Acessibilidade / Reportar erro

Evolução temporal e distribuição espacial da hanseníase em município de baixa endemicidade no estado de São Paulo

Evolución temporal y distribución espacial de la lepra en una ciudad de baja endemia en el estado de São Paulo, Brasil

Resumo

Objetivo

Analisar a distribuição espacial e temporal da hanseníase em cenário de baixa endemicidade no estado de São Paulo, Brasil.

Métodos

Estudo ecológico, sobre casos de hanseníase notificados no município de Ribeirão Preto, entre 2006 e 2016. A tendência temporal da taxa de detecção de hanseníase foi verificada mediante decomposição de séries temporais, e identificadas as áreas de alta e de baixa ocorrência da doença utilizando-se a técnica Getis-Ord Gi*.

Resultados

Foram registrados 890 casos, e a taxa de detecção apresentou uma tendência crescente no período analisado, com crescimento médio de 1% ao mês. Identificaram-se áreas de alta ocorrência da doença na região norte do município (99% e 95% de confiança).

Conclusão

A taxa de detecção de hanseníase apresentou tendência temporal crescente, e a análise espacial permitiu visualizar que a região do município com maior ocorrência da doença se caracteriza por apresentar as maiores desigualdades sociais.

Palavras-chave:
Hanseníase; Epidemiologia; Análise Espacial; Estudos de Séries Temporais; Estudos Ecológicos

Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente - Ministério da Saúde do Brasil SRTVN Quadra 701, Via W5 Norte, Lote D, Edifício P0700, CEP: 70719-040, +55 61 3315-3464, Fax: +55 61 3315-3464 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ress.svs@gmail.com