Acessibilidade / Reportar erro

Caso 10/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Correlação Clínico-Radiográfica

Correlação Clínico-Radiográfica

Caso 10/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Dados clínicos - Lactente de 2 meses de idade com cansaço e cianose desde 12h após o nascimento, com acentuação progressiva. O uso da prostaglandina E1 assim como da ventilação mecânica foram necessários até 8 dias. Ao exame físico de admissão estava irritado com cianose intensa (saturação arterial de 38%), e o estado geral era deteriorado. Com o uso da prostaglandina apresentou melhora e a saturação elevou-se até 81%. Havia taquicardia com 190 bpm e pesava 3370g. No precórdio não havia deformidades e impulsões sistólicas eram discretas na borda esternal esquerda. A 2a bulha era hiperfonética e o sopro sistólico discreto no 3o e 4o espaços intercostais, além de sopro contínuo na área pulmonar. O fígado foi palpado no rebordo costal direito. O eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal e sinais de sobrecarga ventricular indeterminada por predomínio de onda S de V1 a V6. A onda T era negativa em V1 e V2. SÂP localizava-se a +60o, SÂQRS a +100 o e SÂT a +60 o.

Imagem radiográfica - Mostra área cardíaca com discreto aumento dos arcos inferiores às custas do átrio direito e do ventrículo esquerdo. O arco médio é retificado e a trama vascular pulmonar diminuída (fig. 1).


Impressão diagnóstica - A diminuição da trama vascular pulmonar orienta ao diagnóstico de lesão obstrutiva pulmonar e o aumento do átrio direito e do ventrículo esquerdo a anomalias que se acompanham de hipoplasia ventricular direita, como por exemplo, a atresia valvar tricúspide.

Diagnóstico diferencial - Além desta última anomalia, deve ser lembrada a atresia valvar pulmonar com septo ventricular íntegro, o ventrículo único tipo esquerdo e outras ainda mais complicadas como o "criss-cross heart" no qual o ventrículo direito hipoplásico posiciona-se superiormente.

Confirmação diagnóstica - O ecocardiograma mostrou "criss-cross heart " com discordância atrioventricular, dupla via de saída de ventrículo direito com valva pulmonar imperfurada, ventrículo súpero-inferior, artérias pulmonares confluentes com 4,5mm de diâmetro cada uma, grande canal arterial com fluxo da esquerda à direita. Os anéis mitral e tricúspide mediam 11mm e a comunicação interventricular de via de entrada tinha 8mm de diâmetro com fluxo para a direita.

Conduta - Realizado Blalock-Taussig à direita, com bom resultado.

Editor da Seção: Edmar Atik

Correspondência: Edmar Atik - InCor - Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44 - 05403-000 São Paulo, SP - E-mail: conatik@incor.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Nov 2002
  • Data do Fascículo
    Out 2002
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br