ad hoc, que têm nos ajudado imensamente, dado o enorme número de artigos submetidos, hoje já em algarismos de 3 dígitos anuais, que demandam, no mínimo, o dobro de consultores, dado nosso sistema de avaliação por pares. Como de praxe, publicamos nesta primeira edição do ano uma nominata de todos esses avaliadores ad hoc, essenciais para a manutenção de nossa periodicidade e para a rápida tramitação de artigos.

O Bolema, com 30 anos de existência, está em uma fase de maturidade, forte para seguir em frente sempre inovando, já com uma extensa bagagem que o ajuda a tomar decisões sobre quais caminhos percorrer. Ao ter sido lançado apenas um ano após a criação do primeiro programa de pós-graduação em Educação Matemática brasileiro, sua história se confunde, por vezes, com a própria história da Educação Matemática no Brasil. Seus artigos abordam os mais variados temas em Educação Matemática, o que pode ser percebido em cada uma de suas edições.

Neste fascículo a história não é diferente. O leitor poderá acessar 20 artigos inéditos e 3 resenhas, que tratam dos mais variados temas, desde perspectivas inovadoras na área - como a “insubordinação criativa”, movimentações da Educação Matemática à luz da Filosofia da Diferença e estudos em torno de grandes programas brasileiros como o Pibid, - até outros já mais consagrados - como Etnomatemática, Didática Francesa, formação inicial e continuada do licenciando, História da Matemática, relações entre currículo e ensino, Modelagem Matemática, Educação Estatística, História Oral, ensino e aprendizagem de Matemática, concepções de professores de Matemática etc.

Para nós, é uma honra contar com essa diversidade, que atesta a criatividade da produção em Educação Matemática e registra os modos como temos preenchido e criado espaços no nosso campo de estudos. Os esforços do BOLEMA para publicar novas temáticas e apostar em novas formas, mantendo, ao mesmo tempo, a divulgação de textos críticos e criadores em relação a temáticas já consolidadas talvez seja uma prova de que, no BOLEMA, tradição e inovação se encontram para permitir e motivar diálogos constantes e cada vez mais produtivos.

Enfim, há muito o que ser explorado nessa edição. Boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2015
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com