Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

O terceiro número da nossa Revista está repleto de artigos de impacto para o ensino, a pesquisa e a prática da Enfermagem. A abordagem da Mulher foi objeto explícito de investigação de uma parte significativa de textos: Conseqüências da síndrome da. tensão pré menstrual na vida da mulher; Revisão de literatura em Enfermagem sobre hipertensão arterial na gravidez; Treinamento em solução de problemas: intervenção em mulheres com depressão; Reflexões sobre o cuidar de mulheres que sofrem violência conjugal em uma perspectiva heidggeriana no mundo da técnica.

Os alunos de graduação também mereceram a atenção dos pesquisadores, com dois artigos que abordam os estudantes enquanto alvo de nossas investigações: Oficina de vivência corporal: movimento, reflexão e apropriação de si mesmo; e Enfermagem: idealismo versus realismo. Na perspectiva dos trabalhadores da enfermagem e de cuidadores há quatro artigos com abordagem bastante diversificada: Aspectos ergonômicos na transferência de pacientes: um estudo realizado com trabalhadores de uma central de transportes de um hospital universitário; O processo de socialização dos enfermeiros em um centro de tratamento intensivo; O alívio de dor em pacientes no pós-operatório na perspectiva dos enfermeiros de um centro de terapia intensiva; Assistência domiciliária ao idoso: perfil do cuidador formal (parte 1).

Os leitores também podem encontrar outras pesquisas e textos de reflexão em: História oral de vida: buscando o significado da hemodiálise para o paciente renal crônico; Ocorrências iatrogênicas na assistência à saúde: dificuldades inerentes ao estudo do tema; A cultura organizacional segundo a percepção de chefes do serviço de enfermagem; e Um olhar sobre as ciências da enfermagem: as vertentes analíticas das práticas assistenciais. A Revista continua apostando na importância de se oferecer aos leitores as diferentes formas estratégicas e metodológicas de se aproximar dos objetos de investigação e de intervenção e, ainda, de valorizar a diversidade de temas, trazendo um amplo leque de temário que fazem sentido à nossa prática de Enfermagem, rumo à consolidação da ciência da Enfermagem. Assim sendo, renovo o convite aos grupos de pesquisa e pesquisadores da enfermagem para que prestigiem a Revista enviando seus originais à publicação.

A todos, uma excelente leitura!

Prof a. Dra. Emiko Yoshikawa Egry

Edi tora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2001
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br