Acessibilidade / Reportar erro

Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

Resumo

Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.

Ludicidade; Concepção; Processos formativos

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br