Acessibilidade / Reportar erro

Algoritmos da Fundação Roma III para os diagnósticos das doenças funcionais do sistema digestivo

EDITORIAL

Algoritmos da Fundação Roma III para os diagnósticos das doenças funcionais do sistema digestivo

Fernando Pardini; Mounib Tacla; Ricardo Guilherme Viebig

Membros do Conselho Editorial dos Arquivos de Gastroenterologia

Os editores da revista ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA se sentem particularmente honrados pela grata oportunidade de apresentar à comunidade gastroenterológica brasileira a publicação da tradução para a língua portuguesa dos CRITÉRIOS de ROMA III para as Doenças Funcionais do Sistema Digestivo.

Conforme vivenciadas na prática clínica diária, são entidades médicas de complexa compreensão, investigação e de manuseio por parte dos especialistas, podendo determinar, quando não detalhadamente abordadas, resultados diagnósticos e terapêuticos inadequados.

Portanto, a publicação destes CRITÉRIOS, lastreados em prestigiadas avaliações e considerações unânimes de representantes internacionalmente reconhecidos da Especialidade, reunidas em tais consensos, é um passo importante e histórico para o enriquecimento do desejado pensamento linear, integrado e compartilhado dos especialistas em relação à uniformidade dos elementos clínicos e propedêuticos necessários à formulação do diagnóstico e da conduta terapêutica clínica dessas Doenças Funcionais Digestivas. O enfoque de cada entidade é apresentado através de algoritmos minuciosos, legendados e explicados através de informações completas, claras e, além do mais, ilustrados por apresentações de observações clínicas em que se aplicam todas as rotas e deduções a respeito das várias etapas para se definir o quadro clínico e o respectivo diagnóstico.

Certamente, será material científico de uso diário e prático na rotina dos colegas gastroenterologistas.

Em primeiro lugar, nosso agradecimento pelo esforço e dedicação da Sra. Cecilia P. Pinheiro e da Srta. Mariana Rodovalho pela produção, correção e adaptação dos textos primitivos, tarefa fundamental para a existência deste suplemento. Agradecemos também, o Dr. Carlos F. M. Francisconi, à Rome Foundation e ao Laboratório NycomedTakeda pela confiança depositada nos ARQUIVOS e pela oportunidade de conferirnos o privilégio e a responsabilidade editorial pela publicação e, portanto, divulgação desse compêndio que reúne agora a comunidade científica gastroenterológica brasileira à internacional.

A revista ARQUIVOS de GASTROENTEROLOGIA permanece fiel à proposta central de seu fundador, Prof. José Fernandes Pontes, em promover o conhecimento médico, de forma independente e aberta. Procuramos sempre incentivar, auxiliar e orientar os pesquisadores nos bons preceitos da publicação médica.

Esperamos que outras iniciativas como esta floresçam em nosso meio.

Bom proveito!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    2012
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br