Acessibilidade / Reportar erro

The cerebrospinal fluid. S. Lups e A. Haan. Um volume de 350 páginas e 90 figuras. Elsevier Publishing Co., Amsterdam, 1954.

ANÁLISES DE LIVROS

The cerebrospinal fluid. S. Lups e A. Haan. Um volume de 350 páginas e 90 figuras. Elsevier Publishing Co., Amsterdam, 1954.

A literatura sôbre a fisiopatologia do liqüido céfalo-raquidiano vem de se enriquecer com êste livro, contribuição da Escola Holandesa que tantos progressos tem trazido à Neurologia. Os AA. claramente reconhecem que seu livro não pretende esgotar o assunto, desde que ainda há muito que esclarecer neste terreno; trata-se, sobretudo, de uma obra de atualização, completada por contribuições de especialistas que publicaram seus trabalhos em revistas médicas holandesas, pouco acessíveis, portanto. A sistematização e disposição do material não fogem ao que é comum em livros sobre liqüido céfalo-raquidiano. Os primeiros capítulos, dedicados aos dados anatômicos e fisiológicos, contêm interessantes dados sobre o condicionamento das variações da pressão intracraniana. O capítulo seguinte é dedicado às punções, sendo dada preferência à punção lombar, feita com cuidados de cirurgião; a punção suboccipital é recomendada apenas para os casos em que seja formalmente indicada. A seguir, com excelente metodização, são estudados os elementos habitualmente pesquisados no líquor, procurando os AA. estabelecer, mediante os seus e alheios estudos, os padrões de normalidade tanto para adultos e para crianças como em relação aos diferentes locais de punção. Passam depois os AA. a relatar as alterações mais encontradiças em diferentes afecções do sistema nervoso, atualizando os conhecimentos e esquematizando-os de forma bastante didática. A última parte do livro é dedicada à metodização e à técnica dos exames a serem realizados com o liqüido céfalo-raquidiano.

A metodização dos vários assuntos e sua exposição com caráter didático, a atualização de alguns setores, a excelente bibliografia, a riqueza de figuras elucidativas e, ainda, a agradável apresentação tipográfica, fazem deste livro um compêndio digno de ser manuseado por especialistas, por clínicos gerais e por estudantes que desejam ter base segura para interpretar os síndromos liquóricos.

O. Lange

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Abr 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1955
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org