Acessibilidade / Reportar erro

Jornal de pediatria on-line: primeiras impressões

Jornal de pediatria on-line: first impressions

EDITORIAIS

Jornal de pediatria on-line: primeiras impressões

Jornal de pediatria on-line: First impressions

Jefferson Pedro PivaI; Pedro Celiny GarciaII; Danilo BlankIII

IJefferson Pedro Piva - Editor chefe do Jornal de Pediatria

IIPedro Celiny Garcia- Editor associado do Jornal de Pediatria. Editor do JPED

IIIDanilo Blank - Editor executivo do Jornal de Pediatria . Editor do JPED

Nem mesmo as mais otimistas expectativas poderiam antecipar ou prever uma resposta tão favorável e positiva como a observada nestes escassos quatro meses em que o Jornal de Pediatria on-line está disponível no seu site na Internet (www.jped.com.br). Mesmo descontando-se a precocidade de avaliação para um projeto tão complexo e ambicioso, nos permitimos comemorar alguns resultados, assim como utilizar muitos destes dados na definição dos rumos a curto e a longo prazo.

O Jornal de Pediatria na sua versão impressa é distribuído a mais de 14.000 assinantes. Entretanto, poderíamos nos questionar: Quantos destes realmente lêem a revista? Qual a sua freqüência de leitura? Quais os artigos de maior interesse? Onde estão localizados esses leitores? As respostas a estas questões são quase impossíveis de obter tratando-se de uma revista impressa; porém, estão disponíveis rápida e instantaneamente em uma revista eletrônica, permitindo avaliações permanentes com correções de rumos e propósitos.

Até o final de julho, o JPED recebeu 22.729 visitas, com uma duração média de 12,5 minutos. No último mês, registrou-se uma média de 215 visitas diárias ao site. Ressalte-se mais uma vez que estes números foram atingidos com apenas 4 meses da revista na rede. Apesar da maior concentração de usuários ser originários do Brasil, observa-se um crescente número de visitas das mais diversas regiões do planeta, como Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Reino Unido, Uruguai e Alemanha, entre outros.

No Brasil, em torno de 70% dos acessos verificados no site do JPED são provenientes de cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

É interessante constatar ainda que determinados visitantes tornaram-se freqüentadores do JPED apresentando repetidas visitas (acima de dez) para as mais diversas atividades, tais como: pesquisa, leitura de artigos recentemente lançados ou envio de artigos a colegas.

Por estes e outros dados, pode-se identificar que o site JPED agregou novas características ao Jornal de Pediatria. Nossa revista ultrapassou as barreiras impostas pelo idioma e pelas fronteiras de nosso país, tornando-se cada vez mais uma revista pediátrica de reconhecimento internacional, com definida participação como fonte de pesquisa e conquistando progressivamente leitores de remotas e distantes regiões.

Estas novas e comprovadas características representam um atrativo a mais para que os pesquisadores e autores optem por enviar seus trabalhos para o Jornal de Pediatria. O fato de ter um artigo publicado nesta revista permite que esses resultados venham a ser divulgados aos 14.000 assinantes da revista impressa, agregando agora um público em constante crescimento e de distantes regiões. Obviamente, passamos também a captar artigos e produção científica oriunda de outros países, como pode ser observado já neste número, quando estamos publicando artigo proveniente do Uruguai e impresso no idioma original.

É nosso compromisso imediato consolidar a construção do site JPED, com a inclusão retroativa da versão integral, em português, de todos os artigos publicados a partir de 1994, assim como disponibilizar os resumos em inglês, revisados, dos artigos publicados entre 1994 e 1999.

Paralelamente a estes ajustes editoriais, pretendemos ampliar nossa inclusão na "grande rede global", de modo a conquistar de maneira pronta e efetiva o maior número de leitores em potencial, nos grandes repositórios sediados na Internet, que organizam e distribuem o acesso gratuito à literatura científica revisada.

Na América Latina, o repositório científico que tem se imposto como referência é, sem dúvida, a Biblioteca Científica Eletrônica On-line, SciELO (www.scielo.org), gerenciada em parceria pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), que organiza bases de dados bibliográficas e de edições completas de periódicos científicos. O Jornal de Pediatria está em processo final de avaliação, visando ao seu ingresso neste sistema, que certamente representa uma ampliação de nossa capacidade de divulgação.

Um outro grande e importante ponto para difusão das informações veiculadas pelo Jornal de Pediatria via Internet, é o site do Grupo de Editores de Revistas de Sociedades de Pediatría del Conosur (www.pediatriaconosur.org), que reúne Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, com o objetivo de proporcionar o acesso de cerca de mais de 30 000 pediatras latino-americanos à produção científica das seis sociedades envolvidas na parceria (1). Esta iniciativa, que demonstra desde sua criação um elevado grau de competência e cooperação, já começou a estreitar os laços dos pediatras brasileiros com seus companheiros do Conesul, ampliando o número potencial de leitores e criando expectativas de uma maior integração de nossa região, a exemplo do que ocorre em outras regiões do planeta, como Europa e América do Norte.

Como referimos anteriormente, a revista on-line permite identificar a origem dos acessos, estimar qual o tipo de serviço mais procurado (pesquisa, leitura...), verificar qual o tipo ou conteúdo de maior interesse, entre outros. Para tal fim, a existência de um cadastro completo é fundamental. Neste sentido, temos a agradecer aos visitantes do site JPED que têm optado espontaneamente por realizar o cadastro completo (opcional). Esta disposição permite que os dados e resultados mensurados possam ser aferidos com uma maior precisão e, a seguir, tomar medidas no sentido de adequar o serviço oferecido às necessidades dos usuários.

Um outro dos tantos motivos de comemoração dentre fatos que envolvem o lançamento do JPED, é a expressiva interatividade estabelecida entre os leitores (navegadores) e o corpo editorial. Temos recebido mensagens diárias com comentários úteis e pertinentes abordando facilidades (dificuldades) de navegação, organização do conteúdo, sugestões quanto às versões em inglês e freqüentes agradecimentos pela possibilidade de copiar os artigos em arquivos pdf. Fato este que é comprovado pelo expressivo número de downloads verificados. Destacamos que, nos primeiros tempos, o campeão de downloads foi a edição de 1934 do Jornal de Pediatria, motivada muito provavelmente por seu caráter histórico e afetivo. Agora, porém, nota-se um interesse ampliado e diversificado dos leitores pelos mais diversos artigos científicos publicados. No mês de julho, por exemplo, foram realizados 1.488 downloads de arquivos pdf, tendo sido o artigo "Enurese noturna monossintomática" solicitado em 105 ocasiões.

O que tudo isso significa afinal para os leitores e potenciais autores do Jornal de Pediatria? Considerando as enormes transformações que irão sofrer todas as revistas médicas a partir deste momento (2), não é fácil predizer ou antecipar... Podemos inferir, baseados nestes achados que nos encontramos em uma etapa ascendente de ampliação de nossos horizontes, incrementando o universo tanto de leitores como de autores ou colaboradores.

O JPED mesmo sendo definido com uma revista on-line, não tem nada de virtual! Ao contrário, trata-se de uma realidade tangível e com horizontes ainda indefinidos. Por estas e outras medidas é que nos permitimos afirmar que o Jornal de Pediatria já é a maior e mais completa revista de pediatria da América Latina. Entretanto, esta posição que nos envaidece, ainda não é o suficiente. Acreditamos que nossos limites ainda estejam muito longe de terem sido atingidos. Um futuro desconhecido ainda, mas muito provavelmente promissor, nos aguarda.

  • 1. Padula de Léon V. Un paso más. Arch Pediatr Urug 2001;72:57.
  • 2. Delamothe T, Smith R. PubMed Central: creating an Aladdin's cave of ideas. BMJ 2001;322:1-2.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Ago 2008
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
Sociedade Brasileira de Pediatria Av. Carlos Gomes, 328 cj. 304, 90480-000 Porto Alegre RS Brazil, Tel.: +55 51 3328-9520 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: jped@jped.com.br