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Neurologia das artes performáticas

ANÁLISES DE LIVROS

NEUROLOGIA DAS ARTES PERFORMÁTICAS. NUNJO FINKEL. Um volume (14x21 cm) em brochura, com 212 páginas. Rio de Janeiro, 1996: Oficina do Livro Editora e Livraria Ltda.

Ivan Cavalcanti Proença e Isis Maria Balter Proença, Diretores da Oficina do Livro Editora, produziram este livro, cuja forma final resulta dos esforços da família, dos amigos e dos muitos colaboradores de seu autor, Nunjo Finkel. Completou ele a revisão do livro na noite que antecedeu a madrugada de sua morte súbita em 18 de janeiro de 1992, após um dia inteiro da sua jornada habitual de trabalho como médico e como dirigente do Serviço de Neurologia do Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro - como registra sua sucessora na direção desse Serviço, Maria Clinete Sampaio Lacativa, (Arq Neuropsiquiatr 1992;50.3:407). Finkel, o exímio neurologista, igualmente era um cultor das artes cujo cerne atingiu pelo caminho instrumental do violino.

Conceituando a neurologia das artes pcrformáticas como aquela que trata das "condições neurológicas associadas à prática profissional (em ocasiões amadora) da música, da dança e do canto", no primeiro capítulo -Introdução. Generalidades - Finkel lembra ser o tema algo negligenciado na literatura brasileira. Com o objetivo de alertar a classe médica para os problemas neurológicos dos artistas performáticos, o autor se vale de metodologia expositiva, que diz tentativamente linear. Para tanto, ele se baseia em sua experiência clínica sobre o tema, assim como em dados registrados na literatura e naqueles da assessoria de músicos e de professores e artistas performáticos.

A matéria é abordada em quatro capítulos. Neles, o diagnóstico e o diagnóstico diferencial são criteriosamente avaliados a propósito de cada uma das condições discutidas, da mesma forma que a respectiva terapêutica.

A assim chamada "síndrome do superuso" e as neuropatias periféricas são analisadas no primeiro capítulo. O extenso e controverso tema das distonias focais, com especial atenção às diversas formas de apresentação das cãibras, é objeto do segunto capítulo. Segue-se a avaliação neurológica do quadro do pânico do palco, acerca do qual também apresenta sua visão a propósito de estudos psicológicos e psicanalíticos sobre esse quadro, no contexto do papel desempenhado por neurotransmissores na doença do pânico. Miscelânea, o quarto capítulo, reúne dados sobre diversas condições, entre as quais destaca-se a laringocele assintomática dos instrumentistas de sopro, como a dos instrumentistas de metais em bandas militares. Igualmente, destacam-se argutas apreciações críticas sobre avaliações de doenças e de capacitações especiais registradas em relação a notáveis artistas performáticos, particularmente em relação a músicos. Aqui a crítica neurológica é enriquecida pela arte que contém a neurologia em si mesma, da qual o autor é figura de relevo. Aliando esta qualidade de arte à qualidade de seu domínio de uma das artes performáticas, Finkel encerra a matéria do livro com magistral exercício intelectual e interpretativo sobre a neurologia das artes performáticas. Seguem-se a valiosa peça final "Glossário das artes performáticas" e cuidada listagem das referências bibliográficas.

Trata-se de livro recomendado a todos os neurologistas, tanto pelo seu conteúdo neurológico propriamente dito, como por aspectos inéditos do interrelacionamento da neurologia e das artes, particularmente das artes performáticas.

Antonio Spina-França

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Dez 1996
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