Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação simplificada do processamento auditivo central em indivíduos com a presença da trissomia 21

RESUMO

Objetivo:

analisar o desempenho de indivíduos com Trissomia 21 (T21) na avaliação simplificada com processamento auditivo central, identificando as habilidades alteradas, e comparar com o resultado obtido no questionário de autopercepção da audição aplicado aos pais.

Métodos:

estudo descritivo, observacional e de caráter quantitativo realizado na Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública. A amostra foi composta por 16 indivíduos com T21, com idade entre 8 e 33 anos. Foram realizados os testes da avaliação simplificada do processamento auditivo central, tais como: localização, memória sequencial verbal e não-verbal de forma diótica. Em seguida, aplicou-se o questionário de Escala de Funcionamento Auditivo (Scale Of Auditory Behaviors-SAB) aos pais/responsáveis dos indivíduos. Para análise estatística descritiva por meio do teste Qui-quadrado, considerando p<0,05.

Resultados:

na avaliação simplificada, 81,3% apresentaram resultados alterados para os testes de memória para sons verbais, 75% alterados para o teste de memória para sons não verbais e 37,5% com alteração para o teste de localização sonora. No questionário Escala de Funcionamento Auditivo, 62,5% das respostas indicaram alteração para o processamento auditivo central (PAC), demonstrando que a escala pode ser útil na identificação de alterações do PAC. Entretanto, não se observou associação significante entre o questionário e os resultados dos testes comportamentais.

Conclusão:

os resultados apontam para alteração das habilidades de memória sequencial verbal e não-verbal na maioria dos indivíduos avaliados. Por sua vez, os resultados da avaliação simplificada indicam necessidade de avaliação do PAC. Sendo assim, considera-se de grande importância a avaliação simplificada para detectar possíveis alterações do processamento auditivo central que podem interferir no aprendizado da comunicação e global dos indivíduos com a presença da trissomia 21.

Descritores:
Percepção Auditiva; Triagem; Síndrome de Down; Audiologia; Audição

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br