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A ESCOLA NO “TURBILHÃO DA POLÍTICA”: A INSTRUÇÃO PÚBLICA E O ESTADO NACIONAL NA PROVÍNCIA DO PIAUÍ (1822-1834)

THE SCHOOL IN THE “WHIRLWIND OF POLITICS”: PUBLIC EDUCATION AND THE NATIONAL STATE IN THE PROVINCE OF PIAUÍ (1822-1834)

Resumo

O presente artigo, discute a instrução pública na província do Piauí e sua expansão, adotando como recorte temporal o período entre os anos de 1822, com início do Império brasileiro, e 1834, com o Ato Adicional à Constituição, que pôs fim ao modelo educacional implantado com as Aulas Régias, recorte em que se assistiu a tentativas frustradas de institucionalização de uma educação pública nos primeiros anos do Império. Metodologicamente, trata-se de pesquisa histórica de base bibliográfica que, além da literatura sobre o tema e a legislação vigente no período, apoiou-se na documentação pertencente ao Arquivo Público do Estado do Piauí (Apepi), sobremaneira a documentação expedida pela Presidência da Província e pela Assembleia Provincial, o que permitiu a construção de um diálogo que possibilitou novos olhares a respeito da história da educação no período, bem como a reflexão sobre outras dimensões do tecido social local. De maneira geral, com a pesquisa, verificou-se uma lenta expansão da instrução pública, como consequência do pequeno interesse dos poderes públicos em seu desenvolvimento, resultando em limitados investimentos, aliados a um modelo produtivo que pouco demandava do saber formal em suas práticas cotidianas.

Palavras-chave:
História; educação; instrução pública; escolas; Piauí (séc. XIX)

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