Acessibilidade / Reportar erro

Relatório Anual do Editor -1988

Relatório Anual do Editor -1988

Oswaldo Paulo Forattini

Editor

Este ano foi marcado por algumas mudanças para a Revista de Saúde Pública. A Comissão de Publicações teve sua designação alterada para Conselho de Editores, passando este a ser constituído por um Editor e 6 Editores Associados, além do Secretário Geral e do Diretor da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública, para uma mandato de 5 anos.

O cunjunto de 7 membros (Editor/ Editores Associados) deverá ser composto por especialistas de dentro e de fora da Faculdade de Saúde Pública, não devendo exceder o total de quatro e não ser inferior a três, para ambas as categorias (de dentro é de fora da FSP). O Editor da RSP, que também presidirá o Conselho, deverá ser obrigatoriamente do quadro da FSP.

Para o Grupo de Assessores do Conselho de Editores foi estabelecido um período de vigência de dois anos para a manutenção de cada um dos especialistas no Grupo.

Quanto à apresentação da Revista, deverá ser impresso na capa o índice de conteúdo em inglês, para facilitar a divulgação dos artigos no exterior.

Também o regulamento para publicação dos trabalhos na Revista foi totalmente revisto, com base no "Uniform requirements for manuscripts submitted to Biomedical Journals (The Vancouver stile)".

Este conjunto de modificações ocorreu em dezembro de 1988 (ver nota publicada no vol. 23 (1), 1989) e deverão estar evidenciadas na Revista de Saúde Pública a partir do vol. 23, no 2, abril, 1989, em todos os fascículos.

CONSELHO DE EDITORES

O Conselho de Editores (até 27/9/88, Comissão de Publicações) esteve constituído por 8 professores, destacando que o Prof. Dr. Armando Piovesan esteve em atividade até o mês de janeiro. Em nota publicada no vol. 22 (2), 1988 foi noticiado seu desligamento da Comissão, depois de 22 anos de atividade ininterrupta.

Foi a seguinte a composição do Conselho de Editores/1988

Prof. Dr. Oswaldo Paulo Forattini

Prof. Dr. André Jacquemin

Prof. Dr. Armando Piovesan (até 22/1/88)

Prof. Dr. Diogo Pupo Nogueira

Prof. Dr. José Alberto Neves Candeias

Prof. Dr. José Maria Pacheco de Souza

Prof. Dr. Ruy Laurenti

Profa. Maria Teresinha Dias de Andrade

PROCESSO DE SELEÇÃO DOS MANUSCRITOS

Para seleção dos manuscritos submetidos à publicação, a RSP adota o processo de seleção que envolve o Editor, os Editores Associados, os Assessores e os Relatores.

Os Editores Associados escolhem livremente os relatores, especialistas que conhecem a área de assunto tratado no manuscrito, para julgamento do trabalho; analisam os pareceres juntamente com o trabalho e emitem seu parecer, encaminhando-o ao Editor, para decisão, tomada em conjunto pelos membros do Conselho de Editores. Os Assessores podem também ser chamados a dar seu parecer, principalmente nos casos em que houver discrepancias entre relatores, de difícil solução.

A Tabela 1 mostra quantitativamente os manuscritos recebidos e processados e o resultado do julgamento. Observa-se que o índice de rejeição (diligência e recusados) foi de 41,8%, no período.

MATÉRIA PUBLICADA

Além dos manuscritos submetidos à publicação, foram publicados no vol. 22 outros tipos de matéria, que no conjunto foram classificados conforme mostra a Tabela 2

O prazo para publicação de um artigo, incluindo as fases de seleção, impressão e acabamento, foi, em média, de: 6 meses para os artigos aceitos e de 8 a 10 meses para os aceitos sob condição ou recusados com possibilidade de reapresentação.

A distribuição da matéria publicada, no que se refere a artigos de pesquisa, revisão, atualização, atualidade e notas e informações, segundo os assuntos tratados, pode ser observada na Tabela 3. Mais uma vez confirma-se a tendência para artigos de epidemiologia, que se vem observando, pelo menos, desde 1984 (ver Relatório da RSP, 1984-1987 - RSP, 22 (3) : 167-9,1988).

Quanto à distribuição geográfica dos artigos publicados, verificou-se aumento das contribuições estrangeiras, num total de 8, neste período (13% do total publicado). Os trabalhos originados do Estado de São Paulo continua sendo a maioria (67% no período).

AGRADECIMENTOS

A difícil tarefa de se editar uma revista científica somente alcança êxito graças à colaboração de várias pessoas ou grupos de pessoas, além de órgãos que a financiam. No presente caso, a colaboração dos assessores e relatores, aos quais agradecemos, foi imprescindível para alcançar o nível de qualidade da RSP. Ao grupo de técnicos, assessores para normalização, indexação e revisão do idioma inglês, agradecemos a inestimável colaboração que permitiu tornar a revista tecnicamente de qualidade. À Maria Luiza Ernandez, Secretária da Revista, pelo seu eficiente e consciencioso trabalho, e à sua auxiliar Leila de Andrade, os agradecimentos desta Editoria.

Finalmente devemos agradecer à Reitoria da Universidade de São Paulo, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e à Financiadora de Estudos e Projetos pelo auxílio financeiro destinado à composição e impressão da Revista, durante 1988. Sem tais auxílios, a RSP não teria condições de ser divulgada, apesar de todo apoio que lhe foi dado pela Diretoria da Faculdade de Saúde Pública, que nesta oportunidade agradecemos.

São Paulo, abril de 1989

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Nov 2004
  • Data do Fascículo
    Abr 1989
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revsp@usp.br