Acessibilidade / Reportar erro

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO PACIENTE CIRÚRGICO

Considerations about the teaching of surgical patient

Resumos

O ensino do paciente cirúrgico tem sido considerado como uma estratégia de atuação do enfermeiro, com o objetivo de facilitar a recuperação e minimizar as conseqüências que possam repercutir na qualidade de vida pós-cirúrgica. O objetivo deste estudo é apresentar considerações sobre o ensino do paciente cirúrgico no período perioperatório.

Ensino de Paciente; Paciente Cirúrgico


Teaching of surgical patients is an established approach of nursing care aimed at promoting the recovery of the patient and lessening the untoward consequences wich may affect post-surgery life. The requirements about teaching surgical patient are discussed in this study.

Patient teaching; Surgical patient


Texto disponível apenas em PDF

Referências Bibliográficas

  • AGULLAR, O.M. A alta do paciente cirúrgico no contexto do sistema de saúde. Ribeirão Preto. 1990. 104p. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
  • ATHINSON, L.D.; MURRAY, M.E. Fundamentes de enfermagem: introdução ao processo de enfermagem. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1989. cap. 9, p. 97-114: O processo de ensino-aprendizagem.
  • BELAND, I.L.; PASSOS, J.Y. Enfermagem clinica: aspectos fisio-patológicos e psicossociais. São Paulo, EPU/EDUSP, 1979. v. 3.
  • BILLE, D.A. Practical approaches to patient teaching. Boston, Little-Brown, 1981.
  • BRILHART, B.; STEWART, A. Education as the key to reabilitation. Nurs. Clin. North Am. v.24, n.3, p.675-80, 1989.
  • CALDERA, R. Exploration of the effect of educational livel on the nurse's attitude toward discharge teaching. J. Nurs Educ. v. 19, n. 8, p. 24-32, 1980.
  • CLAUSEN, C. Staff RN: a discharge planner for every patient. Nurs Manage., v. 15, n. 11, p. 58-61, 1984.
  • ELHART, D. et al. Princípios científicos de enfermagem. Lisboa, Livros Técnicos e Científicos, 1983.
  • FAULKNER, A. Nursing: a creative approach. London, Bailliere-Tindall, 1985.
  • GRADY, K.L. et al. Patient perception of cardiovascular surgical patient education. Heart Lung, v. 17, n. 4, p. 349-55,1988.
  • HUSSEY, L.C; GILLILAND, K. Compliance, low literacy and locus of control. Nurs. Clin. North Am,v.24, n. 3, p. 605-11, 1989.
  • REDMAN, B.R. The process of patient teaching in nursing. 3 ed. St. Louis, Mosby, 1976.
  • RUZICK, D.A. Reallistically meeting the educational needs of hospitalized acute and short-stay patients. Nurs. Clin. North Am., v. 24, n. 3, p. 583-7,1989.
  • SMITH, C.E. Overview of patient education. Nurs. Clin. North Am., v. 24, n. 3, p. 583-7,1989.
  • SMITHERMAN, C. Nursing actions for health promotion. 4 ed. Philadelphia, Davis, 1984. Cap. 4, p. 121-56: The teaching process.
  • STEELE, J..; RUZICK, D. An evaluation of the effectiveness of cardiac teaching during hospitalization. Heart Lung, v. 16, n. 3, p. 306-11, 1987.
  • WILSON-BARNET, J. Recent advance in nursing: patient teaching. Edinburgh, Churchill Livingstone, 1983.
  • ZAGO, M.M.F. Plano de ensino para o preparo da alta médica do paciente laringectomizado. Ribeirão Preto, 1990. 145p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br