Acessibilidade / Reportar erro

A PRAXIS DA ENFERMEIRA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECOLÓGICO NUM CONTEXTO DE INTEGRAÇÃO DOCENTE ASSISTENCIAL* * Trabalho apresentado no Seminário de Prevenção do Câncer Ginecológico, na mesa redonda sobre "Experiencias de organização de serviços e impacto na cobertura de Papanicolaou", promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. São Paulo. 10 de dezembro de 1992.

Nurse's praxis in the prevention of the gynecological câncer in a context of school service integration

Resumos

Este trabalho relata uma experiência de implantação da consulta de enfermagem em saúde da mulher com a finalidade de prevenção do câncer ginecológico, por docentes da Escola de Enfermagem da USP e por enfermeiras das unidades básicas de saúde da Administração Regional de Saúde Pirituba-Perus (ARS-8) da Secretaria Municipal de Saúde, num contexto de integração docente assistencial (IDA).

Consulta de Enfermagem; Saúde da Mulher; Enfermagem em Saúde Coletiva


This case report describes an experience of nursing consultation in women's health aiming the prevention of the gynecological câncer. It took pleace in a context of school-service integration and it was developed by nursing teachers of the School of Nursing of São Paulo University, together with the nursing professionals of Public Health Care Service of the Regional Health Administration of Pirituba-Perus, São Paulo, Municipality.

Nursing consultation; Woman's health; Colective health nursing


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • EGRY, E.Y. A sistematizacão da assistência de enfermagem em saúde coletiva orientada pelo materialismo histórico e dialético: em busca do horizonte da unicidade entre o saber e o fazer. In: SEMANA WANDA DE AGUIAR HORTA, 3º, São Paulo, 1989. Anais. São Paulo, Escola de Enfermagem da USP, 1990. p.37-49
  • EGRY, E.Y. et al. Método de assistência de enfermagem em saúde coletiva orientado pelo materialismo histórico e dialético: o entendimento do processo para a aplicação do instrumento. /Apresentado ao 42° Congresso Brasileiro de Enfermagem, Natal, 1990/
  • EGRY, E.Y. et al. Revisão do modelo assistencial através de metodologia participativa - Área I - saúde da mulher: relatório. São Paulo, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde, 1992,/mimeografado/
  • FONSECA, R.M.G.S. da Mulher, reprodução biológica e classe social: a compreensão do nexo coesivo através do estudo dialético do perfil reprodutivo biológico de mulheres atendidas nas unidades básicas de saúde. São Paulo, 1990. 336p. Tese(Doutorado) -Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.
  • QUEIROZ, V.M. de; EGRY, E.Y. Bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva fundamentadas no materialismo histórico e dialético. Rev.Bras.Enf., v.41, n.1, p.26-33, 1988.
  • SÃO PAULO (Cidade) Prefeitura Municipal. Extrato de Termo de Aditamento a Convênio firmado entre a Prefeitura do Município de São Paulo através de sua Secretaria de Saúde e a Universidade de São Paulo, com a interveniência da Escola de Enfermagem. Diário Oficial do Município, São Paulo, 10 de out. 1990. Seçào 1, p.20
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem. Projeto de Integração Docente Assistencial Escola de Enfermagem da USP/Prefeitura do Município de São Paulo. São Paulo, 1990.(a)
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Termo de Aditamento ao Convênio firmado entre o Município de São Paulo e a Universidade de São Paulo através da Escola de Enfermagem - EE visando a instituição de cooperação técnica na área de Saúde Coletiva. São Paulo, 1990. (b)
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Programa da Disciplina Enfermagem Preventiva e Comunitária. São Paulo, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1994
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br