Acessibilidade / Reportar erro

Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação1 1 - Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Resumo

Este estudo pretende discutir sobre os sentidos e significados das tecnologias na educação, convergindo para novas formas de atuação pedagógica e de reflexão acerca das mudanças provocadas no entendimento dos processos de ensinar e aprender com as interfaces tecnológicas. Com essa intenção, realizamos um mapeamento, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), das teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação de universidades públicas brasileiras no triênio 2012-2014. Para tecer essas tramas, consideramos a produção bibliográfica reconhecida sobre as tecnologias na educação articulada aos debates dos teóricos críticos, numa perspectiva da hermenêutica reconstrutiva. Diante de uma tendência à desfronteirização e à intercambialidade das relações com o mundo, quais estratégias as teses da área da educação justificam para ultrapassar os apelos pelo domínio das habilidades técnicas e fomentar diálogos interculturais e formativos na era das inovações tecnológicas? As ambiguidades encontradas na investigação são fruto dos diversos enfoques acerca das tecnologias e suas linguagens, práticas e políticas, gerando perplexidades e incertezas no trânsito entre virtualidade e realidade pedagógica, e correndo o risco de recair na esterilidade do debate. O mapeamento realizado neste trabalho assume relevância, especialmente, para levar adiante o desafio de entender os sentidos e significados das tecnologias na educação para além da visão descritiva do êxito de algumas práticas.

Tecnologias; Educação; Pesquisas; Interculturalidade

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revedu@usp.br