Acessibilidade / Reportar erro

Possibilidades e limites para a prática transformadora na enfermagem familiar

RESUMOS DE TESES

Possibilidades e limites para a prática transformadora na enfermagem familiar

Angela da Rosa Ghiorzi

UFSC/SC

POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A PRÁTICA TRANSFORMADORA NA ENFERMAGEM FAMILIAR-Angela da Rosa Ghiorzi-Dissertação de Mestrado-UFSC/SC-1991-251p.

A proposta de uma prática transformadora da enfermagem de Saúde Pública resgata a dimensão social do processo saúde-doença na família, sob uma perspectiva histórico-crítica num momento em que o conhecimento sobre esse fenômeno social é parcial, relativo e provisório.. O estudo parte da análise e da crítica de dados empíricos sobre o que é família, saúde-doença e enfermagem familiar na busca do rompimento com o senso comum; justapõe a análise de documentos oficiais sobre saúde no Brasil; propõe indicadores teóricos metodológicos para a concretização de uma prática que visa refletir sobre a unicidade do homem e suas relações sociais (produção e produto, gênese e estrutura, sujeito e objeto), não separando o trabalhador da enfermagem do seu objeto de trabalho; analisa as representações de uma família de nossa sociedade acerca do seu processo saúde-doença através de entrevistas e observações; reúne estas análises e as expõe através de um Estudo de Caso para chegar às leis fundamentais, ao concreto pensante acerca do vir a ser dessa família em relação ao seu processo saúde-doença. Desse desvendamento, onde pensamento e prática se fundem, limites e possibilidades são apontados para a concretização de uma prática técnica e de compromisso social. Conclui que o vir a ser do processo saúde-doença na família está presente nas contradições entre seu ser e seu aparecer, vinculado a uma dada classe social e à existência da luta de classes. Este processo é também reflexo da ordem social vigente, de caráter histórico e dialético. É através da dialetização interior-exterior da família que a trabalhadora da enfermagem em Saúde Coletiva pode atuar comprometida política e socialmente, buscando romper com as relações de produção que oprimem as relações da família e dificultam a transformação social. Aponta possibilidades futuras para o desenvolvimento do trabalho da enfermagem em Saúde Coletiva junto com famílias, atrelado a outras práticas sociais.

End: Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde

Curso de Enfermagem

Campus Universitário, s/n Trindade

Florianópolis-SC-Fone (0482) 329480

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1992
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br