Acessibilidade / Reportar erro

ABE&M: números normais, edições especiais e suplementos

editorial

ABE&M: Números Normais, Edições Especiais e Suplementos

Claudio E. Kater

Editor-chefe, ABE&M

OS NÚMEROS NORMAIS DOS ARQUIVOS, editados continuamente desde sua criação em 1952 (salvo uma breve interrupção durante os anos 73-77), são aqueles que englobam as várias sessões da revista, incluindo artigos originais, revisões, editoriais, "Perspectivas", apresentação de casos, casos especiais, memórias, cartas ao editor, etc. Nesses números têm sido contempladas todas as áreas e subáreas da Endocrinologia e Metabologia (E&M), na medida de sua importância relativa e do volume de submissão dos manuscritos. Desde a época em que as edições ainda eram trimestrais (até 1997), temos procurado publicar pelo menos quatro números normais por ano.

Com o intuito de aumentar a freqüência das tiragens dos Arquivos, refletindo talvez a maior produtividade de seus contribuintes autores, a partir de 1998 passamos a publicar edições bimestrais e para completar a quota dos seis números anuais, sem sacrificar a quantidade de artigos por edição, decidimos pela criação das chamadas "edições especiais". A razão não foi exclusivamente a de preenchermos novos espaços mas, mais do que isso, a de procurarmos atender a algumas reinvindicações de subespecialidades que têm crescido e se desenvolvido mais vigorosamente nestes últimos anos e, também, às possíveis necessidades de espaço para exposição científica dos Departamentos da SBEM, especialmente aqueles que anteriormente já desenvolviam atividades científicas paralelas à da SBEM.

Esta situação concretizou-se quando no final do ano passado, durante a realização do Congresso Brasileiro de E&M em São Paulo, decidiu-se pela criação de uma entidade maior na nossa comunidade científica que conglomerasse todas as sociedades que estavam viscejando ao largo da SBEM e criando, de certa maneira, uma forma própria e autônoma, talvez desnecessária e dispersiva. A FEBRASEM, assim, passou a congregar inicialmente a própria SBEM, a já tradicional SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes e as mais recentemente criadas, ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e SOBEMOM - Sociedade Brasileira de Estudos do Metabolismo Ósseo e Mineral. Ficou estabelecido nesta mesma ata de criação da FEBRASEM, que os Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia seriam o único veículo de divulgação científica desta Federação. Permitimos, desta maneira, que as recém criadas "edições especiais" da revista, pudessem satisfazer às necessidades potenciais de demanda destas Sociedades irmanadas e dos seis Departamentos Científicos da SBEM.

Esses dois fascicules anuais foram programados para enfocar áreas ou temas mais específicos da E&M, sob a coordenação de editores convidados, pertencentes aos Departamentos de especialidade da SBEM ou às Sociedades federadas, SBEM, SBD, ABESO e SOBEMOM. E assim está sendo feito, de maneira lenta e gradual, mas efetiva. Em 1998, foram publicadas duas "edições especiais": em Fevereiro sobre Diabetes Mellitus e em Agosto, sobre Nódulos Tiroidianos. Em 1999, decidimos pela publicação dos Consensos de Interesse para o Endocrinologista, tendo sido publicados em Fevereiro o Consenso da ABESO sobre Obesidade e 2 Consensos sobre Diabetes: DM e Gestação e Complicações Crônicas do DM. Em Agosto publicamos os Consensos de Hipertensão Arterial e sobre Dislipidemias.

É provável que estejamos no caminho certo; embora não queiramos legislar em causa própria, gostaria de salientar que temos recebido cumprimentos pela iniciativa e, para não terminarmos o ano sem abordar um tema especial, estamos preparando para Dezembro uma edição que irá tratar de problemas relacionados ao Metabolismo Ósseo e Mineral, sob a coordenação da Dra. Marise Lazaretti Castro e do Dr. Pedro Henrique S. Corrêa. Iniciaremos o ano 2000 também com outra "edição especial", já quase finalizada, desta vez sobre Obesidade, tendo como editor-convidado o Dr. Alfredo Halpern.

Já os suplementos dos ABE&M, foram inicialmente idealizados para englobar o material oferecido nos Congressos e Simpósios da SBEM (agora da FEBRASEM), que previamente eram publicados como livro de resumos do Congresso, ou anais, desvinculados da revista e sem qualquer referência para indexação. Estes suplementos, compreendendo a programação científica do referido Congresso/Simpósio, os resumos dos temas livres apresentados (orais e posters) e, eventualmente, os textos completos ou resumidos do conteúdo das palestras e conferências, vinham sendo publicados apenas esporadicamente, por solicitação das Comissões Organizadoras ou Científicas de alguns Congressos.

Mais recentemente (desde 1995), o Congresso da SBEM tem sido publicado rotineirametne como um suplemento da revista e, esperamos que esta política possa se tornar uma norma da sociedade, bem como os demais Congressos da Especialidade. Assim, por exemplo, apenas nestes últimos 12 meses tivemos a oportunidade de publicar não somente o livro do 23o. CBEM (Novembro de 1998), mas também o do IV SISO (Agosto 99), do 14o. Congresso da SBD (Outubro 99) e do X SINE (Outubro 99). Dada a qualidade do material e o interesse em se ter uma publicação referenciada, até o Congresso Brasileiro de Pediatria Endocrinológica (COBRAPEM), foi motivo de um suplemento dos ABE&M, embora este Congresso seja fundamentalmente ligado à Sociedade de Pediatria. Não podemos dizer que fomos 100% bem sucedidos porque, embora tivéssemos mostrado interesse, não fomos escolhidos como responsáveis pela publicação dos Anais do I Congresso da SOBEMOM, realizado em Recife, PE, no final de Outubro de 1999.

Algumas vezes, os suplementos foram publicados não pelos editores normais da revista, utilizando o processo habitual de editoração e publicação seguido nas edições normais, mas por outros contatos feitos pela Comissão Organizadora, com patrocínio de empresas comerciais. Nossa responsabilidade era restrita apenas ao fornecimento do fotolito da capa e alocação dos dados de indexação (volume, número do fascículo e do suplemento). Desde que passamos a controlar a própria publicação do material, percebeu-se nítida melhora da qualidade e maior uniformidade na publicação, obedecendo mais rigidamente às normas de tamanho, qualidade do papel e de impressão.

Mais do que isso, graças ao patrocínio e aos auspícios mais continuados que temos tido da indústria farmacêutica, a publicação destes suplementos diretamente pela editora dos Arquivos, não tem acarretado praticamente nenhum custo adicional para os Organizadores dos eventos, que assim podem dispor de seu orçamento de maneira mais liberal.

Existem dois pequenos problemas que aproveitamos a oportunidade para comentar: o primeiro é que estes suplementos somente poderão ser publicados após contato e autorização prévia da Comissão Editorial dos Arquivos, e com a devida antecedência, para que possamos preparar o conteúdo e o espaço editorial; dificilmente poderemos publicar um suplemento sem tempo hábil para confeccioná-lo ou após a realização do referido evento, a não ser que tenha havido algum acerto prévio para isso; em nenhuma hipótese, entretanto, iremos publicar material (no todo ou em parte) que tenha sido previamente publicado, mesmo que em inocentes anais ou livros do Congresso.

O segundo problema que ainda temos e que esperamos poder resolver neste próximo ano é a possibilidade da distribuição destes suplementos para todos os sócios da SBEM (ou da FEBRASEM), especialmente aqueles que não puderam atender e receber em mãos a revista dentro de suas pastas. Se pudermos imprimir uma tiragem maior destes suplementos poderemos passar a distribuí-los rotineiramente a todos. Para isso precisaremos de algum orçamento complementar que está sendo quantificado e levantado.

Uma questão ainda permanece em aberto e necessita de discussão mais ampla dentro do Conselho Consultivo da FEBRASEM: além dos sócios quites da SBEM, quem mais terá direito a receber os exemplares dos ABE&M?, sejam estes suplementos ou mesmo todos os demais números normais dos Arquivos, uma vez que a revista é, efetivamente, o veículo de divulgação científica destas Sociedades. Pelo regulamento atual da SBEM, apenas os sócios quites desta Sociedade recebem a revista e, para isso, contribuem com 20% da sua anuidade para tal. Se as demais Sociedades puderem arcar com os custos de uma complementação das tiragens ou se igualmente passarem a contribuir com valor equivalente para reduzir os custos da publicação é possível que possamos, em pouco tempo, aumentar nossa tiragem para mais de 3.500 exemplares/edição e satisfazer a todos os associados das quatro sociedades coligadas da FEBRASEM.

Este é um objetivo que podemos alcançar sem maiores dificuldades, bastando talvez, apenas um acordo entre os dirigentes dessas várias sociedades e uma normatização da contribuição de cada associado.

PS: O penúltimo suplemento dos "Arquivos" deste ano (volume 43, número 5, suplemento l, outubro de 1999) fo dedicado ao Programa Científico e Resumos de Temas Livres do XII Congresso Brasileiro de Diabetes, realizado em Aracaju, Sergipe, entre 08 e 14 de outubro. Pude participar do sucesso deste Congresso e desfrutar da agradável Aracaju a convite do seu presidente, Dr. Raimundo Sotero, a quem agradeço pela gentileza e parabenizo pela organização do evento.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Ago 2006
  • Data do Fascículo
    Out 1999
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Rua Botucatu, 572 - conjunto 83, 04023-062 São Paulo, SP, Tel./Fax: (011) 5575-0311 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abem-editoria@endocrino.org.br