Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos fonoaudiológicos de pacientes em cuidados paliativos

RESUMO

Objetivo:

caracterizar aspectos fonoaudiológicos de pacientes atendidos pela equipe de cuidados paliativos em complexo hospitalar.

Métodos:

estudo transversal, observacional, realizado a partir de dados de prontuários de pacientes internados pelo Programa de Cuidados Paliativos de um hospital, no período entre julho e setembro de 2018. Foram coletadas informações da anamnese e avaliações fonoaudiológicas, as quais foram analisadas por medidas de frequência para as variáveis categóricas e medidas de tendência central e dispersão para as variáveis contínuas.

Resultados:

a amostra foi composta por 41 prontuários, referentes a 25 homens e 16 mulheres, com média de idade de 61,2 anos e tempo médio de internação de 20,7 dias. A alimentação oral esteve presente em 73% da amostra. Observou-se que 24% dos pacientes apresentavam linguagem expressiva prejudicada, 56% apresentaram tempos máximos de fonação reduzidos e 34% mobilidade de órgãos fonoarticulatórios alterada. Quanto à deglutição, 22% apresentaram dificuldade em alguma consistência. Dieta para nutrição foi verificada em 74% da amostra e o restante fazia uso de dieta para conforto. Sobre a assistência, 46% da amostra estava em gerenciamento, 7% em terapia, demais sem acompanhamento.

Conclusão:

foram encontradas alterações pertinentes à motricidade orofacial, voz, linguagem e deglutição em pacientes em cuidados paliativos.

Descritores:
Cuidados Paliativos; Reabilitação dos Transtornos da Fala e da Linguagem; Transtornos de Deglutição; Transtornos da Comunicação.

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br