Acessibilidade / Reportar erro

Proposta metodológica para ensino de micro-biologia do solo

A methodological proposal for a practical teaching of soil microbiology

Resumos

A conseqüência mais interessante de inserir pesquisa no ambiente de atividade educacional é a assimilação do conceito de conhecimento como uma construção teórica compartilhada pela comunidade científica. A idéia de conhecimento temporário e subjetivo deve ser desenvolvida na sala de aula. Mas, como um problema pode ser criado durante o desenvolvimento do conteúdo? Em Microbiologia Agrícola da Faculdade de Ciências Agropecuárias (Universidad Nacional de Entre Ríos), foi desenvolvido um trabalho de grupo durante cinco anos. Este trabalho foi caracterizado pelo princípio metodológico da resolução de problemas para auxiliar o processo de aprendizagem. Na sala de aula, os professores coordenaram as atividades e os estudantes desenvolveram e projetaram a experiência, baseando-se nos problemas levantados para obter resultados. Depois de analisados e discutidos, verificou-se que novos problemas e questões surgiram. Este método foi avaliado por meio de entrevista com os alunos leva a crer que sua utilização em sala de aula, tenha tornado a aprendizagem mais significativa.

metodologia do ensino; microbiologia do solo


The most interesting effect of introducing research into teaching is the assimilation of knowledge as a theoretical construction shared by the scientific community. The idea of temporary and subjective knowledge must be developed in the classroom. But, how can doubt arise during the study of a subject? At the Agricultural Microbiology Course at Faculty of Agricultural Sciences (Universidad Nacional de Entre Ríos) a team work has been conducted for five years, characterized by the use of problem-solving to motivate the learning process. In the classroom, teachers co-ordinate activities and students design experiments based on the outlined problems in order to obtain results. These results are analyzed and discussed, followed by new problems and new questions. This methodology has been evaluated and it has been concluded that learning thus acquired may be more significant.

teaching methodology; soil microbiology


SEÇÃO VII - ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO

A methodological proposal for a practical teaching of soil microbiology(1 (1 ) Summary presented at the XXVII Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo. )

Proposta metodológica para ensino de micro-biologia do solo

S. M. BenintendeI; C. I. SánchezII; M. A. SterrenII

IProfesora Titular Microbiología Agrícola Facultad de Ciencias Agropecuarias, Universidad Nacional de Entre Ríos - UNER. CC 24 Caixa Postal 3100 Paraná, Entre Ríos, Argentina. E mail: silviab@fca.uner.edu.ar

IIAuxiliar de Docencia Facultad de Ciencias Agropecuarias, UNER. E mails: cecilias@fca.uner.edu.ar; Auxiliar de Docencia Facultad de Ciencias Agropecuarias. UNER. E mail: msterren@fca.uner.edu.ar

SUMMARY

The most interesting effect of introducing research into teaching is the assimilation of knowledge as a theoretical construction shared by the scientific community. The idea of temporary and subjective knowledge must be developed in the classroom. But, how can doubt arise during the study of a subject? At the Agricultural Microbiology Course at Faculty of Agricultural Sciences (Universidad Nacional de Entre Ríos) a team work has been conducted for five years, characterized by the use of problem-solving to motivate the learning process. In the classroom, teachers co-ordinate activities and students design experiments based on the outlined problems in order to obtain results. These results are analyzed and discussed, followed by new problems and new questions. This methodology has been evaluated and it has been concluded that learning thus acquired may be more significant.

Index terms: teaching methodology, soil microbiology.

RESUMO

A conseqüência mais interessante de inserir pesquisa no ambiente de atividade educacional é a assimilação do conceito de conhecimento como uma construção teórica compartilhada pela comunidade científica. A idéia de conhecimento temporário e subjetivo deve ser desenvolvida na sala de aula. Mas, como um problema pode ser criado durante o desenvolvimento do conteúdo? Em Microbiologia Agrícola da Faculdade de Ciências Agropecuárias (Universidad Nacional de Entre Ríos), foi desenvolvido um trabalho de grupo durante cinco anos. Este trabalho foi caracterizado pelo princípio metodológico da resolução de problemas para auxiliar o processo de aprendizagem. Na sala de aula, os professores coordenaram as atividades e os estudantes desenvolveram e projetaram a experiência, baseando-se nos problemas levantados para obter resultados. Depois de analisados e discutidos, verificou-se que novos problemas e questões surgiram. Este método foi avaliado por meio de entrevista com os alunos leva a crer que sua utilização em sala de aula, tenha tornado a aprendizagem mais significativa.

Termos de indexaçao: metodologia do ensino, microbiologia do solo.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

LITERATURE CITED

Received for publication on october of 2000 and June of 2001

  • ALEF, K. & NANNIPIERI, P. Methods in applied soil microbiology and biochemistry. London, Great Britain, Academic Press, 1995. 576p.
  • BRITOS, M.P. Por qué problematizar el conocimeinto en la Universidad? Ci. Docencia Tecnol., 17:83-110, 1998.
  • FREIRE, P. & QUIROGA, A. El sujeto en el proceso de conocimiento. In: SEMINARIO "PROCESO EDUCATIVO", Sao Paulo, 1985. Anais. São Paulo, 1985. 30p.
  • FRIONI, L. Ecología microbiana del suelo. Montevideo, Universidad de la República, 1990. 537p.
  • FRIONI, L. Procesos microbianos. Río Cuarto, Fundación de la Universidad Nacional de Río Cuarto, 1999. Tomo I y II. 568p.
  • PAGE, A.L.; MILLER, R.H. & KEENEY, D.R. Methods of soil analysis. Part II: Chemical and microbiological properties. 6.ed. Madison, American Society of Agronomy, 1992. 1150p.
  • PASEL, S. Aula-Taller. 3.ed. Buenos Aires, Aique, 1990. 187p.
  • PAUL, E. & CLARK, F. Soil microbiology and biochemistry. London, Academic Press, 1989. 275p.
  • PICHON RIVIERE, E. El proceso grupal. Buenos Aires, Nueva Visión, 1978. 104p.
  • TATE, R.L. Soil microbiology. New York, John Wiley & Sons, 1995. 398p.
  • (1
    ) Summary presented at the XXVII Congresso Brasileiro de Ciencia do Solo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      29 Set 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2002

    Histórico

    • Recebido
      Out 2000
    Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Secretaria Executiva , Caixa Postal 231, 36570-000 Viçosa MG Brasil, Tel.: (55 31) 3899 2471 - Viçosa - MG - Brazil
    E-mail: sbcs@ufv.br