RESUMO
Objetivo:
caracterizar e comparar o desempenho em fluência de leitura de escolares do 5º ano do ensino público e privado.
Métodos:
participaram deste estudo 44 escolares do 5° ano do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idade entre 10 e 11 anos, divididos em Grupo I (GI) 25 do ensino público e Grupo II (GII) 19 do ensino privado. Os escolares foram submetidos à Avaliação do Desempenho em Fluência de Leitura - ADFLU. A análise do desempenho foi realizada pelo número de palavras corretas por minuto, palavras incorretas por minuto, tempo total de leitura e velocidade de leitura. Para a análise dos dados foi utilizado testes estatísticos com valor de p ≤0,05, para a comparação inter e intragrupo.
Resultados:
na análise por grupo, houve diferença significativa para o tempo total de leitura entre os textos em GI e para a velocidade de leitura entre os textos no GII. Na comparação entre os grupos, todas as variáveis apresentaram diferença significativa, com melhor desempenho em GII.
Conclusão:
foi possível caracterizar o desempenho em fluência de leitura dos escolares do 5º ano do ensino público e privado, sendo o desempenho dos escolares da rede privada superior aos escolares da rede pública quando comparados.
Descritores:
Aprendizagem; Leitura; Deficiências da Aprendizagem; Educação