Acessibilidade / Reportar erro

Das klinische bild der dauerfolgen nach hirnverletzung. Clemens Faust

ANÁLISE DOS LIVROS

Das klinische bild der dauerfolgen nach hirnverletzung. Clemens Faust. Um volume in-8º, com 91 páginas e 5 ilustrações, editado por Georg Thieme Verlag, Stuttgart, 1956.

Nem sempre é fácil valorizar, dentro da multiplicidade da sintomatologia subjetiva de um paciente que tenha sofrido um traumatismo craniano - e em especial quando estejam em jogo interêsses reivindicativos - o que realmente deva ser atribuído a lesões orgânicas encefálicas. Todo o neurologista, seja nas atribuições de clínico como atuando como perito, já se viu diante de dificuldades oriundas das dúvidas entre o que deve ser valorizado para efeitos de indenização e o que deve ser posto de lado, como elementos superajuntados pla sugestionabilidade ou pela má fé dos pacientes. O problema se agrava quando se trata de sequelas tardias dos traumatismos fechados do crânio.

Clemens Faust, nesta pequena monografia publicada sob os auspícios de instituições governamentais alemães, traz excelente contribuição para o diagnóstico das conseqüências tardías das lesões encefálicas pós-traumáticas. Depois de considerações preliminares de ordem patogênica, são revistos os distúrbios de caráter focal (motores, sensitivos, sensorials, cerebelares, gnósticos, práxicos), tanto no que respeita à sintomatologia quanto ao tipo lesional; capítulos especiais são dedicados às psicoses, às neuroses e às epilepsias pós-traumáticas. Os elementos complementares para o diagnóstico são resumidos sumàriamente, pois escapam do âmbito da metódica de trabalho a que se propôs o autor, qual seja o de esmiuçar a sintomatologia clínica, especialmente aquela aplicável aos casos limítrofes. Todos os 10 capítulos do livro são curtos e concisos, em uma condensação que, embora reduzindo o volume, não lhe tira o mérito de uma contribuição valiosa para a resolução de difíceis problemas clínico-forenses. Extensa bibliografia e bem coordenado índice final facilitando a consulta, o completam. Perfeito o trabalho tipográfico.

O. Lange

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Mar 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1956
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org