Acessibilidade / Reportar erro

Líquido cefalorraquídeo: Ernesto Daniel Andia. Um volume com 243 páginas. El Ateneo, Buenos Aires, 1946

ANÁLISES DE LIVROS

Líquido cefalorraquídeo. Ernesto Daniel Andia. Um volume com 243 páginas. El Ateneo, Buenos Aires, 1946.

O A. escreveu ótimo livro, muito bem impresso, com boa documentação radiográfica (particularmente as cópias em relêvo), mostrando-se grande estudioso do líqüido cefalorraqueano. Após as idéias gerais de produção, circulação e absorção do liquor, passa a discorrer sôbre as punções lombar e ventricular, mostrando as provas radiológicas com contraste obtidas por estas vias. No capítulo 3, relata os métodos para o exame do líqüido cefalorraqueano, descrevendo, em detalhes, nova técnica para a execução da ação do ouro coloidal (técnica de Luis Gambino). A seguir, mostra como se deve ler e interpretar um protocolo do exame de líquor. Detém-se particularmente na reação do ouro coloidal, que julga precisa e uniforme, utilizando-se desta nova técnica, permitindo-lhe mesmo fazer nova subdivisão, bastante complexa, das curvas coloidais. Em continuação, apresenta mais 7 capítulos nos quais descreve as síndromes liquóricas, merecendo sua especial atenção o líqüido cefalorraqueano nas nefropatias.

Julgamos digna de reparo a afirmação do A., de que a sulfamidoterapia intra-raqueana é completamente destituída de riscos, opinião esta não compartilhada pela maioria dos especialistas, que já não mais usam tal via para introdução dêste medicamento, em vista dos acidentes possíveis e mesmo porque a sulfamidoterapia por via oral ou venosa mantém perfeitamente um teor útil e constante no sangue e no líquor.

J. BAPTISTA DOS REIS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1947
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org