Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do curso supletivo auxiliar de enfermagem da escola de formação em saúde - CEDRHUS/SES: na percepção de um grupo de egressos e instrutores/supervisores

RESUMO

Avaliação do curso supletivo auxiliar de enfermagem da escola de formação em saúde - CEDRHUS/SES: na percepção de um grupo de egressos e instrutores/supervisores

Evaluation of the nursing assistant continuation course of the health formation school -CEDRHUS/SES - through the eyes of Just-Graduated Students and Instructors/Supervisors

Evaluación del curso suplementario de auxiliar de enfermaría de la escuela de formación en salud CEDRHUS/SES: en la percepción de un grupo de egresados e instructores/supervisores

Anita T. Zago

Orientadora: Profa. Dra. Rosita Saupe

ZAGO, Anita T. Avaliação do Curso Supletivo Auxiliar de Enfermagem da Escola de formação em Saúde - CEDRHUS/SES: na percepção de um grupo de egressos e instrutores/supervisores. Florianópolis. 1997.102 p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Programa de pós-graduação em Enfermagem/UFSC.

RESUMO: O presente estudo teve por objetivo descrever a trajetória da avaliação coletiva, vivenciada por um grupo de egressos e um grupo de instrutores/supervisores do curso supletivo auxiliar de enfermagem da Escola de Formação em Saúde do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde - CEDRHUS, da Secretaria de Estado da Saúde - SES, do Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento do trabalho adotamos o itinerário de pesquisa freireano, implementado através de Círculos de Cultura, realizados no período de agosto de 1995 a outubro de 1996. A vivência nestes Círculos de Cultura, inicialmente com um grupo de alunos egressos e posteriormente com um grupo de instrutores/supervisores, possibilitou a identificação de limites do projeto desenvolvido, resgatando a trajetória da formação destes auxiliares de enfermagem. Dentre os vários temas geradores codificados, descodificados e desvelados selecionamos três diálogo, ensino-aprendizagem e avaliação, por acreditarmos que os mesmos incorporam conteúdos, em essência e aparência relacionados aos demais temas discutidos. Esta vivência possibilitou significativas contribuições para os participantes dos Círculos de Cultura, para os serviços de saúde e para o ensino de nivet médio em enfermagem.

Palavras chave: problematização, educação em enfermagem, círculos de cultura

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br