Acessibilidade / Reportar erro

O estudo de caso como estratégica de ensino no curso de graduação em enfermagem da fundação municipal de ensino superior de Marília

Resumos

Esta pesquisa é um estudo preliminar comparativo entre duas estratégias de ensino: estudo de caso e aula expositiva. O objetivo é verificar a correlação teórico-prática destas estratégias e, assim criar parâmetros de análise para a utilização do estudo de caso, no Curso de Graduação de Enfermagem. Os parâmetros, criados nesta análise, abordaram a preferência e as etapas de estudo desenvolvidas pelos alunos nas estratégias acima citadas, de acordo com os critérios estabelecidas neste estudo. Além disso, as opiniões dos alunos foram computadas segundo os resultados obtidos por eles com a utilização de ambas as estratégias.


This research is a preliminary comparative study between two teaching strategies: "case study" and "class". The objective is to verify the theoretical-practical correlation of these strategies and thus creating parameters to analyse the utilization of the case study approach. The paramenters created in this analysis have broached the students preference regarding the strategies themselves and the study phases developed by the students in both strategies mentioned above, according to the estabilished criteria of this work. Besides, the students opinions are talking to accamet concerning these strategies and regarding the numeric distribution of the students in the theoretical-practical correlation of both disciplines


O estudo de caso como estratégica de ensino no curso de graduação em enfermagem da fundação municipal de ensino superior de Marília

Rita de Cássia T. MartinsI; Ariadne da Silva FonsecaII

IEnfermeira, Professora Auxiliar do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Binstein-SP

IIEnfermeira, Professora Auxiliar do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Binstein-SP

RESUMO

Esta pesquisa é um estudo preliminar comparativo entre duas estratégias de ensino: estudo de caso e aula expositiva. O objetivo é verificar a correlação teórico-prática destas estratégias e, assim criar parâmetros de análise para a utilização do estudo de caso, no Curso de Graduação de Enfermagem. Os parâmetros, criados nesta análise, abordaram a preferência e as etapas de estudo desenvolvidas pelos alunos nas estratégias acima citadas, de acordo com os critérios estabelecidas neste estudo. Além disso, as opiniões dos alunos foram computadas segundo os resultados obtidos por eles com a utilização de ambas as estratégias.

ABSTRACT

This research is a preliminary comparative study between two teaching strategies: "case study" and "class". The objective is to verify the theoretical-practical correlation of these strategies and thus creating parameters to analyse the utilization of the case study approach. The paramenters created in this analysis have broached the students preference regarding the strategies themselves and the study phases developed by the students in both strategies mentioned above, according to the estabilished criteria of this work. Besides, the students opinions are talking to accamet concerning these strategies and regarding the numeric distribution of the students in the theoretical-practical correlation of both disciplines.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

ANEXO 1 - ROTEIRO PARA ENTREVISTA

1 Apresentar-se ao entrevistado:

• Solicitar a sua colaboração

• Dizer a que se destina o trabalho

• Dizer o tema do trabalho

• Solicitar a maior sinceridade possível

2 A pergunta nº 1 refere-se ao ano de graduação em que o aluno está matriculado; serão entrevistados alunos do 2º, 3º e 4º ano de graduação em Enfermagem, pois, estes anos compõem o ciclo-profissionalizante desse curso.

3 A pergunta nº 2 refere-se às estratégias de ensino comumente utilizadas no Curso de Graduação em Enfermagem.

4 Na pergunta nº 3 entende-se por:

a) Correlação teórico-prática

• Aprofundamento da fisiopatologia

• Levantamento dos problemas de enfermagem

• Pesquisa das ações de enfermagem apropriadas para a resolução desses problemas

• Prescrição do tratamento de enfermagem

• Não prescrição do tratamento de enfermagem

• Avaliação do comportamento do paciente após a execução da prescrição de enfermagem

4 A pergunta nº 4 refere-se a:

a) Não Correlação teórico-prática

• Aprofundamento da fisiopatologia

• Levantamento dos problemas de enfermagem

• Pesquisa das ações de enfermagem apropriadas para a resolução desses problemas

• Não prescrição do tratamento de enfermagem

• Não avaliação do comportamento do paciente após a execução da prescrição de enfermagem

ANEXO 2 - ENTREVISTA

1 Ano de graduação que está cursando_______

2 Assinale com um X a estratégia de ensino utilizada no decorrer do ano de graduação que você cursa, que mais gostou:

( ) Estudo de caso

( ) Aula expositiva

( ) Outros

3 Assinale com ura X as etapas de estudo que você desenvolveu com aula expositiva:

( ) Aprofundamento da fisiopatologia

( ) Levantamento dos problemas de enfermagem

( ) Pesquisa e fundamentação das ações de enfermagem para a resolução dos problemas

( ) Prescrição de enfermagem

( ) Avaliação do comportamento do paciente após a execução da prescrição de enfermagem

4 Assinale com um X as etapas de estudo que você desenvolveu com o estudo de caso:

( ) Aprofundamento da fisiopatologia

( ) Levantamento dos problemas de enfermagem

( ) Pesquisa e fundamentação das ações de enfermagem para a resolução dos problemas

( ) Prescrição de enfermagem

( ) Avaliação do comportamento do paciente após a execução da prescrição de enfermagem

5 Qual a sua opinião sobre a estratégia de ensino estudo de caso?

  • 1
    FREIRE, P. Educação e Conscientização - IN: Educação como prática da Liberdade. 12. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
  • 2
    GARCIA, W.E. Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento. São Paulo: Mc Graw-Hill do Brasil, 1978.
  • 3
    GODOY, A.M. Um Estudo de Abordagem através do Método de Resolução do Problemas. Ação Centrada no Cliente e Satisfação do Aluno. Dissertação (Mestrado). Porto Alegre: 1982.
  • 4
    KORSH, B.M. Practical Techniques of observing, interviewing and advising in practice as demonstrated in an attitude study project. Pediatrics, Springfield, 18:467-90,1966.
  • 5
    MORAES, E. e col. Como percebi a influência do ensino de enfermagem Pediátrica no aspecto referente à assistência aos pais. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 14 (3): 243-256,1980.
  • 6
    RIBEIRO, CA. e col. A disciplina Enfermagem Pediátrica: avaliação, pelos alunos, de uma nova metodologia de ensino. Rev.Esc. USP, São Paulo, 16(2): 181-92,1982.
  • 7
    ROGERS, CR. Liberdade para aprender. 4. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.
  • 8
    ROGERS, CR. Torna-se Pessoa. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
  • 9
    SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 5. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
  • 10
    SIMÕES, Ir. Cleanaria. Metodologia da Pesquisa para o Estudante de Enfermagem. Bauru: Gráfica dos FASC, 1983.
  • 11
    TURRA, C.M.G. et al. Planejamento de ensino e avaliação. 12. ed. Porto Alegre: Sagra, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1992
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br