Acessibilidade / Reportar erro

O tom do cuidado de enfermagem para alunos de graduação

The tune of nursing care to graduation students

El ton del cuidado de enfermería para alumnos de graduación

Resumos

Embora o cuidado seja apontado como essência da Profissão pouco se discute sobre seus significados no ensino de enfermagem. O trabalho objetivou identificar o significado do cuidado para alunos visando contribuir para um ensino mais contextualizado. Para guiar o estudo utilizamos os conceitos de filiação e noção de membro da Etnometodologia. Os sujeitos foram alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas após dinâmica de grupo que buscou apreender como os alunos descreviam o cuidado até aquele momento do curso. Concluímos que na medida em que os alunos vão se filiando à Enfermagem, incorporam conceitos que contribuem para reforçar ou transformar o que trouxeram de experiências anteriores e daquelas vividas durante o curso de graduação. Logo, conceitos e comportamentos vão sendo apreendidos e reproduzidos pelo aluno como componentes de sua identidade profissional.

cuidado; ensino de graduação; etnometodologia


Although care is pointed as the essence of the nursing profession, there is a lack of discussion on its meaning in the nursing education. The objective of this study is to identify the meaning of care for graduate students aiming at contributing to a more contextualized teaching. In order to guide the study, we used the concepts of filiation and membership notion from ethnomethodology. The subjects were students from a state nursing graduation course in Rio de Janeiro. The data were collected through semi-structured interviews taken after group dynamics which objective was to apprehend the way students described care until that moment in their nursing course. We concluded that as students become more involved with nursing they incorporate concepts that contribute to reinforce or to transform their previous experiences and experiences acquired during the graduation course. Therefore, concepts and behaviors are apprehended and reproduced by students as components of their professional identity.

care; students; teaching; nursing; ethnomethodology


Aunque el cuidado se apunte como la esencia de la profesión poco se discute sobre sus significados en la enseñanza de enfermería. El trabajo busca identificar el significado del cuidado para los alumnos, con el fin de contribuir para una enseñanza más contextualizada. Para guiar el estudio utilizamos los conceptos de filiación y noción de miembro de la Etnometodología. Los sujetos-alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de una institución del Estado do Rio de Janeiro. Los datos se colectaron a través de entrevistas semiestructuradas, después de una dinámica de grupo que buscó identificar cómo los alumnos describían el cuidado hasta aquel momento del curso. Concluimos que a medida en que los alumnos se van filiando a la Enfermería, incorporan conceptos que contribuyen para reforzar o transformar lo que trajeron de experiencias anteriores y de las vividas durante el curso de graduación. Por lo tanto, conceptos y comportamientos se van aprendiendo y son reproducidos por el alumno como componentes de su identidad profesional.

cuidado; alumno; enseñanza; enfermería; etnometodología


PESQUISA

O tom do cuidado de enfermagem para alunos de graduação

The tune of nursing care to graduation students

El ton del cuidado de enfermería para alumnos de graduación

Fátima Helena do Espirito SantoI; Cristina Lavoyer EscudeiroII; Gustavo Alberto Suarez das Chagas FilhoIII

IEnfermeira. Profª Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (MEM/EEAAC/UFF). Doutoranda EEAN/UFRJ

IIEnfermeira. Profª Assistente MEM/EEAAC/UFF, Doutoranda EEAN/UFRJ

IIIEnfermeiro. Profº. da Escola de Enfermagem UNIGRANRIO. Mestrando EEAN/UFRJ

RESUMO

Embora o cuidado seja apontado como essência da Profissão pouco se discute sobre seus significados no ensino de enfermagem. O trabalho objetivou identificar o significado do cuidado para alunos visando contribuir para um ensino mais contextualizado. Para guiar o estudo utilizamos os conceitos de filiação e noção de membro da Etnometodologia. Os sujeitos foram alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas após dinâmica de grupo que buscou apreender como os alunos descreviam o cuidado até aquele momento do curso. Concluímos que na medida em que os alunos vão se filiando à Enfermagem, incorporam conceitos que contribuem para reforçar ou transformar o que trouxeram de experiências anteriores e daquelas vividas durante o curso de graduação. Logo, conceitos e comportamentos vão sendo apreendidos e reproduzidos pelo aluno como componentes de sua identidade profissional.

Palavras-chave: cuidado, ensino de graduação, etnometodologia

ABSTRACT

Although care is pointed as the essence of the nursing profession, there is a lack of discussion on its meaning in the nursing education. The objective of this study is to identify the meaning of care for graduate students aiming at contributing to a more contextualized teaching. In order to guide the study, we used the concepts of filiation and membership notion from ethnomethodology. The subjects were students from a state nursing graduation course in Rio de Janeiro. The data were collected through semi-structured interviews taken after group dynamics which objective was to apprehend the way students described care until that moment in their nursing course. We concluded that as students become more involved with nursing they incorporate concepts that contribute to reinforce or to transform their previous experiences and experiences acquired during the graduation course. Therefore, concepts and behaviors are apprehended and reproduced by students as components of their professional identity.

Keywords: care, students, teaching, nursing, ethnomethodology

RESUMEN

Aunque el cuidado se apunte como la esencia de la profesión poco se discute sobre sus significados en la enseñanza de enfermería. El trabajo busca identificar el significado del cuidado para los alumnos, con el fin de contribuir para una enseñanza más contextualizada. Para guiar el estudio utilizamos los conceptos de filiación y noción de miembro de la Etnometodología. Los sujetos-alumnos del Curso de Graduación en Enfermería de una institución del Estado do Rio de Janeiro. Los datos se colectaron a través de entrevistas semiestructuradas, después de una dinámica de grupo que buscó identificar cómo los alumnos describían el cuidado hasta aquel momento del curso. Concluimos que a medida en que los alumnos se van filiando a la Enfermería, incorporan conceptos que contribuyen para reforzar o transformar lo que trajeron de experiencias anteriores y de las vividas durante el curso de graduación. Por lo tanto, conceptos y comportamientos se van aprendiendo y son reproducidos por el alumno como componentes de su identidad profesional.

Palavras clave: cuidado, alumno, enseñanza, enfermería, etnometodología

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em março de 1999

Aprovado em janeiro de 2000

  • BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
  • COLLIÈRE, M. F. Promovera Vida. 2. ed. Lisboa: Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, 1999.
  • COULON, A . Etnometodologia e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. 205 p.
  • ESCUDEIRO, C. L. As enfermeiras na arte de ensinar/cuidar: (re)velando as relações interpessoais no cenário do ensino e da prática de enfermagem. Rio de Janeiro, 1997. Dissertação (Mestrado). Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.
  • ESPÍRITO SANTO, F. H. do. As interações entre professoras estudantes na trama da construção da identidade profissional da enfermeira. Rio de Janeiro, 1997. 175 p. Dissertação (Mestrado) Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.
  • FIGUEIREDO, N. M. A . de. ... A mais bela das artes... o pensar e o fazer da enfermagem: bases teóricas e práticas para uma teoria do cuidado/conforto. Rio de Janeiro, 1997. Tese (Concurso Titular) Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO.
  • HORTA, W. A. O Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU, 1979.
  • LEININGER, M. Care: the essence of nursing and Health. Thorofare: Charles B. Slack, 1984.
  • SILVA, A. L. da. O Cuidado no Encontro de quem Cuida e de quem é Cuidado. In: WALDOW, V. R.; MEYER, D. S.; LOPES, M. J. M. Maneiras de cuidar/Maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 195-241.
  • SOUZA, A. I. J. Reflexões sobre o Cuidado de Enfermagem In: LEOPARDI, M. T. (Org.) Teorias em Enfermagem: instrumentos para a prática. Florianópolis: NFR/UFSC; Florianópolis: Ed. Papa Livros, 1999. p .196-204.
  • WALDOW, V. R.; MEYER, D. S.; LOPES, M. J. M. Maneiras de cuidar/maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • WALDOW, V.R. A ação prescritiva do Cuidado sob a ótica da Análise do Discurso. SP, Rev. Nursing, n. 12, ano 2, p. 24-31, maio 1999.
  • ______.Cuidado Humano: o resgate necessário. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.
  • WATSON, J. Nursing: human science and human care, a theory of Nursing. 2. ed. New York: National League of Nursing, 1985.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2000

Histórico

  • Aceito
    Jan 2000
  • Recebido
    Mar 1999
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br