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A prática do planejamento empresarial

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Norberto A. Torres

A prática do planejamento empresarial

Por Charles E. St. Thomas Trad. Suely M. Brandão e Vicente de Paulo P. Adorno, Rio de Janeiro, Editora McGraw-Hill, 1976. 106 p.

O planejamento estratégico empresarial tem sido um dos principais temas explorados nos últimos anos, sob diversas designações, mas sempre com a atenção centralizada sobre o planejamento geral na empresa, sua importância e sua aplicação.

Somente mais recentemente é que essa área vem tendo sua importância crescente, entre todas as áreas da Administração Geral. Atualmente já é considerável o número de autores que dedicam sua atenção ao planejamento estratégico, tanto em termos de técnicas como sua aplicação às empresas.

O livro objeto desta resenha, de Charles E. St. Thomas, intitulado A prática do planejamento empresarial, tradução do original Practical business planning, procura sintetizar as características do planejamento geral na empresa como um de seus melhores instrumentos de administração competitiva.

Trazendo uma abordagem simplificada, o autor consegue apresentar, de forma bastante clara, a importância do planejamento estratégico no atual mundo dos negócios.

O autor toma como referência o mercado e a economia americana; contudo, os conceitos apresentados, bem como a escala de importância das atividades empresariais, aplicam-se integralmente à atual situação brasileira. Aliás, um dos pontos fortes do livro, como o próprio título o indica, é a orientação essencialmente prática dada às atividades de planejamento numa empresa qualquer.

Discussões teóricas são evitadas e o autor se concentra em três aspectos igualmente críticos:

a) crescente necessidade de formar práticas de planejamento;

b) contribuição real que o planejamento pode dar à administração moderna;

c) métodos práticos para se empreender a tarefa de planejamento.

O livro compõe-se de 12 capítulos, que resumimos a seguir.

Cap. I - O planejamento: instrumento da administração competitiva

Neste capítulo introdutório, o autor procura enfatizar a importância do planejamento estratégico como um instrumento de ação competitiva da empresa; mais, talvez, do que os meios tradicionais à disposição da empresa, tais como preços, propaganda etc. Uma abordagem histórica procura mostrar como a importância do planejamento estratégico evoluiu em face dos aspectos tecnológicos e mercadológicos. O autor relembra determinadas eras por que passaram as empresas, tais como a era industrial, a era mercadológica e, atualmente, a era do planejamento. Enfim, o autor procura orientar o leitor para a importância crescente que o planejamento estratégico vem tendo, tanto como meio de competitividade, quanto como fator de sobrevivência da empresa.

Cap II - Problemas recorrentes dentro de uma empresa

Mediante uma análise simplificada, o autor procura, aqui, colocar os principais problemas que em geral as empresas enfrentam e relaciona esses problemas à falta de planejamento. Procura, também, deixar bastante claro que o planejamento não constitui solução para esses problemas, mas sim um instrumento de inestimável valor para auxiliar na solução dos mesmos.

Cap. III - Benefícios mais importantes proporcionados pelo planejamento

Aqui, St. Thomas relaciona os principais benefícios que a empresa pode ter com a sistematização do planejamento estratégico, tanto como produto principal, que é o auxílio na solução dos problemas empresariais, quanto mediante subprodutos e efeitos sobre os indivíduos; além disto, mostra a importância do planejamento como base para sistemas de avaliação objetiva do desempenho dos indivíduos na organização.

Cap IV - Alguns sinais de advertência

Nesta parte do texto, o autor antes, pretende mostrar que na realidade, o planejamento não é uma atividade nova, e que, na maioria das empresas, o planejamento existe, se bem que de forma fragmentada; em seguida, ele mostra a importância de se iniciar o planejamento pela alta administração, com a participação efetiva e total desta.

Cap V - Organização para o planejamento

São analisados os aspectos organizacionais do próprio planejamento; isto é, o próprio planejamento requer planejamento. São apresentadas sugestões para a organização das atividades de planejamento e a técnica do grupo de planejamento é enfatizada pelo autor como aquela que melhores resultados traz; essa técnica é apresentada em linhas gerais e, além disto, são sugeridos meios simples e eficientes para o trabalho de planejamento em grupo.

Cap VI - O conceito de marketing

O planejamento é uma atividade geral da empresa; contudo, o autor procura mostrar que, normalmente, os objetivos da empresa coincidem, em grande parte, com aqueles da área de Marketing. Com isto, o autor dá uma orientação de planejamento voltado para o consumidor dos produtos ou serviços da empresa, isto é, a importância do consumidor é colocada como elemento essencial das atividades de planejamento estratégico. O autor conceitua marketing como uma "maneira de administrar uma empresa tal que cada decisão crítica seja tomada com o conhecimento prévio dessa decisão sobre os consumidores" e afirma que "o trabalho de marketing (embora não necessariamente o pessoal de marketing) está de muitas maneiras mais intimamente aliado à cúpula decisprial da empresa do que qualquer outra função"

Cap. VII - Planejamento e comunicação: o elo indispensável

O autor procura demonstrar, aqui, que o planejamento empresarial eficiente, e a comunicação interna efetiva e programada são inseparáveis. O plano empresarial acatado é tido como um dos mais importantes instrumentos de comunicação que a administração tem à sua disposição para assegurar que todos os membros da organização compreendam perfeitamente onde se ajusta o seu trabalho dentro do esquema geral da organização. O conceito de comunicação é amplamente analisado, e a divisão do processo de comunicação em passos deixa bastante claro onde falham os sistemas e meios de comunicação utilizados nas empresas.

Cap. VIII - O papel do pessoal de linha e de assessoria

O planejamento é uma atividade que envolve a empresa como um todo; no entanto, o pessoal de linha e de assessoria tem funções totalmente distintas em todo o processo. O autor afirma que o "verdadeiro caminho para se multiplicar a eficiência do pessoal de linha consiste em se estabelecer um tipo de relacionamento que dê à assessoria condições de aumentar, apoiar e multiplicar os esforços do pessoal de linha". Em seguida, são apresentadas as principais áreas de atuação do pessoal de assessoria no processo de planejamento: desenvolvimento de políticas, recomendações e conselhos ao pessoal de linha, planejamento a longo prazo, avaliação do pessoal de linha, execução de trabalho em conjunto etc.

Cap. IX - Mudanças de atuação do vendedor

A nosso ver pouco significativo, este capítulo mostra os efeitos do planejamento sobre os vendedores da empresa, No entanto, entende-se, parcialmente, a preocupação do autor, se voltarmos ao cap. VI, em que todo o processo de planejamento é baseado no conceito de marketing, e em que a importância do consumidor é fundamental; assim, sendo o vendedor o elo de ligação entre a empresa e o consumidor, o autor procura dedicar este pequeno capítulo à análise daqueles efeitos.

Cap. X - O plano empresarial

E somente neste capítulo que o autor coloca em evidência os principais conceitos e práticas sugeridas para o planejamento. Apesar de ser o planejamento empresarial uma atividade complexa, o autor procura dividir o processo de desenvolvimento do plano empresarial em etapas que são comuns a praticamente todas as empresas, quais sejam:

• Introdução.

• Análise estatística.

• Resumo da situação do mercado e do produto.

• Análise dos pontos fortes da companhia.

• Análise dos pontos fracos da companhia.

• Objetivos da companhia.

• Estratégia da companhia.

• Estrutura de organização da companhia.

• Objetivos funcionais.

• Estratégia funcional.

• Estrutura funcional de organização.

• Programa funcional de trabalho.

• Hipóteses funcionais.

Nota-se uma preocupação constante do autor em primeiro analisar a empresa como um todo, e, em seguida, abordar os aspectos funcionais do planejamento. É dado todo um roteiro simplificado para o desenvolvimento de cada uma das etapas citadas, e com isto o autor atinge seu objetivo básico de apresentar métodos práticos de planejamento. Consideramos este capítulo a essência de toda a obra.

Cap. XI - Casos ilustrativos.

Visando complementar as recomendações do capítulo anterior, são apresentados dois casos ilustrativos, baseados em situações reais; são abordados somente os elementos mais importantes do planejamento estratégico e sua operacionalização.

Cap. XII - Uma lista de verificação para o executivo

Concluindo o trabalho, com muito menos do que o título do capítulo sugere; o autor expõe alguns aspectos adicionais, principalmente com relação ao papel do executivo-chefe no planejamento estratégico.

Conclusão: O livro aqui apresentado, em resenha, atinge seu objetivo - expor o lado prático do planejamento - e será de grande utilidade para quaisquer dirigentes que estejam empenhados em implementar ou fortalecer o planejamento estratégico em sua empresa. Sem abordagens teóricas, e expondo a matéria de forma sintética, o trabalho não chega a ser um guia para o planejamento empresarial, como pretende o autor; é contudo, excelente instrumento para, em conjunto com outros materiais, auxiliar no processo de desenvolvimento e implantação do planejamento estratégico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 1979
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