Acessibilidade / Reportar erro

Tomografia computadorizada helicoidal dos seios paranasais na criança: avaliação das sinusopatias inflamatórias

Resumos de Teses

Tomografia computadorizada helicoidal dos seios paranasais na criança. Avaliação das sinusopatias inflamatórias.

Autor: Luiz Dias Dutra.

Orientador: Edson Marchiori.

Tese de Mestrado. UFRJ, 2001.

Neste estudo foi feita uma avaliação retrospectiva de 71 casos selecionados de pacientes pediátricos, maiores de um ano e menores de sete anos de idade, que realizaram exame de tomografia computadorizada espiral dos seios paranasais no período de março de 1997 a abril de 1998, apresentando quadro clínico de sinusopatia inflamatória aguda recorrente e sinusopatia inflamatória crônica. Correlacionamos os quadros clínicos com os achados da tomografia computadorizada espiral, avaliando a pneumatização dos seios paranasais, os complexos óstio-meatais, as variações anatômicas, o estado da superfície mucosa e a extensão lesional.

Os achados tomográficos de maior prevalência foram o velamento total ou parcial de uma ou mais cavidades paranasais (92,9%), seguido de hipertrofia da mucosa de revestimento (67,6%). Observou-se, na maioria dos casos, associação entre a sinusopatia inflamatória e a obstrução dos complexos óstio-meatais (53,5%). As variações anatômicas estavam presentes já a partir de um ano, com predomínio dos desvios do septo nasal (14,1%), estando correlacionadas às sinusopatias inflamatórias em cerca de 71% dos pacientes.

Em síntese, a tomografia computadorizada espiral é um ótimo método para avaliação das cavidades nasais e dos seios paranasais na criança e abre novas perspectivas para o tratamento cirúrgico ¾ cirurgia endoscópica ¾ neste grupo etário, por permitir uma minuciosa avaliação anatômica dessas regiões.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem Av. Paulista, 37 - 7º andar - conjunto 71, 01311-902 - São Paulo - SP, Tel.: +55 11 3372-4541, Fax: 3285-1690, Fax: +55 11 3285-1690 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: radiologiabrasileira@cbr.org.br