Acessibilidade / Reportar erro

A Ludoteca como espaço para uma nova abordagem de educação em saúde

Resumos

Este trabalho relata as premissas e resultados obtidos na primeira fase de um projeto comunitário da faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília que tem com finalidade desenvolver uma nova abordagem de educação em saúde baseado na utilização de instrumentos e técnicas de ensino lúdicas. Nesta etapa os objetivos propostos eram: montar uma ludoteca na cidade satélite de Paranoá - Distrito Federal; conscientizar as educadoras sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento infantil; aprimorar sua atuação junto à criança através do brincar; desenvolver novas relações com a comunidade e fortalecer sua capacidade de auto-gestão na administração e manutenção do espaço lúdico. As autoras relatam as experiências vivenciadas no período de 1 ano e meio, destacando alguns fatores facilitadores e outros inibidores, além de explicar como pretendem usar a ludoteca como espaço para desenvolver esta nova abordagem de educação em saúde voltada para a promoção da saúde.

Educação em saúde; Jogo e brinquedos; Promoção da Saúde


This paper presents the premisses and results reached in the first phase of a community project of the College of Health Sciences of the University of Brasilia, whose purpose is to develop a new approach to health education based on the use of instruments and teaching techiniques envolving play. For this phase the objetives were: to set up a play room in the satellite city of Paranoá - Federal District; to make the teachers aware of the importance of play in the development of children; to improve their role in this kind of work with children; to develop new maintenance of the play center. The authors relate their experiences in the project in the period of a year and a half, pointing out certains factors which facilitated and inhibited the results, as well as explainig how they propose to use this space to develop a new approach to health education with a focus in health promotion.

Health education; Play and playthings; Health promotion


ARTIGOS

A Ludoteca como espaço para uma nova abordagem de educação em saúde* * Trabalho apresentado com Tema Livre no I Encontro Internacional de Enfermagem dos Países dé Língua Oficial Portuguesa Salvador, 17 a 20 de abril de 1995.

Jane Lynn Garrison DytzI; Rosilane de Carvalho CristoII

IProfessora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da UNB

IIProfessora Auxiliar do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília 0UNB

RESUMO

Este trabalho relata as premissas e resultados obtidos na primeira fase de um projeto comunitário da faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília que tem com finalidade desenvolver uma nova abordagem de educação em saúde baseado na utilização de instrumentos e técnicas de ensino lúdicas. Nesta etapa os objetivos propostos eram: montar uma ludoteca na cidade satélite de Paranoá - Distrito Federal; conscientizar as educadoras sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento infantil; aprimorar sua atuação junto à criança através do brincar; desenvolver novas relações com a comunidade e fortalecer sua capacidade de auto-gestão na administração e manutenção do espaço lúdico. As autoras relatam as experiências vivenciadas no período de 1 ano e meio, destacando alguns fatores facilitadores e outros inibidores, além de explicar como pretendem usar a ludoteca como espaço para desenvolver esta nova abordagem de educação em saúde voltada para a promoção da saúde.

Unitermos: Educação em saúde - Jogo e brinquedos - Promoção da Saúde.

ABSTRACT

This paper presents the premisses and results reached in the first phase of a community project of the College of Health Sciences of the University of Brasilia, whose purpose is to develop a new approach to health education based on the use of instruments and teaching techiniques envolving play. For this phase the objetives were: to set up a play room in the satellite city of Paranoá - Federal District; to make the teachers aware of the importance of play in the development of children; to improve their role in this kind of work with children; to develop new maintenance of the play center. The authors relate their experiences in the project in the period of a year and a half, pointing out certains factors which facilitated and inhibited the results, as well as explainig how they propose to use this space to develop a new approach to health education with a focus in health promotion.

Keywords: Health education - Play and playthings - Health promotion.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido para publicação em 20.4.1995.

Aprovado para publicação em 29.5.1995.

  • 1. BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.
  • 2. CUNHA, Nylse Helena da Silva. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro, 1988.
  • 3. FRIEDMAN, Adriana et al. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta, Abrinq, 1992.
  • 4. LEBOVICI, S. & DIANTKINE, R. Significado e função do brinquedo na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
  • 5. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • 6. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. Săo Paulo: Martins Fontes, 1984.
  • *
    Trabalho apresentado com Tema Livre no I Encontro Internacional de Enfermagem dos Países dé Língua Oficial Portuguesa Salvador, 17 a 20 de abril de 1995.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      06 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Jun 1995

    Histórico

    • Aceito
      29 Maio 1995
    • Recebido
      20 Abr 1995
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br