Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

EDITORIAL

É com satisfação que neste ano assumimos a Editoria da Revista Brasileira de Entomologia. Nossa política será a de promover a revista aprimorando cada vez mais o trabalho de editoração. Para isso contaremos também com a colaboração de Editores de Área. Tais áreas corresponderão àquelas que já vínhamos utilizando na divisão dos assuntos nos números anteriores, ou seja, Sistemática, Morfologia e Biogeografia; Biologia, Ecologia e Diversidade; Controle Biológico e Proteção de Plantas; Entomologia Médica e Veterinária. Esperamos com isso agilizar o processo de editoração visando maior qualidade e abrangência no conteúdo da revista.

A partir deste fascículo decidimos, em nossa 1ª. reunião da Comissão Editorial, adotar algumas mudanças, as quais já estão explicitadas nas Instruções para os autores. A primeira modificação é a de envio a cada autor da prova final do artigo para correção, antes da sua impressão final. Também estamos solicitando aos autores que a submissão dos manuscritos seja feita, preferencialmente, por via eletrônica o que agilizará todo o processo de análise pelos consultores.

No início de março, recebemos a grata notícia da inclusão da RBE na base de indexação do Institute for Scientific Information (ISI). Portanto a partir do volume 48 (2004), os trabalhos publicados na RBE serão indexados no Current Contents/ Agriculture, Biology & Environmental Sciences e no Science Citation Index Expanded. Como todos sabem, a RBE já vem sendo divulgada eletronicamente pelo SciELO (Scientific Electronic Library On-line) desde 2003. A inclusão da RBE no SciELO, e agora no ISI, consolida sua visibilidade, projetando-se como um veículo de qualidade para a divulgação da pesquisa em Entomologia, assim como para o incremento no impacto da produção nacional.

Estes indicadores de qualidade das revistas têm sido utilizados pela CAPES, CNPq, outros órgãos de fomento, Instituições de Ensino e Pesquisa e pelos pesquisadores, principalmente por meio do fator de impacto gerado pelo Science Citation Index (SCI), retirado da base de dados do ISI e divulgado pelo Journal of Citation Reports (JCR). O fator de impacto representa a proporção entre o número de vezes que os artigos de uma revista são citados em um determinado ano (nas revistas indexadas pelo ISI) e o número de trabalhos publicados pela revista nos dois anos anteriores. Outros índices disponibilizados pelo JCR também poderiam vir a ser empregados na avaliação dos periódicos. Um exemplo relevante dentro da área de Sistemática e Taxonomia é o índice de meia-vida (cited half-life), que é calculado tendo como base a distribuição temporal das citações recebidas pelo periódico. Em termos técnicos, a meia-vida de um periódico corresponde ao número de anos de sua publicação, contados a partir do ano corrente, que compreenda 50% do total de citações recebidas pelo periódico no ano corrente. Ao contrário do fator de impacto, que avalia o efeito imediato dos trabalhos publicados, o índice de meia-vida reflete a vida útil da informação disponibilizada no periódico.

Apesar da maturidade dos seus 50 anos de publicação, com uma história marcada por importantes conquistas, vamos continuar trabalhando incansavelmente para que a Revista se fortaleça ainda mais. Nesse sentido enfatizamos a importância da divulgação da RBE a nível nacional e internacional para que seja reconhecida como um veículo fundamental para a pesquisa em entomologia.

Lúcia M. Almeida

Gabriel A. R. Melo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Maio 2005
  • Data do Fascículo
    Mar 2005
Sociedade Brasileira De Entomologia Caixa Postal 19030, 81531-980 Curitiba PR Brasil , Tel./Fax: +55 41 3266-0502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: sbe@ufpr.br