Acessibilidade / Reportar erro

Análise morfológica e morfométrica da colite induzida por ácido acético, em ratos, e tratada com extratos vegetais (Myracrodruon urundeuva Fr. All.)

ANÁLISE MORFOLÓGICA E MORFOMÉTRICA DA COLITE INDUZIDA POR ÁCIDO ACÉTICO, EM RATOS, E TRATADA COM EXTRATOS VEGETAIS (Myracrodruon urundeuva Fr. All.)

RODRIGUES LV,

MATOS D,

VIANA GSB,

FERREIRA FVA,

JULIANO Y,

NOVO NF,

NIGRO AJT

RESUMO:Objetivo: Verificar o efeito do extrato de aroeira-do-sertão na colite difusa induzida por ácido acético, em ratos. Métodos: Amostra: Foram utilizados 280 ratos de Wistar, machos, com peso médio de 250 g, distribuídos em quatro grupos com 70 animais cada, conforme a substância utilizada: aroeira 10%, aroeira 20%, 5-ASA (ácido 5-amino-2-hidróxibenzóico) e veículo (carboximetilcelulose, controle). Procedimentos: A indução da colite foi feita pela aplicação de 0,5 ml da solução a 10% de ácido acético, por via retal. O tratamento foi feito pela administração de enemas de 1 ml das respectivas substâncias diariamente, com início 24 horas após a indução da colite. Foram estudados aspectos morfológicos (edema, úlceras, etc.) e morfométricos (resto celular, necrose, polimorfonucleares, colágeno etc.) pertinentes à indução e reparo da colite no segmento retocolônico esquerdo, nos períodos 1, 3, 5, 7, 14, 21 e 60, após a indução da colite. Resultados: Houve persistência significante de edema (período 5), exsudato (período 21), úlcera e fibrose (período 60) no grupo veículo em relação aos demais. No período 60, houve maior número de células caliciformes e absortivas nos animais tratados, em relação ao grupo veículo. Conclusão: O extrato de aroeira-do-sertão tem efeito antiinflamatório e antiulcerogêncio na colite difusa induzida por ácido acético.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Mar 2001
  • Data do Fascículo
    2000
Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia https://actacirbras.com.br/ - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actacirbras@gmail.com