Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Desde fevereiro de 2005 tiveram início as atividades da nova diretoria da Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP). Como é de praxe, a primeira providência foi tomar ciência detalhadamente da situação da SBSP e da Revista Brasileira de Botânica (RBB), principalmente sob ponto de vista administrativo, financeiro e científico. Evidenciou-se nitidamente que a gestão anterior realizou um trabalho de excelente qualidade sob todos os aspectos, legando à comunidade científica uma sociedade administrativamente disciplinada, com situação financeira favorável e amplamente reconhecida no Brasil e no exterior pela sua relevância na Botânica. Os números crescentes de excelentes artigos publicados pela RBB, o êxito dos eventos científicos realizados durante as duas gestões e as numerosas visitas ao "site" da SBSP, entre outros aspectos, confirmam essas constatações. Sentimo-nos honrados em podermos dar continuidade ao trabalho e esperamos corresponder às expectativas.

A nossa admiração favorável deve-se ao fato de freqüentemente observarmos situações contrárias, nas quais a manutenção da qualidade científica e periodicidade das publicações têm sido um trabalho hercúleo diante da limitação de recursos e às vezes, da falta de pessoas que possam oferecer a sua contribuição às revistas. Nesse particular a SBSP e a RBB têm sido privilegiadas, contado com equipes entusiasmadas, experientes, preocupadas com a qualidade científica e, acima de tudo, abnegadas, que não medem tempo nem esforços para executarem as suas atribuições. Dedicamos um voto de louvor a todos que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade.

Tendo em vista que o resultados foram muito bons, consideramos adequado reconduzirmos alguns membros das gestões anteriores. A Diretoria da SBSP terá a seguinte composição: Presidente: Iracema Helena Schoenlein-Crusius (Instituto de Botânica, SP), Vice-Presidente: Solange Mazzoni-Viveiros (Instituto de Botânica, SP), Secretário: Marco Aurélio Silva Tiné (Instituto de Botânica, SP), Secretária Assistente: Márcia Inês M. Silveira Lopes (Instituto de Botânica, SP), Tesoureira: Regina Maria de Moraes (Instituto de Botânica, SP) e Tesoureira-assistente: Carolina Gasch Moreira (Instituto de Botânica, SP).

Parte da diretoria já foi a Piracicaba, SP, para conhecer o local do próximo congresso da SBSP e conversar informalmente sobre a programação científica. O evento será realizado em 2006, e o grupo da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) liderado pela Profa. Dra. Simone Godoi já está trabalhando na organização. Além das atividades que proporcionarão aos participantes do congresso a oportunidade de conhecerem a vanguarda da pesquisa científica, haverá também espaço para discutir aspectos ligados ao ensino de Botânica, possibilitando maior participação de professores e docentes nos debates ligados à área de Educação e formação de recursos humanos, inclusive avaliando em que aspectos a RBB poderia contribuir para melhorar e atualizar informações didáticas acadêmicas e científicas.

A manutenção da excelente qualidade científica da RBB é muito importante para a comunidade botânica que escolhe essa revista para transformar a sua produtividade científica em artigos publicados. Publicar na RBB significa divulgar o trabalho em uma revista Qualis A, internacional (na classificação da CAPES). Por outro lado, para a RBB, as contribuições de tantos expoentes da Botânica brasileira têm sido relevantes para consolidar ainda mais o seu valor para a Ciência! Publicar na RBB também significa divulgar o trabalho por via eletrônica, através da página do Scielo / FAPESP. Aliás, na presente gestão está sendo reconduzido o Editor Eletrônico Dr. Miguel José Minhoto (Instituto de Botânica, SP), que cuida da interface RBB / Scielo.

Para garantirmos a manutenção da ótima qualidade do trabalho editorial permanecerá o Dr. Fábio de Barros como Editor-chefe. Dos editores assistentes que atuaram em 2004, permanecem o Dr. Cláudio J. Barbedo, a Dra. Lucia Rossi e a Dra. Solange C. Mazzoni-Viveiros e saiu o Dr. Marcos S. Buckeridge, substituído pela Dra. Denise de Campos Bicudo. Quanto aos editores de área, cinco terminaram seu mandato no início de 2005 - Drs. Flávio A. Maës dos Santos (Unicamp), L. Patrícia C. Morellato (Unesp/Rio Claro), Orlando Necchi Júnior (Unesp/S. José do Rio Preto), Paulo Eugênio A. M. de Oliveira (UFU) e Renato de Mello-Silva (USP) - sendo substituídos, respectivamente, pelos Drs. John Du Vall Hay (UNB), Marco Aurélio Pizo (Unisinos), Estela M. Plastino (USP), Isabel Cristina S. Machado (UFPE) e Eduardo L. Borba (UEFS). Externamos, aqui, nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos que saem e damos nossas boas vindas aos que assumem.

No presente fascículo há uma mostra bem variada de artigos científicos em Botânica, abrangendo desde Algas até Fanerógamas (exceto fungos e Briófitas), várias sub-áreas do conhecimento, como Taxonomia e Florística, Ecologia (Fitossociologia, Biologia Reprodutiva, etc.), Fisiologia e Anatomia, e diferentes tipos vegetacionais (Cerrado, Floresta Amazônica, Floresta Atlântica, Campos rupestres, Floresta Estacional, e, mesmo, corpos d´água). Além disso, entre os autores dos artigos, estão presentes pesquisadores de todas as regiões do Brasil, representadas pelos estados do Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de dois autores estrangeiros, um dos Estados Unidos e outro da Suíça. Ou seja, a RBB continua representando uma mescla bastante variada em todos os aspectos e se mantém como uma mostra do melhor que é produzido pelos botânicos em nosso país.

Iracema H. Schoenlein-Crusius

Presidente da SBSP

Fábio de Barros

Editor-chefe da RBB

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    31 Out 2005
  • Data do Fascículo
    Mar 2005
Sociedade Botânica de São Paulo Caixa Postal 57088, 04089-972 São Paulo SP - Brasil, Tel.: (55 11) 5584-6300 - ext. 225, Fax: (55 11) 577.3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: brazbot@gmail.com