Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças na revista em 2014

RBGO: Updates for 2014

Iniciamos o ano introduzindo mudanças importantes para a Revista. Inicialmente, por solicitação da base de dados SciELO, o Conselho Editorial deverá ser modificado. As modificações serão norteadas pelos critérios explicados a seguir. O Conselho Editorial deverá ser formado necessariamente por pesquisadores com publicações em periódicos que estão incluídos nas bases de dados SciELO e PubMed e na própria revista. Deverá também manter proporcionalidade com a distribuição geográfica das publicações72. Andrade JM. [Publication databases and Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia]. Rev Bras Ginecol Obstet. 2012;34(9):395-6. Portuguese. , além do equilíbrio entre as várias áreas da nossa especialidade. Um novo grupo de Editores Associados deverá também ser selecionado, levando em consideração as respectivas áreas de atuação e as interfaces com instituições do exterior. Desde já, a Revista agradece a ajuda prestada por todos os membros do Conselho Editorial na última década, assim como o grupo de Editores Associados que foi fundamental para a definição dos rumos da RBGO. Devido ao sistema de revisão por pares adotado pela RBGO, os trabalhos submetidos devem ser analisados por revisores com experiência na área do trabalho submetido. Por este motivo, frequentemente a editoria conta com a colaboração de pesquisadores não listados no Conselho Editorial. Nos últimos 2 anos, mais de 250 revisores, além dos membros do conselho Editorial, colaboraram para a análise dos 615 trabalhos submetidos à publicação neste mesmo período.

Entre as metas para 2013 estava a publicação de pelo menos 20% dos trabalhos em inglês e ampliação do número de trabalhos com autoria ou coautoria de pesquisadores do exterior. Ambas as metas foram amplamente superadas, pois neste período foram publicados 28 trabalhos em inglês, dos quais a metade teve participação de autores do exterior. Como foi destacado em outro editorial, a publicação de trabalhos em inglês tornará a produção científica publicada na revista mais lida e citada e, portanto, continuará sendo estimulada. No entanto, é preciso lembrar que "a linguagem empregada seja adequada para estimular a leitura, ao invés de inibi-la, o que certamente ocorrerá com textos inadequadamente vertidos para o inglês"81. Andrade JM. [To improve the visibility of Brazilian papers in obstetrics and gynecology]. Rev Bras Ginecol Obstet. 2011;33(2):63-7. Portuguese. .

Atendendo às solicitações de muitos leitores e pesquisadores, será incentivada a publicação de Revisões, Revisões Sistemáticas e Metanálises até o limite de uma em cada fascículo. Para isso serão introduzidas modificações nas normas para esta modalidade de texto. Quanto aos aspectos formais, não haverá modificações em relação ao que consta das Instruções para Autores93. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia [Internet]. Instruções para Autores [citado 2013 Dez 5]. Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/rbgo/pinstruc.htm>
Disponível em: <http://www.scielo.br/rev...
. No entanto, o número máximo de autores será de cinco, podendo ser incluídos até dois coautores ainda sem publicações na área, mas com vinculo com a mesma instituição ou grupo de pesquisa (pós-graduandos e residentes). Fica mantida a exigência de que os autores seniores tenham publicações relacionadas ao tema em revistas indexadas, como consta atualmente das Instruções. A seleção destes trabalhos será feita por revisores conforme as normas da revista.

Referências

  • 1
    Andrade JM. [To improve the visibility of Brazilian papers in obstetrics and gynecology]. Rev Bras Ginecol Obstet. 2011;33(2):63-7. Portuguese.
  • 2
    Andrade JM. [Publication databases and Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia]. Rev Bras Ginecol Obstet. 2012;34(9):395-6. Portuguese.
  • 3
    Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia [Internet]. Instruções para Autores [citado 2013 Dez 5]. Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/rbgo/pinstruc.htm>
    » Disponível em: <http://www.scielo.br/revistas/rbgo/pinstruc.htm>

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan 2014

Histórico

  • Recebido
    02 Jan 2014
  • Aceito
    21 Jan 2014
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br