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EDITORIAL

Com este fascículo iniciamos o vigésimo sétimo ano de atividades do Boletim de Educação Matemática.

É fundamental registrarmos que a regularidade na distribuição do BOLEMA e a possibilidade de continuarmos cumprindo nossos compromissos com a comunidade de educadores matemáticos devem-se a dois fatores que julgamos essenciais: às verbas que nos têm sido viabilizadas por editais como os do CNPq/CAPES e da PROPE - Pró-reitoria de Pesquisa da UNESP; e ao conjunto de consultores - titulares e adhocs - que não têm poupado esforços para atender às nossas solicitações. A divulgação cuidadosa e regular de nossos artigos em databases e indexadores reconhecidos internacionalmente - como o SciELO, a Redalyc, o JCR-Web of knowledge, o CAPES-periódicos e o SCOPUS, dentre outros - é, também, fator preponderante a garantir a continuidade e a qualidade da produção que o BOLEMA vem divulgando. A eles - agências de fomento, consultores, indexadores e databases - nossa equipe editorial agradece imensamente.

A quantidade de artigos que temos recebido para apreciação nos obrigou a limitar o período de submissão de novos manuscritos que, a partir deste ano de 2013, ficará restrito aos meses de abril a junho. As edições especiais manterão seu cronograma próprio. Dentre essas edições temáticas especiais já estão programadas duas: uma relativa aos Mestrados Profissionais vinculados ao Ensino de Matemática e seus produtos educacionais (já em fase de finalização, com publicação prevista para agosto deste ano) e a edição relativa ao uso de memoriais, em suas várias formas, na pesquisa em Educação Matemática (cujo call for papers será publicado em breve, e sua publicação efetiva está prevista para agosto de 2014).

Nesta quadragésima quinta edição do BOLEMA divulgamos 14 artigos originais e 03 resenhas. Os artigos se inscrevem nas mais distintas tendências da atual pesquisa em Educação Matemática (tratam do vínculo entre as Histórias - da Matemática, da Educação e da Educação Matemática - para a formação de professores de Matemática; da resolução de problemas; da modelagem matemática; das questões relativas à linguagem e seu papel na Educação Matemática; das competências técnicas e pedagógicas dos professores de Matemática; de provas e refutações; de softwares para ensino de Matemática; de alfabetização matemática; do chamado pensamento matemático avançado - abordando tópicos como integrabilidade e diferenciabilidade de funções etc.); seus autores estão vinculados às mais distintas instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras (o fascículo traz contribuições de pesquisadores brasileiros dos estados do Paraná, Bahia, Ceará, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraíba; além de pesquisadores de países como México, Chile, Colômbia, Turquia e Espanha). A pluralidade de enfoques e a diversidade de contextos socioculturais nos quais os autores estão distribuídos revelam a vitalidade da produção da Educação Matemática que o BOLEMA, até onde chegam nossas possibilidades, tem tentado apoiar, promover e divulgar.

O Editor

Dedicamos esta edição do BOLEMA ao colega Edilson Roberto Pacheco (1963 - 2013)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Jul 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
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