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Editorial

Editorial

Este numero inaugura uma nova gestao na RAE. De fato, e um prazer e uma honra assumir essa missão e espero dar continuidade e fazer avanyar as iniciativas da gestao anterior, conduzida pelo professor Roberto Venosa.

Desafios

Nao são poucos os desafios. A Administrayao de Empresas mudou, e muito, nos ultimos anos: criou novos domínios e novas especializayoes. Hoje, e um campo desenvolvido e institucionalizado, alimentado por tres potentes motores: o primeiro e constituido pelas escolas de administrayao, que se multiplicam pelo pais; o segundo e composto pelas empresas de consultoria, que tem crescido a taxas impressionantes; o terceiro e a industria editorial, que gera, de forma incessante, livros e revistas. 0 vigor do campo e invejavel. Por outro lado, qualidade e consistencia nem sempre acompanham seu crescimento. Especificamente no mercado editorial, intensificamse as publicayoes de conteudo duvidoso e obsessivo apelo comercial. São veiculos para gurus e modas gerenciais, que seguem o ritmo das estayoes e pouco valor agregam a executivos e empresas. Mas o distanciamento da realidade nao e "privilegio" da literatura de pop-management. Tambem a academia comete seus pecados. Apegados ao rigor e armados com ret6rica sofisticada, muitas vezes nos isolamos do mundo real. Consequencia: a temerosa produyao de irrelevancias disfaryadas de peyas cientificas. Por isso, paradoxalmente, continua havendo carencia de conteudo serio e critico, de abordagens coerentes que ajudem a entender o mundo empresarial e a tornalo minimamente tratavel. Assim, vejo a RAE como fonte de leitura critica e reflexiva, um antidoto contra a superficialidade e a fragmentayao hoje dominantes.

Momento singular

A presente mudanya de gestao ocorre em momento singular. A RAE percorre seu quadragesimo ano de vida com uma expressiva tiragem de 17.000 exemplares, um numero impressionante, qualquer que seja o criterio de analise e qualquer que seja o parametro de comparayao, local ou internacional. Ao mesmo tempo, tal grau de disseminayao constitui enorme desafio, pois coloca a RAE diante da questao crucial da definiyao de sua pr6pria identidade. Hoje, entre seu publico, encontramse estudantes, executivos, professores e pesquisadores, e cada um desses segmentos tem necessidades diferentes, as quais devemos responder. Sera possivel atender, com um s6 veiculo, a tamanha diversidade? Apostamos que sim. Nosso objetivo e fazer uma revista generalista, que atenda a um espectro amplo de domínios de conhecimento, perspectivas e questoes. Para isso, devemos somar profundidade e legibilidade, rigor e pertinencia. Ressalto aqui que a legibilidade deve ser uma prioridade. Nao acredito que consistencia e profundidade sejam companheiras do hermetismo e da leitura pesada e sonolenta. Por esse motivo, devemos investir em clareza e objetividade. Pretendo tambem publicar artigos que desafiem o conhecimento e as praticas estabelecidas com perspectivas provocativas e inovadoras. Para isso, espero contar com os colaboradores atuais e com novos autores.

Renovação

A RAE avanya sobre sua quarta decada mudando: conteudo e forma deverao ser reformulados. Algumas alterayoes ja poderao ser verificadas a partir desta ediyao. Publicamos, neste numero, nossa "linha editorial". Nao se trata de uma "versão beta", porem tampouco de versão final, irretocavel. De fato, espero que a interayao com a comunidade de leitores e colaboradores ajude a aperfeiyoala. Renovamos tambem nosso Conselho Editorial. Aos que deixam o posto, registro aqui nosso agradecimento. Aos membros do novo Conselho cabera apoiar o Diretor na definiyao de macrodiretrizes para a RAE. Criamos a funyao de Editor Associado, que sera preenchida por especialistas nos diversos campos de conhecimento que compoem a Administrayao de Empresas. A eles cabera apoiar o Diretor na captayao e na avaliayao de artigos. Seu mandato sera de um ano, podendo ser renovado. Nesta ediyao, implementamos, ainda, uma nova divisão de seyoes, cujas denominayoes foram adaptadas a partir das divisoes do Enanpad. Assim, alinhamonos com o principal f6rum academico brasileiro em nosso campo. Comeyamos tambem a introduzir algumas alterayoes no projeto editorial. A partir deste numero, modificayoes na capa e na diagramayao comeyam a ser implantadas, com o objetivo de proporcionar uma visualizayao mais "limpa" e homogenea e facilitar a leitura.

Alimento para a mente e para a alma

Expresso aqui o desejo de toda a equipe que produz a RAE de que a presente ediyao traga aos prezados leitores alimento para a mente e para a alma. Nao faltam estimulos e provocayoes, como se pode ver a seguir. Maria Ester de Freitas exercita uma vez mais sua lucidez critica, colaborando com um provocativo trabalho sobre a delicada questao do assedio moral nas organizayoes. Sylvia Constant Vergara e Paulo Durval Branco reveem um tema fundamental: a humanizayao da vida organizacional. Seu artigo deve servir de inspirayao para um numero crescente de profissionais que estao preocupados com questoes densas e urgentes como responsabilidade social, etica e ecologia. Jose Mauro da Costa Hernandez e Miguel P. Caldas abordam a questao da resistencia a mudanya. 0 tema e central nos processos de transformayao organizacional e, embora muito tratado, ainda e pouco compreendido. Nos domínios da mercadologia, Juracy Parente e Heitor Takashi Kato apresentam um interessante estudo de campo sobre areas de influencia no varejo de supermercados. Seu trabalho representa contribuiyao notavel para a compreensão de um segmento bastante dinamico. Luiz Antonio Joia revela um modelo para medir o capital intelectual das empresas. Na sociedade do conhecimento e da informayao, seu artigo chega em oportunissimo momento. Mauro Halfeld e Fabio de Freitas Leitao Torres discutem outro tema do momento: finanyas comportamentais. 0s autores seguem uma corrente ascendente no campo, incorporando as evidencias sobre a irracionalidade do investidor a compreensão dos fenomenos economicofinanceiros. Ainda no domínio de finanyas, Paulo Sergio Ceretta e Newton C. A. da Costa Jr. lanyam luzes sobre o mercado financeiro latinoamericano, discutindo relacionamento riscoretorno, volatilidade condicionada e sazonalidade diaria. Na RAE Light, temos dois artigos. Na seyao Tecnologias de Gestao, Luiz Carlos de 0liveira Cecilio discute a questao do planejamento na universidade. Num momento de aumento da demanda e oryamentos apertados, o tema ganha 6bvia relevancia. Num ensaio de inspirayao humanista, Maria Jose Tonelli reflete sobre a vida executiva. A autora segue trajet6ria firme e critica contra os ap6stolos da globalizayao e deslumbrados diversos. Finalmente, cabe, neste editorial, observar que a RAE e uma revista editada pela FGVEAESP, mas nao se restringe a comunidade que gravita em torno dessa instituiyao. Como a pr6pria FGVEAESP, que vive intenso processo de internacionalizayao, trabalharemos para que a RAE seja aberta para toda a comunidade cientifica e empresarial brasileira e internacional. Esperamos que essa orientayao atraia novos leitores e novos articulistas.

Boa leitura!

Thomaz Wood Jr.

Editor e Diretor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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