Acessibilidade / Reportar erro

Caso 6/2004 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

CORRELAÇÃO CLÍNICO-RADIOGRÁFICA

Caso 6/2004 – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Endereço para correspondência Endereço para correspondência Edmar Atik InCor Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 44 Cep 05403-000 – São Paulo, SP E-mail: conatik@incor.usp.br

Dados clínicos - Em lactente com 14 meses de idade, sexo masculino e de cor branca, sopro cardíaco, foi auscultado de rotina com 30 dias de vida. O diagnóstico inicial foi de comunicação interventricular de moderada repercussão por características do sopro sistólico, acompanhado de frêmito, sobrecarga biventricular no eletrocardiograma e trama vascular pulmonar e área cardíaca aumentadas na radiografia de tórax. Na evolução com 6 meses de idade, o desaparecimento do frêmito e a sobrecarga ventricular direita no eletrocardiograma orientaram ao diagnóstico de estenose pulmonar infundibular associada. Cianose ao choro com 8 meses, progressiva até 14 meses, crise de hipóxia e irritabilidade motivaram à indicação operatória corretiva. Ao exame físico apresentava-se em bom estado geral, cianótico ++, eupnéico e com pulsos normais. A pressão arterial era de 90/60 mmHg, a freqüência cardíaca de 120 bpm, o peso de 8,6 kg, a altura de 73,5 cm e a saturação de oxigênio 70%. A aorta não foi palpada na fúrcula. No precórdio não havia deformidades ou impulsões e o ictus cordis não foi palpado. As bulhas eram hiperfonéticas sendo a 2a bulha mais acentuada na área tricúspide que pulmonar. Havia sopro sistólico +/++, de ejeção, suave, no 3o, 2o e 4o espaços intercostais esquerdos. O fígado não foi palpado.

O eletrocardiograma mostrou ritmo sinusal e sinais de sobrecarga ventricular direita com onda R em V1 de 23 mm e complexo rS em V6. A onda T era positiva em V1, mas menos positiva que em V6. A onda P tinha 3 mm de amplitude em D2, indicativa de sobrecarga atrial direita. SÂP: +60o, SÂQRS: +140o, SÂT: +50o.

Imagem radiográfica - Mostra área cardíaca normal com ponta cardíaca elevada, arco médio escavado, arco aórtico à direita e trama vascular pulmonar algo aumentada nas regiões hilares diminuindo na periferia, até para os lobos inferiores (fig.1).


Impressão diagnóstica - Esta imagem orienta para o diagnóstico da tetralogia de Fallot, dada a morfologia cardíaca característica, ainda mais apresentando o arco aórtico desviado à direita e com o arco médio escavado. A trama pulmonar aumentada pode corresponder à presença de situação hemodinâmica prévia de hiperfluxo pulmonar, antes do agravamento da estenose pulmonar infundibular.

Diagnóstico diferencial - Associação da tetralogia de Fallot com outras anomalias que aumentam o fluxo pulmonar devem ser lembradas como a agenesia valvar pulmonar, vasos colaterais sistêmico-pulmonares ou mesmo o canal arterial. Ainda mais, outras anomalias que se acompanhem da comunicação interventricular e da estenose pulmonar como na atresia tricúspide, ventrículo único, atresia pulmonar, atresia mitral, devem também ser lembradas.

Confirmação diagnóstica - Os elementos clínicos eram característicos para, facilmente, se estabelecer o diagnóstico da tetralogia de Fallot. O ecocardiograma mostrou os elementos que caracterizam o diagnóstico, como a comunicação interventricular perimembranosa, a estenose pulmonar infundibular por desvio do septo infundibular e a dextroposição da aorta cavalgando o septo ventricular. As artérias pulmonares tinham diâmetros de 8 mm. O cateterismo cardíaco mostrou pressões sistêmicas em ventrículo direito, discreta dextroposição da aorta, estenose pulmonar infundibular acentuada e artérias pulmonares de bom calibre. A aorta dilatada tinha arco à direita.

Conduta - À operação, o anel pulmonar era bom e não foi ampliado. A estenose infundibular foi ressecada e a comunicação interventricular fechada com boa evolução clínica. Não houve demonstração posterior de defeitos residuais.

Editor da Seção: Edmar Atik

  • Endereço para correspondência
    Edmar Atik
    InCor
    Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 44
    Cep 05403-000 – São Paulo, SP
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      17 Ago 2004
    • Data do Fascículo
      Jul 2004
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br