Acessibilidade / Reportar erro

Pós-Graduação em Ciências Agrárias: 50 anos de História

Pós-Graduação em Ciências Agrárias: 50 anos de História

Comemora-se, neste ano de 2011, meio século de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, no Brasil. Nota-se a pujança da agropecuária nacional, que é resultado do esforço de inúmeros segmentos do agronegócio brasileiro, apoiados pela pesquisa nacional. Nesse contexto, a Pós-Graduação em Ciências Agrárias tem dado relevante contribuição, com a formação de profissionais altamente qualificados e com a geração de conhecimentos, a partir das pesquisas realizadas.

A marca de cinquenta anos de Pós-Graduação em Ciências Agrárias merece registro, homenagem e celebração, destacando a participação relevante da Universidade Federal de Viçosa, responsável pelo início, em 1961, da Pós-Graduação em Ciências Agrárias, no Brasil, com a criação dos programas de Pós-Graduação em Fitotecnia (iniciado como Olericultura) e Economia Rural (recentemente renomeado para Economia Aplicada). Igual mérito e destaque merecem o Centro de Ciências Agrárias e seus Departamentos de Fitotecnia e Economia Rural, responsáveis pela criação dos programas, ressaltando a importância do Professor Flávio Augusto d'Araújo Couto, orientador da primeira tese de mestrado defendida.

Essa primeira tese foi defendida em 19 de dezembro de 1961, pelo Sr. José de Almeida Soares. O Professor Flávio Augusto d'Araújo Couto foi,, também, orientador das outras quatro teses defendidas em 1961 e de todas as onze primeiras teses do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Essas atividades justificam a homenagem especial ao professor Flávio Augusto d'Araújo Couto cujo pioneirismo e folha de serviços prestados ao país são motivos de orgulho para a UFV, sucessora dos nomes ESAV e UREMG.

Ainda na década de 1960, foram criados os programas de pós-graduação em Zootecnia (1964), Biologia (1969), depois denominado Fisiologia Vegetal, e Extensão Rural (1969). Posteriormente, foram criados diversos programas em Ciências Agrárias, consolidando a liderança da UFV nessa área.

Atualmente, a UFV é referência em cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, oferecendo 39 programas, em várias áreas do conhecimento.Temos, por isso, motivos para comemorar esses cinquenta anos de trabalho e pioneirismo.

Claudio Horst Bruckner

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

Universidade Federal de Viçosa

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2011
Universidade Federal de Viçosa Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 Viçosa, Minas Gerais Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3612-2078 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: ceres@ufv.br